terça-feira, 13 de abril de 2010

Internacional: Médicos e ONGs pressionam cardeal católico que ligou gays a pedofilia

TARCÍSIO BERTONE AFIRMA QUE ESCÂNDALOS NÃO ESTÃO LIGADOS AO CELIBATO DOS SACERDOTES

Da AFP

Autoridades, médicos e movimentos de defesa de grupos homossexuais no Chile pediram nesta terça-feira (13) ao secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, que prove as ligações da homossexualidade com a pedofilia, como afirmou nesta segunda-feira (12) em Santiago.

O senador democrata-cristão Patricio Walker discorda da opinião do cardeal.

- Eu não tenho essa opinião, gostaria de conhecer os estudos científicos que ele diz ter. Tenho uma grande estima pelo cardeal Bertone, mas tenho a sensação que neste caso ele está equivocado.

- Estudei o tema, não sou psiquiatra, mas advogado. No entanto, já apresentei muitos projetos contra a pedofilia, que agora viraram lei. A pedofilia é um transtorno mental de caráter sexual que afeta tanto homossexuais como heterossexuais.

O deputado comunista Hugo Gutiérrez também criticou o cardeal.

- Essa ligação foi desacertada. O celibato causa mais danos a um ser humano que a condição de homossexualidade, opção tomada livremente. Estou constrangido com as palavras do cardeal. A Igreja deveria ser mais bondosa e caridosa com os homossexuais, em vez de ficar atribuindo pecados a eles.

Especialistas médicos, como a professora da Universidade do Chile Tamara Galleguillos, também descartaram a ideia.

- Não me parece possível pensar que haja uma relação direta entre o homossexualidade e a pedofilia.

Tamara afirmou que durante seu trabalho no Serviço Médico Legal do Chile "os heterossexuais pedófilos eram vistos de forma igual aos homossexuais pedófilos, não eram diferenciados".

CARDEAL BERTONE AFIRMA SE BASEAR EM PSICÓLOGOS


Na segunda-feira, durante coletiva de imprensa, o número dois do Vaticano afirmou que a pedofilia entre os sacerdotes tem mais a ver com a homossexualidade que com o celibato.

- Muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há relação entre celibato e pedofilia, mas muitos outros demonstraram, e me disseram recentemente, que há relação entre homossexualidade e pedofilia. Isso é verdade, esse é o problema.

Bertone anunciou que o Vaticano tomará novas iniciativas surpreendentes contra a pedofilia.

- Não posso antecipar, mas outras iniciativas estão sendo pensadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.