Prefeitura entrega 1ª etapa de obras na Praça Nove de Julho - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitura entrega 1ª etapa de obras na Praça Nove de Julho

Evento de reinauguração foi marcado por homenagens e lembranças 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
O que era para ser um ato cívico tornou-se um bate-papo descontraído e de imenso valor histórico na tarde da última quinta-feira (9) no Centro de Ribeirão Bonito. A cerimônia de reinauguração da Praça Nove de Julho, promovida pela Prefeitura, contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre elas moradores e autoridades. De acordo com o prefeito Wilson Forte Junior (PMDB), a administração está em busca de recursos para a segunda etapa da reforma.

A cerimônia teve início com cerca de meia-hora de atraso. Conduzida pela diretora do Departamento Municipal de Educação Maria Terezinha Sartorelli Manieri, a solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional e a apresentação de um histórico sobre a praça. De acordo com a Prefeitura, há muito pouco registro histórico documentado sobre o local, inaugurado em agosto de 1903. Algumas das informações foram obtidas por meio do Almanaque de Ribeirão Bonito, lançado em 1907.

Na sequência, o padre João Francisco Trovilho Morales, auxiliado por autoridades do município, fez uma oração de bênção ao novo espaço e aos presentes, e quatro alunos da rede pública de ensino apresentaram trabalhos em homenagem à Praça Nove de Julho. O Coral Encontro de Amigos, do distrito de Guarapiranga, também se apresentou, mas um dos momentos mais marcantes foi quando Penha Magalhães Fraga declamou um poema de sua autoria sobre seu convívio no local.

“A Praça é do povo. E pensando nisso tentamos propiciar um ambiente agradável onde as pessoas possam se encontrar para uma caminhada, sentar-se no banco para uma reflexão ou simplesmente ocupar seu lugar num ambiente agradável, em harmonia com a natureza, seus melhores pensamentos, suas melhores lembranças”, disse o prefeito Nenê Forte, que agradeceu à esposa Heloísa pelo empenho, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) pelos recursos e à Câmara.

Segundo o prefeito, a Prefeitura devolve a Praça à população após a primeira etapa de reformas. As obras foram iniciadas em junho do ano passado e receberam um investimento de aproximadamente R$ 274 mil, sendo R$ 200 mil destinados pelo Governo do Estado a pedido do deputado estadual à época – atual deputado federal – Baleia Rossi (PMDB). Ainda segundo Nenê, a Prefeitura está em busca de recursos para a execução da segunda etapa de melhorias no espaço público.

Para o descerramento da placa de reinauguração, o chefe do Executivo convidou antigas moradoras que, há anos, vivem nas imediações do jardim, entre elas a neta dos fundadores de Ribeirão Bonito Marilda Costa Raele. Entre as autoridades presentes, além de diretores de pastas do Executivo, marcaram presença quatro vereadores, entre eles o presidente da Casa Marcelo Antonio Lollato (PMDB), e o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão Paulo Roberto Nucci Junior.

Banheiro público – Desde 2008, quando o banheiro público da Praça Nove de Julho foi demolido, uma das maiores reivindicações da população é a reconstrução do mesmo. Devido à falta da estrutura, a Prefeitura providenciou banheiros químicos para a cerimônia de reinauguração, o que tem se repetido em eventos públicos no local. Segundo a Prefeitura, a instalação dos banheiros está na próxima fase de melhorias da praça, que ainda necessita de recursos.

Imprevisto – Para a reinauguração da Praça Nove de Julho, a Prefeitura de Ribeirão Bonito havia programado um show com o cantor sertanejo Mazinho Quevedo, que se apresentaria no local a partir das 20 horas. No entanto, durante uma reunião no Paço Municipal na quarta-feira (7), o prefeito Nenê Forte recebeu uma ligação do próprio cantor que preferiu adiar a apresentação devido à previsão e chuvas para o município na quinta-feira (9). Uma nova data deve ser agendada.

Mudanças de trânsito – Começaram a valer na quinta-feira (9) as novas regras de trânsito na Região Central de Ribeirão Bonito. O tráfego de veículos nas ruas São Paulo, Dr. Pirajá da Silva e Jornalista Sebastião Macedo sofreu alterações, de acordo com a Prefeitura, “em conformidade com a opinião de comerciantes e moradores”. Segundo o prefeito Nenê Forte, a implantação de sentido obrigatório em três trechos foi acordada “com a intenção de melhorar o fluxo de pedestres e carros”.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora