quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dia 9 de dezembro: Dia Mundial de Combate à Corrupção

"Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto"

Marcel Rofeal*, da Redação

Hoje, um dia após celebrarmos o Dia da Justiça, comemoramos o Dia Mundial de Combate à Corrupção, isto, em meio a novos absurdos na política. Acompanhamos diariamente pelos jornais impressos e televisivos, veículos de comunicação digital (internet) e demais outros, membros do alto escalão do Governo em cenas ridículas, como enfiando dinheiro nas meias e nas cuecas.

Agradeço ao digníssimo professor Beto Piccolo que me honra com suas visitas constantes a esse blog por alertar-me sobre a data de hoje: 9 de dezembro, Dia Mundial de Combate à Corrupção. Um dia que deveria ser usado para que fossem feitas mobilizações simultâneas em diversos pontos do país para demonstrar a vergonha nacional dos escândalos políticos.

Revolta um fato que irei partilhar com vocês neste dia de Combate à Corrupção. Trata-se da oração em que um pastor evangélico agradece 'a Deus' pelo 'irmão' que o entrega propina. Leia abaixo:

"Depois de uma reunião no gabinete de Barbosa, onde embolsava propina, Leonardo Prudente e Brunelli convocam uma oração para agradecer a 'benção' recebida. Abraçados, os três ouvem a homilia proferida por Brunelli: 'Pai eterno, eu te agradeci por estarmos aqui. Sabemos que somos falhos, somos imperfeitos, mas que o teu sangue nos purifique (...) Somos gratos pela vida do Durval ter sido instrumento de bênção para nossas vidas (...)'. Brunelli é filho do fundador de uma igreja evangélica que vendia lotes no céu"

É revoltante! Do mesmo portal de onde retirei esse trecho da chamada "Oração da Propina", encontrei frases de importantes personalidades sobre a corrupção, veja:

"Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto." (Marquês de Maricá);

"A pior das corrupções não é aquela que desafia as leis; mas a que se corrompe a ela própria." (Louis Bonald);

"Corrupção, a partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos. Quem se recusa é alvo das pressões insustentáveis. É um processo de seleção negativo." (Ladislau Dowbor);

"A corrupção não deixa provas, mas nem sempre desfaz rastros e evidências." (B. Calheiros Bomfim);

"A corrupção na administração pública agora é organizada, quase partidarizada. Uma barbaridade inaceitável." (Mário Covas).

Não há mais o que dizer, não é. Vivemos num país praticamente corrompido, porém, nunca se deve generalizar. Faço minhas as palavras do Presidente da Câmara de Ribeirão Bonito que, em outrora, afirmou: "Existe um bom político e existe o péssimo político!"

(*) Com informações do Blog ITABAIANA Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.