Brasil: Neste Dia Nacional do Doador de Sangue (25), Inca conta com solidariedade da população - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Brasil: Neste Dia Nacional do Doador de Sangue (25), Inca conta com solidariedade da população

Instituto atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês

UOL
 
Na semana em que se celebra Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), o Inca (Instituto Nacional de Câncer) conta com solidariedade para abastecer o estoque que atende pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Como os pacientes realizam cirurgias, tratamento quimioterápico e radioterápico, além de transplantes de medula óssea regularmente são necessárias transfusões de sangue frequentes.
 
A instituição atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês em suas cinco unidades, realizando, aproximadamente, 700 cirurgias. Neste momento, há necessidade especial de plaquetas, indispensáveis à coagulação sanguínea.
 
O Banco de Sangue do Inca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Rio de Janeiro. Para a doação de plaquetas, é necessário marcar horário nos telefones: (xx) (21) 2506-6021 e 2506-6580. 

Doar sangue é seguro
 
Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. Para a doação, a pessoa não deve vir em jejum, mas deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sou doadora, mas gostaria de saber se o sangue é doado. Porque a maternidade de São Carlos cobra 280,00 uma bolsa de sangue para quem precisa receber sangue?Dá para explicar isto, eu achei o cúmulo; recebem de graça e cobram.A preocupação é principalmente com a pessoa que não tem condições de pagar, será que morre e eles não colocam o sangue?Indignada.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora