sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Região: Incêndios aumentam quase 50% em São Carlos

De janeiro a agosto, foram registrados 100 casos de focos de incêndio

São Carlos Dia e Noite

Foto: Divulgação
Dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que São Carlos já registrou quase 100 casos de focos de incêndio.

O número é de janeiro a agosto deste ano. Para se ter ideia, nos 12 meses de 2009, a cidade registrou 67 casos.

No Estado, no mesmo período, foram registrados 943 focos de incêndio. Na última segunda-feira (9) uma área de 120 hectares às margens da rodovia Washington Luís foi destruída.

Os bombeiros ficaram 10 horas para controlar as chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o tempo seco é um fator que propicia a queimada. A umidade do ar nesta sexta-feira (13), entre 14hs e 15hs, ficou em torno de 30%.

Contra o Fogo


São Carlos realiza anualmente a campanha São Carlos Contra o Fogo, que tenta conscientizar sobre os riscos de provocar queimadas.

Existem leis que punem quem provoca incêndio. A lei 9.605, de 12/02/1998 (Lei de Crimes Ambientais) diz que há pena de prisão para quem provoca incêndio em mata e floresta.

A pena é de dois a quatro anos e multa. Se o crime é culposo (sem intenção) a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.