Internacional: Presidente de Burkina Fasso é reeleito com 80,21 % dos votos - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Internacional: Presidente de Burkina Fasso é reeleito com 80,21 % dos votos

Eleições foram realizadas no último domingo, dia 21

EFE
 
O presidente de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, venceu as eleições realizadas no país no último dia 21, informou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
 
Compaoré obteve 80,21% dos votos, seguido de Hama Arba Diallo, que recebeu 8,18%, e Stanislas Benewinde Sankara, que ficou com 6,34%, segundo a CENI, que não especificou a percentagem de participação dos 3.239.852 eleitores registrados, um número muito baixo para em um país com 16,300 milhões de habitantes.
 
O presidente reeleito, de 59 anos, é um antigo capitão do Exército que chegou ao poder em um sangrento golpe de estado em 1987 e implantou um sistema pluripartidário com uma nova Constituição.
 
Em 1991, deixou o Exército e, como civil, ganhou as eleições desse ano e foi reeleito em 1998 e 2005.
 
Horas antes do anúncio dos resultados, o Tribunal Administrativo de Ouagadougou declarou ilegais as credenciais de votação utilizadas para as eleições presidenciais, mas sem efeito imediato sobre o pleito, informou à Agência Efe o juiz encarregado do caso.
 
"As credenciais não estão adequadas de acordo com o Código Eleitoral, o que significa que as pessoas votaram com cartões ilegais", assinalou o juiz Rene Bagoro, presidente do Tribunal.
 
No entanto, Bagoro informou que a sentença "não tem consequências imediatas sobre as eleições".
 
Quatro partidos opositores apresentaram, após o pleito, uma denúncia contra a CENI por ter incluído apenas o ano de nascimento da pessoa nos cartões, sem o dia nem o lugar, o que, afirmaram, pode favorecer uma fraude.

2 comentários:

Anônimo disse...

О! 这是非常有趣的阅读。我要注明你在我的博客文章。它可以吗?而你等一个Twitter帐号?

Anônimo disse...

Yo sólo quería hacer una observación rápida de decir que me alegro de haber encontrado tu blog. Gracias

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora