segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Internacional: Obama diz que há avanços no Afeganistão, apesar das dificuldades

Presidente alegou que país tem objetivos acessíveis no conflito.

G1, com Agências Internacionais

Foto: AP
O presidente Barack Obama afirmou nesta segunda-feira (2) que os Estados Unidos registram avanços no Afeganistão, apesar das "enormes dificuldades que enfrentam", em um discurso a ex-combatentes em Atlanta.

"Nós enfrentamos enormes dificuldades no Afeganistão. Mas é importante que os americanos saibam que realizamos avanços e visamos a objetivos bem definidos e acessíveis", assinalou.

O presidente disse ainda que os Estados Unidos finalizarão sua missão no Iraque como estava previsto em 31 de agosto. "Pouco depois de assumir meu cargo, anunciei minha nova estratégia para o Iraque", disse Obama. "E deixei claro que em 31 de agosto finalizaremos nossa missão de combate no Iraque. E isso é exatamente o que vamos fazer, como prometemos e está previsto".

Apesar do impasse em Bagdá para a formação de um novo governo, Obama enfatiza as conquistas no Iraque e discutir a mudança atualmente em andamento nas tropas dos EUA para um papel de conselheira mais do que de ação. "Como candidato para presidente, eu prometi levar a guerra no Iraque para um fim responsável", disse.

O discurso de Obama sobre o Iraque acontece em um momento em que ele enfrenta oposição crescente nos EUA à guerra do Afeganistão, onde ele aumentou o número de tropas.

Ao mesmo tempo que prometeu retirar as tropas do Iraque, Obama também deixou claro que os EUA manterão uma "força de transição" no Iraque por algum tempo para ajudar a treinar as tropas do Iraque e ajudá-las em operações de contraterrorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.