quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Plantão | Acusado de matar menina se entrega à polícia

Ele estava em Aroeira, distrito de Mairi (BA) desde a semana passada 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Reprodução/BMR
O homem de 40 anos acusado de violentar e matar a menina Bianca de Lara Rocha, de 14 anos, na semana passada em Campinas se entregou à polícia na tarde desta quinta-feira (31) em Aroeira, distrito de Mairi, a 294 km de Salvador (BA). De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo portal Agmar Rios Notícias, de Mairi, o indivíduo teria dito que se arrependeu do crime e preferiu se entregar. Novas informações sobre o caso no Boletim da Meia-Noite do BMR. 

Missa na Matriz marca um ano da morte de Tonico Galdino

Redator do “Correio D’Oeste” por sete décadas morreu aos 103 anos 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Arquivo/Blog do Ronco
O padre João Francisco Trovilho Morales presidiu na noite desta quarta-feira (30) na Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Ribeirão Bonito, a Missa em Memória de Antonio José Galdino, morto no dia 30 de janeiro de 2012. Tonico Galdino, como era conhecido, tinha 103 anos de idade e foi redator do jornal “Correio D’Oeste” por cerca de 70 anos. Segundo o pároco João Morales, Galdino será lembrado em todas as missas do próximo fim de semana.

Vítima de problemas respiratórios, Tonico faleceu por volta das 11h na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Bonito, onde estava internado desde a noite anterior. O corpo foi velado na Igreja Matriz, onde houve Missa de Corpo Presente presidida pelo monsenhor Fernando Godoy Moreira com auxílio do cônego Bento Brás Belucci, dos padres Ademir Michieletto, Antonio Chizzotti, Ismael Fraga e João Morales, do diácono Danilo Rosa de Moraes e do seminarista Edgar Mascaro.

Suspeito de violentar e matar garota em Campinas teria passado por Ribeirão Bonito antes de fugir para a Bahia

Vítima tinha 14 anos e foi encontrada embaixo da cama do acusado 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Reprodução/TVB
Ribeirão Bonito teria sido escala do principal suspeito de matar uma garota de 14 anos na semana passada em Campinas, a 173 km de distância, antes de seguir para a Bahia. O indivíduo de 40 anos morava nos fundos da casa da vítima, encontrada na quarta-feira (23). De acordo com o delegado responsável pelas investigações, o suspeito teria falado sobre o crime durante sua passagem por Ribeirão Bonito. Há suspeitas de que a vítima tenha sofrido violência sexual.

Segundo informações, a família de Bianca de Lara Rocha era próxima ao acusado, que morava em um cômodo nos fundos da residência da menina. A avó da garota era quem cuidava das contas do indivíduo, que é analfabeto. Na segunda-feira (21), quando familiares informaram o desaparecimento de Bianca à polícia, o acusado pediu à avó da menina que retirasse R$ 600 e também desapareceu. A ligação entre os dois sumiços surgiu após um telefonema de Ribeirão Bonito à família da garota.

De acordo com o tio-avô de Bianca, foi comunicado que um indivíduo com as mesmas características do acusado teria dito em Ribeirão Bonito que estuprou e matou uma menina em Campinas. Com esta informação, familiares de Bianca invadiram o cômodo em que o suspeito dormia e encontraram o corpo da garota embaixo da cama do acusado. “Há indícios de que sim, mas só o laudo pericial que vai me dizer efetivamente se houve ou não relação sexual antes da morte dela”, afirma o delegado Rui Pegollo. O laudo deve sair em dez dias.

Ainda segundo o delegado, a vítima foi encontrada de bruços e vestindo apenas uma camiseta. Pelos indícios, ela foi morta foi asfixia com um pedaço de pano. “Para a Polícia Civil, o importante é coletar as primeiras informações, aguardar os resultados das perícias que estão sendo feitas agora, tão logo a gente identifique que ele foi o autor, nós pleitearemos a prisão dele e iremos atrás dele” segue o delegado. O acusado, que é natural de Mairi (BA), teria fugido para seu estado natal. 

(*) Com informações da TVB Campinas

Diário | Hoje é dia 31/01/2013, Quinta-Feira

Dia da Solidariedade;
Dia do Engenheiro Ambiental;
Dia Mundial do Mágico.
 
RELIGIOSOS:
Dia de São João Bosco.
 
PERÍODO ZODÍACO DE: AQUÁRIO (21/01 - 19/02).

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PSF ‘Anita Bove’ promove campanha de prevenção à DST’s

Painel mostra os sintomas das principais doenças transmitidas por sexo 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
A aproximação do Carnaval 2013 motivou a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) “Anita Bove”, no conjunto habitacional “Prefeito Emygdio Lucato”, a desenvolver mais uma campanha de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) em Ribeirão Bonito. Além de levar mais informações aos usuários sobre as consequências do sexo sem proteção, as agentes distribuem preservativos, o que deve ser intensificado.

Logo na entrada da unidade, um painel chama a atenção das pessoas. Nele estão as principais doenças, como Herpes, Sífilis, Hepatite, HPV, Gonorreia e HIV; seus sintomas e as imagens de como podem ficar os órgãos genitais dos portadores destas DST’s. “A intenção é chocar mesmo”, afirma uma das agentes. O mural “DST: Conhecer para se proteger” é o principal indicador da campanha e as imagens são divulgadas através de folhetos entregues durante visitas a residências.

De acordo com a equipe do PSF, a campanha é uma iniciativa da unidade “Anita Bove” e não conta com incentivos. Mesmo assim, as agentes passaram a visitar cerca de cem famílias até mesmo durante a noite para conscientizar os moradores. Em uma das visitas, conta uma agente, um homem descobriu que havia sido contaminado por uma DST e passou a ser tratado. Ele afirmou que não sabia que portava a doença e começou a questionar as agentes sobre os sintomas.

Segundo Luciana, o fato de os sintomas serem latentes, o que faz com que os portadores deixem de procurar auxílio médico, e a vergonha das pessoas, que preferem arriscar em vez de buscar preservativos gratuitos nas unidades de saúde, são fatores determinantes para a dificuldade na detecção da maioria das DST’s. Visando esta timidez, as agentes intensificarão a campanha nos próximos dias com a distribuição de preservativos no Centro e no bairro.

Programa de Saúde da Família – A unidade “Anita Bove” existe há cerca de oito anos e sua equipe é formada pelo médico Afonso Blumbiff, pela enfermeira Luciana Celestino, pelas técnicas Lucimara e Nereide, pelo dentista Luiz Henrique Carmezini, pela auxiliar Silvana, pela farmacêutica Adriana e pelas agentes Cássia, Cristiane, Kátia, Luciana, Marielly e Sandra, além da recepcionista Fernanda. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Ribeirão-bonitense é preso por assalto em São Carlos

Segundo a PM, indivíduo resistiu à prisão e tentou agredir os policiais 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Marcos Rogério/SCA
Um ribeirão-bonitense de 34 anos foi preso pela Força Tática na madrugada de terça-feira (29) sob a acusação de assalto a um posto de combustíveis no Jardim Tangará, em São Carlos. Sem saída, ele tentou agredir policiais e resistiu à prisão. Com ele, foram encontrados uma touca, R$ 169,00 e um aparelho celular. O acusado foi reconhecido pela vítima no Plantão Policial e acabou autuado em flagrante. Segundo informações, ele havia deixado a prisão há seis meses. 

(*) Com informações do São Carlos Agora

Diário | Hoje é dia 30/01/2013, Quarta-Feira

Dia da Não Violência;
Dia da Saudade;
Dia do Portuário;
Dia Nacional dos Quadrinhos.

RELIGIOSOS:
Dia de Santa Jacinta de Mariscotti.

PERÍODO ZODÍACO DE: AQUÁRIO (21/01 - 19/02).

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Banda comprou sinalizador externo por ser mais barato, diz delegado

Sinalizadores da banda que tocava na festa seriam o motivo do incêndio na casa noturna

Daniel Favero, de Santa Maria

Com base nas provas testemunhais, a polícia informou no começo da noite desta terça-feira que a banda que tocou na noite do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), admitiu que comprou sinalizadores, chamados sputnik, de uso externo para uso dentro da casa noturna porque eram mais baratos. O artefato é considerado a possível causa do incêndio que matou mais de 230 pessoas no último domingo. [+] Terra

Diário | Hoje é dia 29/01/2013, Terça-Feira

Dia Internacional do Hanseniano.

RELIGIOSOS:
Dia de Santo Valério de Trevini;
Dia de São Gildas.

PERÍODO ZODÍACO DE: AQUÁRIO (21/01 - 19/02)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Obituário | Ribeirão Bonito: Antonio Pino

Nota de Falecimento:

É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido neste sábado (26) em Ribeirão Bonito - do senhor ANTONIO PINO, aos 80 anos de idade. Casado com a senhora Geny Silva Pino, deixou uma filha e quatro netos. Seu corpo foi velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e o sepultamento ocorreu no sábado (26), por volta das 16 horas, seguindo direto para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Diário | Hoje é dia 28/01/2013, Segunda-Feira

Dia do Comércio Exterior;
Dia do Portuário.

RELIGIOSOS:
Dia de Santo Tomás D'Aquino.

PERÍODO ZODÍACO DE: AQUÁRIO (21/01 - 19/02).

domingo, 27 de janeiro de 2013

Corpo é encontrado em terreno do Jardim Centenário

Sem sinais de violência, a causa da morte foi atestada como natural 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Lucas Castro/RB na Rede
O corpo de um homem de 49 anos foi encontrado na tarde deste domingo (27) no Jardim Centenário, em Ribeirão Bonito. De acordo com a Polícia Militar, a vítima era alcoólatra e vivia como pedinte nas ruas da cidade. Sem indícios de violência, o corpo foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal onde a causa da morte foi atestada como natural. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), mas não houve a necessidade de perícia no local. O sepultamento ocorreu no início da noite. 

(*) Com informações do Portal RB na Rede

Diário | Hoje é dia 27/01/2013, Domingo

Dia do Orador;
Dia Internacional de Recordação do Holocausto;
Dia Mundial da Lepra;
Dia Mundial do Índigo.

RELIGIOSOS:
Dia de Santa Ângela de Mérici.

PERÍODO ZODÍACO DE: AQUÁRIO (21/01 - 19/02).

sábado, 26 de janeiro de 2013

Moradores protestam contra transferência de dentista

Usuários do PSF do Jardim Centenário mobilizaram um abaixo-assinado 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Lucas Castro/RB na Rede
A transferência de um dentista para a unidade do Programa de Saúde da Família “Anita Bove”, no conjunto habitacional “Prefeito Emygdio Lucato”, provocou protesto de moradores do Jardim Centenário esta semana. Segundo reportagem publicada pelo Portal RB na Rede, usuários do PSF “Luiz Carlos Monteiro Novo” recolheram assinaturas em documento encaminhado à Prefeitura de Ribeirão Bonito. A transferência está prevista para a próxima segunda-feira (28). 

(*) Com informações do Portal RB na Rede