segunda-feira, 12 de abril de 2010

Internacional: Otan assume morte de civis em ônibus no Afeganistão

VEÍCULO FOI ALVEJADO AO SE APROXIMAR DE COMBOIO DAS TROPAS NO SUL DO PAÍS

Da AFP

A força da Otan no Afeganistão (Isaf) admitiu que seus soldados mataram nesta segunda-feira (12) quatro civis, entre eles uma mulher e uma criança, ao abrir fogo contra um ônibus que se aproximou de um comboio militar, e disse lamentar profundamente o ocorrido.

"A Isaf lamenta profundamente a trágica perda de vidas nesta manhã no distrito de Zhari", indica um comunicado.

O incidente aconteceu em uma rodovia da província de Kandahar, reduto do Taleban, quando um ônibus de passageiros se aproximou de um comboio da Força Internacional de Assistência da Segurança (Isaf), sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), indicou o governador da província.

Os militares estrangeiros abriram fogo em circunstâncias ainda não esclarecidas. Os veículos blindados das forças internacionais têm um cartaz no qual advertem que os demais veículos não devem se aproximar.

O presidente afegão Hamid Karzai condenou o ataque em um comunicado.

“Abrir fogo contra um ônibus vai contra os compromissos da Otan de proteger civis e não se justifica de maneira nenhuma", declarou.

Moradores realizaram uma manifestação de protesto pela morte dos quatro civis. Cerca de 200 homens se concentraram no centro da cidade, onde queimaram pneus e gritaram "Morte aos Estados Unidos" e "Morte a Karzai".

Por outro lado, um atentado suicida contra os serviços de inteligência em Kandahar, sul do Afeganistão, foi desbaratado nesta segunda-feira pela polícia. Os policiais mataram dois militantes, enquanto um homem-bomba se explodiu antes de chegar a seu objetivo.

O ataque era dirigido contra o escritório do Conselho Nacional para a Segurança, informou o chefe do governo da província de Kandahar, Ahmad Wali Karzai, irmão do presidente afegão Hamid Karzai.

Dois agentes do conselho e um funcionário de uma escola ficaram feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.