quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Internacional: Centenas manifestam contra presidente do Irã na frente da ONU, em Nova York

Mahmoud Ahmadinejad discursa na 65º Assembleia Geral da organização

Do R7, com Agências Internacionais

Foto: Hiroko Masuike/AFP
Cerca de 800 pessoas, incluindo cidadãos iranianos, protestaram na frente da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, Estados Unidos, contra o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Ele discursou na tarde desta quinta-feira (23) na 65ª Assembleia Geral da organização.

Os manifestantes gritavam “Ahmadinejad é um terrorista” e “Viva Rajavi”, se referindo a Maryam Rajavi, líder do Conselho Nacional de Resistência do Irã criado por exilados do regime islâmico de Teerã.

Henry Anavian, iraniana que vive em Nova York, ligada a um grupo de conscientização sobre as questões dos direitos humanos no Irã, era uma das pessoas que fazia coro na porta da ONU.

- Queremos uma democracia, não uma teocracia bárbara. A ONU deveria parar de lidar com Ahmadinejad. Ele não representa o povo iraniano.

Os protestos incluíram uma performance de rua mostrando pessoas manchadas com sangue falso e cenas de enforcamento e apedrejamento – uma referência às penas capitais utilizadas pela Justiça iraniana.

Algumas pessoas carregavam as bandeiras tricolores, com um sol de leão, usadas no Irã antes da revolução islâmica.

Ahmadinejad terminou seu discurso na Assembleia Geral com um apelo para a paz , por volta das 17h45 de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.