sábado, 31 de outubro de 2009

A celebração do Halloween, o Dia das Bruxas

Tradição teve início na Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C

Marcel Rofeal*, da Redação

Fotos: Reprodução/Internet
O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações). 

HISTÓRIA - A origem do halloween remonta à tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C, embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

A celebração do Halloween tem duas origem que no transcurso da História foram se misturando: 

Origem Pagã - tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 a.C) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram procedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. 

Origem Católica - desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Para Bonifácio IV (+ 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III (+741) mudou a data para 1° de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

(*) Com informações do Wikipédia

Momento Marcel Rofeal: Educação

No Brasil, esta é mais um setor à beira da falência

Marcel Rofeal, da Redação

É uma vergonha a situação em que vivemos no país, mais um sistema à beira da falência, ou senão, já falido. A educação no contexto geral é aquilo que move toda a estrutura de um cidadão, muito ao contrário do que se aprende indo às unidades de ensino do país.

A diferença entre os Ensinos Fundamental e Médio com o Ensino Superior é uma coisa que não tem cabimento. Porque todo o sistema educacional não pode ser igualado, uma vez que no Ensino Superior (Faculdades e Universidades) é oferecido o chamado Ensino à Distância?

Cito o meu próprio exemplo como referência na educação. Indo para a escola, coisa que já não faço há um certo tempo, cheguei a passar mal devido as péssimas condições do interior da unidade em que me encontrava. O corpo docente é prova da realidade da educação, ou melhor, falta de educação que se encontra o corpo discente, os alunos.

Sou adepto do chamado "Exercícios Domiciliares", em que apresentei laudo médico à Diretoria Regional de Ensino que me enquadrou nesse sistema, assim recebo trabalhos para nota em minha própria casa. Mas o motivo pelo qual eu entrei nesse sistema é desconhecido por muita gente, e muitos ainda me criticam por estar adepto a ele.

De acordo com um laudo apresentado pela minha terapeuta, eu apresento um quadro de Transtorno Fóbico Ansioso, o que é isso? Esse transtorno é referente a uma fobia gerada pela ansiedade que causa, entre outras coisas, um transtorno muito doloroso a quem passa por isso, assim como fobias de ambientes fechados e com aglomerações, que é justamente o que tenho.

Mas se tem esse transtorno porque frequenta bailes e tudo mais? Isso vem fazendo parte de meu processo de reabilitação em sociedade, outra grande dificuldade minha. Como um jornalista pretende seguir carreira se não consegue viver em sociedade?

Também há a questão: Como um jornalista pretende seguir carreira sem estudo? Pois bem, esse é um fato que vejo como injustiça em nosso país. A capacidade da pessoa deveria valer muito mais do que a frequência na unidade escolar, uma vez que as escolas servem muito mais como ponto de aprendizagem ao crime do que outra coisa.

Vou dar um rápido exemplo a vocês do que acontecia na Escola Estadual Dr. Pirajá da Silva, em Ribeirão Bonito, pouco antes desse transtorno me prejudicar por completo. Durante o intervalo, também conhecido entre os mais novos por recreio, alguns marginais que ali estudam jogavam bexigas d'água nos outros alunos, soltavam bombas dentro dos banheiros e faziam, com o perdão da palavra, a maior zona lá dentro.

Mas Marcel, isso é normal em todas as escolas! Eu não vejo assim. Sou totalmente contrário a esse tipo de ato de vandalismo em uma unidade de "formação" para uma nova geração. Outra coisa, dentro da sala de aula é lugar de silêncio e muita atenção, não de jogar as famosas bolinhas de papel, os aviõezinhos, jogar giz nos colegas, borrachas, ofender professores, urinar em cesto de lixos, enfim, sala de aula é lugar de respeito para com professores e colegas, é lugar de sentar nas cadeiras e não em cima das mesas.

Essas cenas que vemos na realidade de nossa sociedade é o que agravou a minha situação. No último domingo mesmo (25) estive comentando com algumas professoras que meu convívio social melhorou bastante, mas é só chegar nas imediações da escola me bate um sentimento de angústia e desespero, e isso não é proposital! Não gosto nem um pouco de sofrer, muito pelo contrário, não sou masoquista, não sinto prazer com o sofrimento.

O que me deixa até revoltado foi um fato que ocorreu comigo há algum tempo e vem ocorrendo no que diz respeito à escola. Não se pode obrigar uma pessoa a prejudicar a própria saúde pelo simples fato de que a mesma deva ir a um local onde não se sente bem para garantir um futuro. Como essa pessoa pode garantir um futuro se corre o risco de morte, na pior das hipóteses, frequentando um local em que não se sente bem, onde convive com marginais, onde chega a passar muito mal e quase ter um ataque?

As pessoas devem ver tudo de dois ângulos e raciocinar sempre: se está acontecendo deve ter algum motivo? O que vale muito mais na pessoa é o seu caráter, sua educação adquirida no berço através dos pais. Muita coisa do que se aprende na escola nunca será usado, esse é outro ponto em que a educação deve ser mudada.

Porque as escolas não ensinam a verdadeira educação, como moral, ética, convívio em sociedade, exercício de cidadania... São raros os professores que insistem nisso dentro das salas de aula, e isso eu posso citar um exemplo que é o do professor Beto Piccolo, não só de Arte como é um verdadeiro formador de cidadãos.

Ele, representando outros, não ensinam somente a sua formação, no caso dele Artes, mas sim como os alunos irão conviver no mundo 'lá fora', como eles devem se comportar, quais são seus direitos e deveres e, o principal, as obrigações dos alunos. Ah se todos fosse assim, ah se as escolas ensinassem somente isso, os deveres e obrigações dos alunos. Como seria tudo tão bom se houvesse o mínimo de respeito entre um aluno para com o professor, e vice-versa, ou entre os alunos...

Não tenho pretensões de, tão cedo, retornar ao verdadeiro 'lixo' que é o sistema educacional brasileiro, onde gestores de escolas estão jogando apostilas 'educacionais' em caçambas de lixo, apostilas essas que afirmam que o Pau-Brasil era uma árvore abrangente em todo o território nacional. Isso é uma vergonha, apostilas que ensinam absurdos como, por exemplo, a existência de dois países chamados Uruguai na América do Sul.

Mais uma vez a cultura nacional precisa mudar completamente. Até mesmo pessoas 'doentes' que agendaram consultas em postos de saúde de Ribeirão Bonito simplesmente faltaram. Foram 59% de faltosos somente na unidade Anita Bove no bairro das Malvinas, segundo apresentou o Dr. Marcos Fujihara em Audiência Pública na última quinta-feira (29).

Estamos chegando ao fim de mais um ano letivo, pois já inicia-se o mês de novembro. Será que teremos algumas mudanças nas atividades letivas do ano que vem? Torçamos para que o mínimo de melhora seja feita para o bem de nós todos.

Hoje é dia 31 de outubro, sábado

O dia 31 de outubro é o 304° dia do ano. Na série Harry Potter, da autora britânica J. K. Rowling, nesta mesma data em 1981 morreu o casal Lilian e James Potter, pais do personagem principal Harry Potter.

Hoje comemora-se:
Dia das Bruxas;
Dia do Saci;
Dia Mundial do Comissário de Bordo;
Dia Mundial da Poupança.

Faltam 61 dias para acabar o ano.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Amarribo divulga cronograma do projeto do Centro Cultural

De manhã, cartaz foi fixado na fachada do prédio cobrando reforma

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Marcel Rofeal/BP
A organização não governamental Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), através do Blog do Ronco, divulgou há pouco o cronograma do projeto de reconstrução do Centro Cultural de Ribeirão Bonito, no Centro da cidade. O pronunciamento da entidade é uma resposta ao cartaz fixado na fachada do prédio que abrigou o antigo Cine Piratininga até meados da década de 1970 na manhã desta sexta-feira (30). A previsão é de conclusão das obras em julho de 2012.

Segundo o documento apresentado, o prédio foi concedido à Amarribo por 30 anos no dia 4 de abril de 2006. Em setembro do mesmo ano, houve investimento de R$ 5 mil na eliminação de risco após o desabamento do telhado. No dia 31 de março de 2007 foram instalados tapumes no prédio e três meses depois a entidade passou a buscar planta de elevações. Em agosto, foi concluído o projeto elaborado e doado por Edson Hiroyama e Roberto Torrezan.

Também em setembro de 2007, a Amarribo passou a conversar com especialistas e a pesquisar a Lei Rouanet. Em janeiro de 2008, os documentos foram juntados para o ingresso do trâmite do projeto no Ministério da Cultura. Dois meses depois, uma conta corrente foi aberta no Banco do Brasil para gerenciar o projeto, apresentado para a Prefeitura de Ribeirão Bonito, de forma transparente. Em junho, o Executivo e a Amarribo vão a Brasília entender o fluxo do projeto no MinC.

Em novembro, a prefeitura informa possibilidade de verbas públicas receberem projetos. A Amarribo pesquisou financiamento pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos – e obteve informação com escritório de arquitetura que, para a peça orçamentária em cima do projeto arquitetônico, teria custo de R$ 40 mil, o que inviabilizaria a realização pela Lei Rouanet. Em nova solicitação, o projeto orçamentário foi doado por Roberto Torrezan e chegou a R$ 2,5 milhões.

No dia 8 de janeiro de 2009, o projeto pela Lei Rouanet foi escrito a várias mãos para ser entregue em Brasília, Jorge Sanchez e Lizete Verillo o apresentaram ao prefeito Paulo Veiga. Dias depois, o projeto foi reescrito em novo formato e entregue à avaliação do Ministério da Cultura. O projeto foi protocolado no MinC pelo prefeito no dia 10 de fevereiro, quando a pasta informou que o sistema prevê a inscrição pela internet – o projeto foi cadastrado no sistema.

Devido à desconfiguração de caracteres, o Ministério da Cultura enviou informação para que o objeto fosse digitado novamente no sistema. Em maio, a Amarribo providenciou documentos fornecidos ao contador por órgãos públicos: certidão conjunta de débitos relativos à Receita Federal e a dívida ativa da União; certificado de regularidade do FGTS; certidão negativa de débito com INSS; e certidão de quitação de tributos estaduais; para dar continuidade à aprovação no MinC, entregues em agosto.

O processo aguarda aprovação do Ministério da Cultura e certificado. É previsto para abril do ano que vem a busca de recursos privados e verbas públicas que possam ser aplicadas a esse projeto. Ainda pelo cronograma, as licitações de fornecedores devem ocorrer em junho de 2010 e o início das obras está previsto para o dia 30 de julho do próximo ano. As obras, de acordo com a Amarribo, devem ser concluídas no dia 30 de julho de 2012, dois anos após o início. 

(*) Com informações do Blog do Ronco

Câmara pode não ocupar piso superior do Banco do Brasil

Notícia foi divulgada pelo Blog do Ronco após contato com vereador 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Marcel Rofeal/BP
O Blog do Ronco veiculou há pouco uma reportagem em que o presidente da Câmara de Ribeirão Bonito, vereador José Luiz Mascaro (PT), afirma que o Legislativo poderá não ocupar mais o piso superior do Banco do Brasil, como havia sido divulgado há alguns meses. De acordo com o portal, o parlamentar disse que a mudança seria possível com a concessão do espaço pelo período de cinco anos prorrogáveis por mais cinco, o que teria mudado para apenas um ano.

De acordo com Mascaro, que recebeu a minuta do contrato nesta quinta-feira (29), não seria possível nem saudável investir em reformas do espaço para uma ocupação de apenas um ano. Ainda segundo o presidente da Casa, caso não haja entendimento sobre o período de concessão do andar superior da agência bancária, o Legislativo deve optar pela aquisição de um terreno e construção de um prédio próprio para abrigar a Câmara Municipal de Ribeirão Bonito. 

(*) Com informações do Blog do Ronco

Cartaz cobra reforma do prédio do antigo Cine Piratininga

Faixa fixada na fachada aponta 1292 dias de concessão à Amarribo 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BP
Um papel fixado na manhã desta sexta-feira (30) na fachada do prédio que abrigou o antigo Cine Piratininga, no Centro de Ribeirão Bonito, chamou a atenção dos moradores que passaram pelo local. O cartaz, de autoria desconhecida, é um protesto pela demora no início das obras de reforma do edifício, que foi concedido à organização não governamental Amarribo – Amigos Associados de Ribeirão Bonito – em abril de 2006. A entidade ainda não se pronunciou sobre o caso.

O prédio está fechado desde 1978, quando o Cine Piratininga foi desativado. Desde então, o local passou a servir como depósito de lixo e criadouro de ratos, baratas e morcegos. Em 2005, a Amarribo cogitou pela primeira vez a possibilidade de reconstruir o prédio junto à prefeitura através da Lei Rouanet. No dia 4 de abril de 2006, a Câmara de Ribeirão Bonito aprovou o projeto enviado pelo prefeito Rubens Gayoso Júnior que concedia o prédio para a ONG por até 30 anos.

Desde então, segundo a entidade, o assunto vem sendo discutido e trabalhado. No início do ano, o diretor do Departamento Municipal de Esportes, Mariano Monteiro do Amaral, assinou um artigo publicado no jornal “Correio D’Oeste” em que cobrou providências e causou certo mal-estar, rebatido com críticas pela Amarribo. A reportagem do Blog Perfil entrou em contato com a ONG Amarribo para mais informações, mas a entidade preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Blog Perfil comunica Nota de Falecimento

É com muito pesar que o BP comunica o falecimento, ocorrido nesta sexta-feira (30), da senhora ANÍSIA APARECIDA LANDIN MIGUEL, aos 53 anos de idade. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e o sepultamento está marcado para esta sexta-feira (30), a partir das 17 horas, passando pela Igreja Matriz e seguindo para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.