Naoto Kan perdeu maioria no Parlamento e terá governo mais difícil
Da Agência EFE
Foto: Kazuhiro Nogi/AFP
O apoio ao primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, caiu até quase 36% apenas um mês depois que ele assumiu o poder com apoio de mais de 60%, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pela agência local Kyodo.
A queda da popularidade de Kan se refletiu no baque que sofreu o governante Partido Democrático (PD) do Japão nas eleições parciais ao Senado do último domingo (11), nas quais perdeu dez cadeiras.
A Kyodo informou que 52% dos entrevistados desaprovam abertamente a gestão do primeiro-ministro, de 63 anos, que jurou seu cargo em 8 de junho em substituição de Yukio Hatoyama, que renunciou justamente pela forte queda de sua popularidade.
A pesquisa, realizada nesta segunda-feira (12) e na terça-feira, mostra, no entanto, que mais da metade da população, 52,5%, acredita que Kan não deve deixar seu posto apesar da complexa situação política após as eleições.
A perda da maioria na Câmara Alta obriga o PD a buscar novas alianças se quiser manter o controle do plenário.
Embora tenha maioria absoluta na Câmara Baixa, perder o controle do Senado faria desacelerar seriamente a aprovação de algumas leis fundamentais, entre elas as relacionadas com a ambiciosa reforma tributária projetada por Naoto Kan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.