Já está em funcionamento no Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), sob administração da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar/Famesp, um novo centro para realização de exames de endoscopia. O setor conta com aparelhos de alta tecnologia, mão de obra especializada e já realiza cerca de 60 procedimentos mensais em pacientes dos municípios da região.
Em operação há dois meses, o Serviço de Endoscopia do HEAB funciona de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Realiza exames como endoscopia digestiva alta (EDA), colonoscopia, broncoscopia, nasofibroscopia e laringoscopia. Alguns equipamentos mais sofisticados do setor possibilitam o acompanhamento dos procedimentos em um monitor de vídeo. Também são feitas gravações das imagens de alta definição, para auxiliar no diagnóstico das doenças.
De acordo com o diretor de assistência à saúde do HEAB, Taylor Olivo, com o envelhecimento da população na região de Araraquara, que acompanha a progressão nacional, aumenta a incidência de doenças do trato gastrointestinal (comum entre os idosos) e a demanda por exames endoscópicos. “O novo serviço será um grande aliado para o diagnóstico de anemias em idosos e imunossuprimidos, e para diminuir a carência por exames desse porte na região” afirma.
Por meio da endoscopia, os especialistas detectam gastrites, úlceras, tumores de esôfago e estômago, entre outras afecções. A colonoscopia auxilia na identificação de diarréia crônica, pólipos, tumores de intestino e reto, além de doenças inflamatórias do intestino. Já as doenças como tumores de pulmão e infecções pulmonares, de diagnóstico mais complexo, são investigadas com ajuda da broncoscopia.
A capacidade do serviço deve aumentar para 70 exames nos próximos meses, segundo o diretor Taylor Olivo. “Já ultrapassamos a meta de atendimentos pelo segundo mês consecutivo, portanto, ela deve aumentar conforme a necessidade da região” explica. A expectativa é de que o centro especializado de endoscopia do HEAB atinja 100 procedimentos/mês, até o final deste ano, com a chegada de novas pinças de biópsia, equipamento necessário para realização dos exames. Trabalham no setor especialistas como cirurgiões torácicos e de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas, gastrocirurgiões, gastroclínico, além de enfermeira e técnicos de enfermagem.
O novo serviço é referência para os AMEs de Américo Brasiliense e Rio Claro, Hospital Estadual Américo Brasiliense e Secretarias Municipais de Saúde da região (24 cidades). Os órgãos são responsáveis pelo agendamento dos exames junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), acoplado ao Hospital Estadual. O HEAB também elaborou protocolos de indicação e orientação de pacientes, para que os municípios otimizem suas demandas.
Da Assessoria de Imprensa do HEAB
Nenhum comentário:
Postar um comentário