terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ribeirão Bonito: CPFL se reúne com autoridades e moradores

FUNCIONÁRIOS DA CPFL EXPLICAM OS MOTIVOS DOS CONSTANTES APAGÕES E MOSTRAM OS INVESTIMENTOS PARA A REGIÃO

Fotos: Sérgio Ronco
Funcionários da CPFL reunidos com moradores e autoridades na Amarribo

A CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz esteve representada nesta manhã de terça- feira 9, na sede da Amarribo em Ribeirão Bonito, por cinco de seus funcionários: Engenheiro Mauro Forgerini, Gerente Regional, Engenheiro Ricardo Torrezan, Engenheiro Antonio Sergio Prata Gaona, o técnico Jorge Cristiano Sanches Matsumoto e o assessor de imprensa Francisco Carlos Medina. O objetivo da visita dos integrantes da CPFL foi o de explicar os motivos dos constantes apagões, principalmente em Ribeirão Bonito - Guarapiranga e Dourado, atingindo também outras cidades como: Boa Esperança do Sul, Trabijú, Gavião Peixoto e Piracicaba.

De acordo com os técnicos 68% dos apagões estão relacionados com roubos de cabeamento, no trecho de 130km da linha que liga Gavião Peixoto a Piracicaba. Boletins de ocorrências registrados em Delegacias de Polícia foram mostrados aos presentes durante reunião. Somente nos últimos 60 dias, foram lavrados 8 B.Os. Dos oito, 6 são de Boa Esperança do Sul, 1 em Matão e 1 em Trabiju.

Mauro Forgerini(foto ao lado) explicou que uma empresa especializada em segurança já vinha fazendo a fiscalização no trecho, porém com o aumento dos roubos, está sendo intensificada a busca e monitoramento nesse trecho.

Quantos aos “piscas” que tem acontecido com freqüência, a explicação dada pelo Engenheiro Ricardo Torrezan é uma forma de segurança da própria linha. De acordo com Torrezan uma descarga elétrica às vezes cai próxima a Linha provocando uma indução no cabeamento. Como forma de proteção a energia é cortada por duas vezes em fração de segundos garantindo o fornecimento. Caso a indução continue, o fornecimento é cortado e uma busca é realizada para que seja descoberto o real problema existente.

INVESTIMENTOS:

A CPFL instalou um regulador de voltagem de alta capacidade próximo à empresa Textil Godoy que tem a função de evitar grandes flutuações na rede. Para março próximo está prevista a instalação de religadora com telecomando no lugar da chave 51526, que terá entre muitas funções, monitorar em tempo real os problemas existentes na rede.

O maior investimento será a construção de nova subestação próxima a já existente na SP-215 km 188. O início das obras está previsto para outubro de 2010 com o término previsto em contrato para o final de 2011. O valor desse investimento é da ordem de 6,5 milhão. De acordo com Forgerini, a CPFL está tentando antecipar o término dessa obra junto à empresa ganhadora da licitação para abril de 2011.

Torrezan(foto acima) explicou que após a construção da nova subestação, o roubo praticamente deixará de existir por vários fatores: o primeiro pelo próprio perigo aos ladrões que estarão expostos a uma carga de 138 mil volts, depois pela altura do cabeamento e por último o material que será utilizado de baixo valor comercial.

Mauro Forgerini deixou claro que está acompanhando o problema na região e fará de tudo para sanar o problema o mais breve possível. Deixou um canal aberto para possíveis novas reuniões.

Estiveram presentes à reunião além dos funcionários da CPFL: O prefeito de Ribeirão Bonito Paulo Veiga(PPS), o vereador Baldan(PMDB), integrantes da Amarribo: Birela, Camilinho e D. Wal, O Bruno(Badi) da Badi Mídia, o policial Careca e a reportagem do Blog do Ronco.

Nenhuma autoridade, nem mesmo morador de Dourado esteve presente à reunião.

Do Blog do Ronco - Notícias de Ribeirão Bonito e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.