terça-feira, 30 de junho de 2015

Prefeitura anuncia mudanças de trânsito na Região Central

Medidas foram discutidas por meses entre autoridades e comerciantes 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Celso Luís Gallo/Colaboração
A partir do próximo dia 9 de julho, o trânsito na Região Central de Ribeirão Bonito sofrerá mudanças. Desde a semana passada, faixas e placas de sinalização instaladas em três vias públicas do Centro indicam os novos fluxos. Segundo a Prefeitura Municipal, parte das ruas São Paulo, Jornalista Sebastião Macedo e Dr. Pirajá da Silva terão sentido único. De acordo com a administração, as novas mudanças têm o objetivo de facilitar o fluxo em torno da Praça Nove de Julho.

De acordo com o Executivo, a partir do dia 9, a Rua São Paulo terá sentido único a partir da Rua Sete de Setembro até a Rua Dr. Pirajá da Silva, trecho em que será permitido apenas o tráfego em descida, rumo à Avenida da Saudade. A Rua Dr. Pirajá da Silva, entre as ruas São Paulo e Jornalista Sebastião Macedo, terá sentido único rumo à Rua Jornalista, que por sua vez terá mão-única a partir deste ponto até a Rua Sete de Setembro, em subida, no sentido do Jardim Morumbi.

Nesta terça-feira (30), funcionários da Prefeitura seguem a instalação de novas placas de sinalização nas esquinas, mas é certo que os motoristas terão dificuldades para se acostumarem com os novos sentidos de tráfego. As mudanças foram discutidas entre autoridades, comerciantes e moradores por alguns meses e entrarão em vigor na data de reinauguração da Praça Nove de Julho, quando também se comemora a memória da Revolução Constitucionalista de 1932.

Divulgados os classificados à segunda etapa de seletivo

Processo seletivo da entidade visa enfermeiro e técnico de enfermagem 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo/BMR
Foi divulgada na manhã desta terça-feira (30) a lista com os candidatos classificados à segunda fase do processo seletivo promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Bonito referente ao edital 01/2015. O processo tem por objetivo contratar profissionais de enfermagem e técnico em enfermagem para atuarem na entidade e nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do município. Clique para conferir os classificados: enfermagem e técnico em enfermagem.

Obituário | Ribeirão Bonito: João Batista dos Santos

Nota de Falecimento:

É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido nesta segunda-feira (29) em Américo Brasiliense - do senhor JOÃO BATISTA DOS SANTOS, mais conhecido por JOÃO PRIOR, aos 80 anos de idade. Viúvo de Santina Balan dos Santos, deixa quatro filhos. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e o sepultamento está previsto para esta terça-feira (30), a partir das 14h30, passando pela Igreja Matriz e seguindo para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Diário | Hoje é dia 30/06/2015, Terça-Feira

► Dia do Biotecnologista;
► Dia do Caminhoneiro;
► Dia do Economista.

RELIGIOSOS:
Dia de São Marçal;
► Dia dos Primeiros Santos Mártires.

PERÍODO ZODÍACO DE: CÂNCER (21/06 - 21/07). 

Mostra fotográfica resgata a história de Ribeirão Bonito

Exposição foi aberta nesta segunda-feira no saguão do Paço Municipal 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (29), no saguão do Paço Municipal, uma mostra fotográfica realizada pelo projeto de extensão universitária “Desenvolvimento Local: Gestão Pública e Inclusão” da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Bonito. A exposição “Identidade & Memória: Imagens para registrar o cotidiano, a história e a cultura de Ribeirão Bonito” segue aberta até o dia 26 de julho, das 9h às 16h.

Coordenada pela professora doutora Vera Alves Cepêda, pelo doutorando Felipe Fontana e pelo mestrando Thiago Pereira da Silva Mazucato, a ação cultural buscou capturar a identidade e a memória da comunidade para atingir, observar e apreender importantes aspectos da cultura local. “Nesse sentido, esta atividade teve a intenção de dar visibilidade às percepções identitárias dos sujeitos que fazem a história dessa cidade”, destacam os coordenadores do projeto.

Promover o acesso à cultura em seu amplo significado e o conato entre os moradores e as diversas dimensões de identidade na memória social também foram almejados pela mostra. “Nesta ação, buscou-se promover o registro da identidade e da memória social do município de Ribeirão Bonito através de imagens e por meio da construção de uma exposição fotográfica que, certamente, só se edificou graças à participação da comunidade local que forneceu os registros históricos necessários para a constituição de um acervo fotográfico inédito”, ressaltam.

A fotografia, por sua característica dinâmica e popular, foi usada como mecanismo de captura dos aspectos identitários da cidade e possibilita o contato e a participação entre os atores locais e esta atividade. O projeto contou com o apoio da Escola Municipal “Coronel Pinto Ferraz” e da Prefeitura de Ribeirão Bonito por meio dos Departamentos Municipais de Educação e de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo. “Venham prestigiar nossa exposição”, convidam os coordenadores.

Projeto – O projeto “Governança e Desenvolvimento Local: Novas Ferramentas de Gestão Pública para Inclusão, Inovação e Cidadania” é veiculado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT-MEC 2014) e alocado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar).

Campanha de moradores arrecada doações à Santa Casa

Iniciativa partiu de um grupo de populares e arrecadou roupas de cama 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo/BMR
Cientes da necessidade da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Bonito, um grupo de moradores se sensibilizou e promoveu uma campanha para arrecadar recursos e adquirir roupas de cama para a entidade. Além de doações em dinheiro, o grupo também contou com a doação de trabalho de costura para a confecção de lençóis, fronhas, cobertores e até uma cortina. Ao todo, de acordo com uma das voluntárias da iniciativa, foram produzidas e doadas 114 peças.

A campanha foi promovida pelas irmãs Inês e Terezinha Camilo, pelo casal Maria de Lourdes Gatti e Luiz Piranzo, e pela ex-primeira-dama Maria José Gobato Veiga. Eles contaram com a solidariedade de Alberto Vicente Rezegue, da Fazenda Bom Jardim, e das costureiras Ademarice Locatelli, Conceição Sanches, Leonice Locatelli Lazaretti, Lucia Rios Martines, Lucimara Torrezan Caron e Zenaide Costa, além de Dona Irene da Casa de Costura. “Agradecemos a todos que contribuíram com dinheiro e também as pessoas que nos ajudaram com seus trabalhos”, disse Terezinha.

Segundo ela, a arrecadação proporcionou a confecção de 114 peças, sendo 39 lençóis de cima, 26 lençóis de elástico e quatro lençóis de berço, 24 fronhas e 21 cobertores de microfibra, além de uma cortina para a capela que fica dentro da Santa Casa. As doações foram entregues à entidade. “Contamos com vocês da próxima vez”, disse Terezinha em nota na rede social Facebook. “Deus abençoe a todos que colaboraram com a gente, pois a caridade é o maior ato de amor”, conclui.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Padre é assaltado na Casa Paroquial em Ribeirão Bonito

Religioso foi rendido por trio armado e teve dinheiro e roupas levados 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo/BMR
O padre da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Ribeirão Bonito, João Francisco Trovilho Morales, foi assaltado na noite deste domingo (28) na Casa Paroquial, que fica no Centro da cidade. O religioso, que havia acabado de celebrar uma Missa na Igreja Matriz, estava acompanhado de um assistente quando foi rendido por três homens armados, que levaram dinheiro e roupas do sacerdote. Segundo a Polícia Militar, não há informações sobre os suspeitos.

A ação ocorreu por volta das 21h, pouco depois da celebração. O presbítero e o funcionário foram surpreendidos ao chegarem à Casa Paroquial, na Rua Jornalista Sebastião Macedo, por um trio encapuzado. Em relato à polícia, o padre disse que os criminosos portavam uma pistola e uma arma longa. Eles entraram na residência, roubaram R$ 100 que estavam na carteira do padre e outros R$ 200 que estavam no quarto, além de roupas do religioso, e empreenderam fuga.

De acordo com a polícia, o padre ainda teria dito que havia mais dinheiro na igreja, mas o trio se recusou a buscar. O caso foi registrado e polícia segue sem pistas dos assaltantes. Este é o segundo caso registrado na cidade em menos de 20 dias. Na noite do último dia 12, dois bandidos armados invadiram outra residência no Centro de Ribeirão Bonito e fizeram pai e filho reféns por cerca de duas horas. Na fuga, além de dinheiro e pertences, os ladrões levaram o carro da família.