Expectativa é que 2 milhões de pessoas percorram as ruas do município para homenagear Nossa Senhora de Nazaré
IG São Paulo
Foto: AE
O Círio de Nazaré realizado neste domingo reúne milhares de fiéis nas ruas de Belém (PA). A procissão católica é realizada há mais de dois séculos na capital paraense e é considerada um dos maiores eventos do gênero do País e também do Mundo. A expectativa é que cerca de dois milhões de pessoas participem da caminhada até o final do dia.
A procissão é feita em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, considerada a mãe de Cristo, acontece todo o segundo domingo de outubro e está em sua 218ª edição. Os romeiros saem da Catedral de Belém e seguem até a Praça Santuário de Nazaré, levando a imagem da Virgem, que fica exposta para veneração durante 15 dias.
As ruas ficam todas enfeitadas para receber a passagem da procissão. Por conta grandiosidade do evento, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
A história
A devoção à Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, começou em 1700 quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário) uma pequena imagem da santa.
Plácido teria levado a imagem para a sua choupana, mas, no outro dia, ela não estaria mais lá. Ele teria reencontrado a santa no igarapé. O desaparecimento e reaparecimento teria se repetido diversas vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, foi construída uma pequena capela.
De acordo com o site oficial do evento, o Vaticano autorizou, em 1792, a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré e o primeiro Círio aconteceu em 8 de setembro de 1793.
No início, não havia data fixa para a procissão, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. A partir de 1901 ela passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário