segunda-feira, 1 de março de 2010

Internacional: Chile tem mais de 140 tremores secundários em 48 horas

MORTES CONFIRMADAS CHEGAM A 711; EQUIPES DE RESGATE BUSCAM SOBREVIVENTES SOB OS ESCOMBROS

Dezenas de tremores secundários atingiram o Chile desde o grande terremoto de magnitude 8,8 registrado na madrugada de sábado, segundo dados da agência geológica americana (USGS, na sigla em inglês), que monitora abalos sísmicos em todo o planeta.

Entre as 3h34 de sábado (mesmo horário de Brasília), quando foi registrado o primeiro e mais forte tremor, até as 7h desta segunda-feira, foram 148 terremotos de magnitude superior a 4,5 - oito desses tiveram magnitude superior a 6.

A grande maioria desses tremores secundários tiveram epicentros nas regiões de Maule e Bío Bío, as mais afetadas pelo primeiro tremor, no sábado, mas também houve registros de tremores com epicentros nas regiões próximas de Valparaíso, Araucanía, Libertador General Bernardo O'Higgins e na região metropolitana de Santiago.

O total de mortes confirmadas em consequência do terremoto de sábado chegou a 711, mas a presidente Michelle Bachelet disse que esse número deve aumentar ainda, devido ao grande número de pessoas ainda desaparecidas.

Equipes de resgate ainda tentam retirar dos escombros dezenas de pessoas presas sob edifícios que ruíram na cidade de Concepción, a segunda maior do país e o centro urbano mais próximo do epicentro do terremoto (90 quilômetros). Muitos moradores da região passaram sua segunda noite ao ar livre, com temor de retornar às suas casas danificadas pelo tremor.

Do Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.