Região: Analisador de alimentos da Embrapa será comercializado pela iniciativa privada - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Região: Analisador de alimentos da Embrapa será comercializado pela iniciativa privada

Anúncio foi feito em solenidade de posse do novo chefe na quinta-feira

São Carlos Dia e Noite
 
Foto: Divulgação
O Analisador de Alimentos e Café, tecnologia desenvolvida na Embrapa, será transferido para a produção e comercialização pela iniciativa privada.
 
O anúncio aconteceu na solenidade de posse do novo chefe geral da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, que aconteceu na quinta-feira (25).
 
O equipamento será licenciado a Quimis Aparelhos Científicos, de Diadema, região metropolitana de São Paulo, que vai explorar a patente por 10 anos.
 
Em 25 anos, a Embrapa Instrumentação já disponibilizou 41 tecnologias para a sociedade, gerando emprego e renda, na cidade e no campo.
 
O Analisador de Alimentos e Café (Alic-C) é um equipamento que pode detectar o teor de impurezas no pó de café, torrado e moído, em segundos, indicando, assim, fraudes e adulterações.
 
O princípio de funcionamento é baseado na emissão de ondas térmicas, que detecta a presença de matérias estranhas.
 
De acordo com o pesquisador Washington Luiz de Barros Melo, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, as técnicas atualmente utilizadas para detecção de fraude em café em pó são morosas, porque precisam de tratamento prévio da amostra, são destrutivas, empregam substância química nociva e apresentam alta subjetividade.
 
“O sistema desenvolvido pela Embrapa Instrumentação é de fácil manejo, não é destrutivo, não necessita de tratamento químico da amostra, proporcionando um trabalho rápido, confiável e limpo”, assegura o inventor.
 
Segundo ele, a adulteração do café torrado e moído é prática que ocorre desde a década de 70. “O Ali-C possibilitará um maior avanço na fiscalização do produto devido a rapidez no processo de análise comparativamente a outras metodologias”, conclui.
 
Para o chefe geral, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, a transferência do Analisador de Alimentos e Café representa o esforço que a Embrapa Instrumentação tem feito no processo de transferência de tecnologia, para que as pesquisas se transformem em produtos e a sociedade tenha acesso.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora