sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EMEIs de Ribeirão Bonito formam mais de 150 crianças

Cerimônia de formatura contou com centenas de pessoas nesta quinta 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Centenas de pessoas, entre elas pais e familiares dos formandos, participaram na noite desta quinta-feira (29) nas dependências da Sociedade de Natação Primavera Clube, no Centro, da cerimônia de formatura de 153 crianças das escolas municipais de educação infantil (EMEIs) “Georgina Emília Signini Gayoso”, “Maria Morganti” e “Prof.ª Lúcia Jair Lucato”. A solenidade contou com a presença de autoridades, como o atual e o futuro prefeitos de Ribeirão Bonito.

A cerimônia começou pouco depois das sete horas da noite. O tema do evento, que chegou a quarta edição este ano, foi “Anos 60”; no ano passado, o tema era “As Nações”. Sidney Nascimento foi quem abriu a solenidade e conduziu a apresentação. Nascimento explicou que é o encerramento da primeira etapa da vida letiva dos estudantes. Destacou a necessidade de formação de cidadãos preocupados com o bem-estar comum e com a coletividade.

Foram convidadas a compor a mesa: o prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga (PPS); o prefeito eleito Wilson Forte Júnior (PMDB); a diretora de Educação Maria Izabel Castro da Silva; a assessora educacional Rita de Cássia Yamaguchi; diretoras das EMEIs; diretoras de escolas de ensino fundamental; o vice-presidente da Câmara José Sebastião Baldan (PMDB); o diretor de Transportes Carlos Henrique Raeli; e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil Adriana Martins.

Para dar início à cerimônia, adentraram ao recinto as três turmas da EMEI “Georgina Gayoso” -- do conjunto habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan” --, duas turmas da EMEI “Maria Morganti” -- do Jardim Centenário -- e três turmas da EMEI “Prof.ª Lúcia Jair Lucato” -- do Centro. Após a execução do Hino Nacional, a aluna Maria Eduarda dos Anjos Costa, da EMEI do Jardim Centenário, comandou o juramento dos formandos. A entrega dos diplomas veio na sequência.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Paulo Veiga parabenizou o Departamento de Educação pelo evento e lembrou que a ideia surgiu quando a pasta era chefiada por Regiane Pagani Serra dos Reis, atual diretora da Escola Municipal “Prof.ª Maria Olympia Ramos Fabri” do conjunto habitacional “Prefeito Emygdio Lucato”. Veiga também ressaltou que está deixando o cargo em um mês, mas disse que a iniciativa deve ser levada adiante pelo seu sucessor Nenê Forte.

Já a diretora Maria Izabel Castro da Silva agradeceu aos pais de alunos pela confiança que depositam nas unidades públicas de ensino e parabenizou as diretoras, coordenadoras e professoras pelo evento. Maria Izabel disse que, para os pais, cada filho é único e que, a cada dia, eles enviam “seu maior tesouro para nós”. Ela ainda reforçou a importância da família na formação das crianças e disse que espera vê-los cidadãos ao concluírem as etapas da vida escolar.

Viagem no tempo – Vestidos a caráter, os formandos se apresentaram ao som de clássicos que embalaram os anos 60. As três turmas da EMEI “Georgina Gayoso” coreografaram os sucessos “Tô Ligado em Você”, “Estúpido Cupido” e “Lacinho Cor de Rosa”, coordenados pelas professoras Aline e Branca, Rose e Rita, respectivamente. “Banho de Lua” e “Biquíni Amarelinho” foram escolhidos pelos estudantes da EMEI “Maria Morganti”, comandados pelas professoras Cecília e Roberta.

As últimas apresentações ficaram por conta da EMEI “Lúcia Jair Lucato” com as músicas “Splish Splash”, ao comando da professora Nil, e “Broto Legal”, com as professoras Marina e Lídia. Ao encerramento da solenidade, todos se deram as mãos para cantar a música “Marcas do que se foi”. A mensagem especial de fim de ano da Educação Infantil 2012 é de que todos se reinventem a cada dia com novas conquistas, aprendendo e ensinando, semeando paz, amor, amizade alegria e felicidade.

Final do Campeonato Municipal de Futebol será às 10h


Palestra e Paulista se enfrentam na decisão neste domingo, no Estádio Tonico Varella 

Celso Luís, de Ribeirão Bonito 

Foto: Arquivo/BMR
A final do Campeonato Municipal de Futebol “Benedito Otávio Mascaro”, entre Palestra e Paulista, está marcada para este domingo (2), às 10h, no Estádio Tonico Varella. A informação foi confirmada nesta semana pela Direção Municipal de Esportes, que precisou adiar o jogo por causa de uma ‘peneira’ feita pela Sociedade Esportiva Matonense no domingo passado.

O novo horário foi adotado em comum acordo com as equipes e visa fazer uma experiência, pois tradicionalmente as finais são disputadas à tarde. Mas a entrada dos torcedores segue gratuita e permitida somente pelo portão principal do estádio, na Rua Dr. Aurélio Neves.

“É um horário melhor, por causa do forte calor da tarde. E todos terão a tarde livre”, disse o Diretor de Esportes, Ricardo Perrone. 

Candidatos ao título 

Os dois times finalistas são de Ribeirão Bonito, embora vários atletas sejam de outras cidades e reforcem os elencos.

O Palestra tem cinco vitórias no torneio e um empate, marcando 18 gols e sofrendo cinco, com 88% de aproveitamento.

O Paulista tem exatamente o mesmo aproveitamento dos pontos e marcou 13 gols e sofreu três. O time busca seu terceiro título em menos de um mês, já que venceu o Torneio Municipal de Futsal, no último dia 9, e o 5º Torneio Intercomitivas, disputado em São Carlos, no dia 25. 

Emoção do rádio 

A Rádio Bom Jesus FM transmitirá a grande decisão do título do Campeonato Municipal de Futebol 2012 ao vivo, em 104,9 MHz e pela internet, a partir das 9h30.

OAB Ribeirão Bonito elege diretoria para o triênio 2013/2015

Antonio Carlos Pasquale Júnior venceu o atual presidente por 2 votos 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Reprodução/BMR
A 216ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Bonito elegeu nesta quinta-feira (29) sua nova diretoria para o triênio de 2013 a 2015. Antonio Carlos Pasquale Júnior [à esquerda] venceu o atual presidente José Affonso Monteiro Celestino [à direita] por apenas dois votos de vantagem. Carlucho, como é conhecido, recebeu 33 votos contra 31 de Celestino, que buscava o quarto mandato consecutivo. Houve ainda um voto nulo e dois em branco.

Os advogados compareceram à votação entre 10h e 18h. A vitória da chapa considerada “renovação” por alguns advogados foi confirmada pouco depois. A nova diretoria é formada pelo presidente Antonio Carlos Pasquale Júnior, pelo vice-presidente Fábio Rohrer Zeraik, pelo secretário geral Emiliano Aurélio Fausti, pela secretária adjunta Tatiana Ianhez Bassi Ortiz e pela tesoureira Cassia Maria dos Santos Prior. De acordo com informações, a posse será no dia 3 de janeiro.

Diretoria Atual – Após nove anos, o presidente da 216ª Subseção da OAB em Ribeirão Bonito, José Affonso Monteiro Celestino, deixará o cargo no dia 31 de dezembro. Além dele, compõem a diretoria atual o vice-presidente Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato, o secretário geral Childer Carlo Candido, a secretária adjunta Tânia Maria Ortiz e a tesoureira Sonia Maria Zeraik.

Diário | Hoje é dia 30/11/2012, Sexta-Feira

  • Dia da Amizade Brasil-Argentina;
  • Dia do Estatuto da Terra;
  • Dia do Teólogo;
  • Dia do Síndico;
  • Dia Nacional do Evangélico.

RELIGIOSOS:
  • Dia de Santo André Apóstolo.

OBSERVAÇÕES:
  • Período zodíaco de: Sagitário - de 22/11 a 21/12.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morre o jornalista Joelmir Beting

Ele tinha mais de 55 anos de carreira e era um multimídia; atuava na TV, rádio, escrevia livros e mantinha um site

Da Redação

Foto: Divulgação/Band
O jornalista Joelmir Betting morreu aos 75 anos / Divulgação/Band
Morreu na madrugada desta quinta-feira, dia 29, o comentarista da Band, Joelmir Beting, aos 75 anos. Ele estava internado desde o dia 22 de outubro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e, no domingo, sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico. 


Palmeirense de coração, Joelmir atuava como comentarista de economia no Jornal da Band e na Rádio Bandeirantes. Ele também era um dos apresentadores do Canal Livre. 

Perfil 
Joelmir José Beting nasceu em Tambaú, interior de São Paulo, em 21 de dezembro de 1936, onde permaneceu até 1955. Neste período, chegou a trabalhar como boia-fria, aos sete anos de idade. Em 1957, Joelmir – encorajado pelo Padre Donizetti Tavares de Lima, a quem se referia como “guru espiritual e profissional” – começou a estudar sociologia na USP (Universidade de São Paulo) para “fazer carreira no jornalismo”.

No jornalismo, iniciou na editoria de esportes, ainda durante a faculdade de sociologia, em 1957. Trabalhou na cobertura de futebol nos jornais “O Esporte” e “Diário Popular” e também na rádio Panamericana, que posteriormente virou Jovem Pan. 

Economia 
Em 1962, sociólogo formado, trocou o jornalismo esportivo pelo econômico. Inicialmente, como redator de estudos de viabilidade econômica para projetos desenvolvidos por uma consultoria de São Paulo.

Quatro anos depois, foi convidado a lançar uma editoria de Automóveis no caderno de classificados da Folha de S.Paulo. Em 1968, Joelmir foi “premiado”, como ele mesmo afirmava, com o cargo de editor de economia da Folha de S.Paulo. Em 7 de janeiro de 1970, lançou sua coluna diária, que foi publicada durante anos por uma centena de jornais brasileiros, com o timbre da Agência Estado.

Em 1991, o profissional iniciou nova fase no jornal “O Estado de S.Paulo”. Em texto publicado por Joelmir em seu site, ele descreveu a coluna como o pau-da-barraca profissional. "Com ela, desbravei o economês, vulgarizei a informação econômica, fui chamado nos meios acadêmicos enciumados de ‘Chacrinha da Economia’, virei patrono e paraninfo de 157 turmas de formandos em Economia, Administração, Engenharia, Agronomia, Direito”. 

Multimídia 
A coluna foi mantida até 30 de janeiro de 2004. No mesmo ano que ela foi lançada, em 1970, Joelmir também começou a passar informações diárias sobre economia nas rádios Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Gazeta. E também na TV Bandeirantes, Gazeta, Record e Globo, a partir de 1985 até julho de 2003.

Em março de 2004 voltou para a TV Bandeirantes, onde permaneceu até hoje como comentarista econômico nas rádios BandNews FM e Rádio Bandeirantes, e também do Jornal da Band, na TV. Também era um dos âncoras do programa de entrevistas Canal Livre.

Joelmir foi um jornalista multimídia. Escreveu os livros "Na Prática a Teoria é Outra" (1973) e "Os Juros Subversivos" (1985) e dezenas de ensaios para revistas semanais. Além disso, o jornalista foi conferencista no Brasil e no exterior. Realizava palestras em empresas, convenções, simpósios, congressos e seminários. Era onde se reencontrava, como ele dizia, com a profissão que pretendia seguir nos tempos da USP: o magistério.

Em seu site, ele se descrevia como uma pessoa que trabalhava e estudava 15 horas por dia, assim como na infância. Joelmir era casado com Lucila, desde 1963, e pai de dois filhos: Gianfranco, publicitário e webmaster, e Mauro, comentarista esportivo de jornal e televisão.

Diário | Hoje é dia 29/11/2012, Quinta-Feira

  • Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.

RELIGIOSOS:
  • Dia de São Saturnino de Toulouse.

OBSERVAÇÕES:
  • Período zodíaco de: Sagitário - de 22/11 a 21/12.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Coral Infantil de Natal se apresentará no dia 24 de dezembro

Primeiro ensaio das crianças está marcado para esta quinta-feira (29) 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Divulgação
A Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, de Ribeirão Bonito, convida a todas as crianças do município para participarem do Coral Infantil de Natal que se apresentará na Missa de Natal no próximo dia 24 de dezembro na Igreja Matriz. O coral terá seu primeiro ensaio no início da noite desta quinta-feira (29), a partir das 18h, na Igreja Matriz. Crianças dos bairros Malvinas e Centenário também poderão participar; haverá ônibus para transportá-las a partir das 17h30.

Paulista é campeão de torneio em São Carlos

Equipe ribeirão-bonitense ainda é finalista do torneio de futebol local

Lucas Castro, Correio D'Oeste

Foto: Divulgação
O Esporte Clube Paulista se tornou campeão invicto do V Campeonato Inter Comitivas de São Carlos. A equipe de Ribeirão Bonito venceu a comitiva Ninguém me conhece nos pênaltis e garantiu mais um título.

O Paulista, equipe comandada pelo Técnico André Mascaro, conseguiu mais um troféu para sua galeria de conquistas, depois de um jogo muito equilibrado. O time liderado pelo jogador Ricardo Perrone chegou a estar perdendo por 3 a 1, mas se recuperou e virou o jogo, nos minutos finais o adversário empatou e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças o Paulista converteu os três pênaltis enquanto Ninguém me conhece apenas 2.

No dia 2 de dezembro o Paulista pode conseguir um feito inédito. O time irá decidir o título do Campeonato Municipal de Futebol "Benedito Otávio Mascaro", contra o Palestra, de São Carlos, no Estádio Tonico Varella, na cidade de Ribeirão Bonito, e caso saia vencedor será campeão de três campeonatos em menos de um mês, os três invictos, já que no último dia 9 a equipe de futsal do Paulista foi campeã do Torneio Municipal de Futsal, realizado no Ginásio "José Blota Júnior", também em Ribeirão Bonito.

V Campeonato Inter Comitivas de São Carlos

Além do Paulista, o Tamos Aí, também representou Ribeirão Bonito na competição e ficou com o terceiro lugar após vencer o time Cheio de mé por 3 tentos a 1.

Texto publicado originalmente no Blog Jornal Correio D'Oeste