Evento acontece no próximo dia 14 de outubro e terá a participação de referências mundiais no assunto
Ronaldo Diegoli, ACI - HEAB
O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) encerra nesta sexta (08/10) o período de inscrições para a palestra "Gestão de Serviços de Cuidados Paliativos”. O evento acontece no dia 14 de outubro, quinta-feira, e contará com uma das referências mundiais no assunto, o brasileiro Henrique Parsons, médico e pesquisador do Departamento de Cuidados Paliativos e Medicina de Reabilitação do MD Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos. A apresentação é direcionada a profissionais da saúde de toda região.
A atividade começa às 14h30, no auditório do HEAB, sob administração da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência – Faepa e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.
Inscrições gratuitas podem ser feitas até 08/10 no setor de Educação Continuada da instituição, pelo telefone (16)3393-7800, ramal 7862. As vagas são limitadas. Quem realiza é a equipe de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/USP em parceria com o Hospital Estadual Américo Brasiliense.
O que são cuidados paliativos?
São formas de tratamento diferenciadas, cuja finalidade é proporcionar mais qualidade de vida e alívio da dor para pacientes com pouca perspectiva de cura. A professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Marysia do Prado de Carlo explica que existe um Movimento Internacional sobre esses tipos de cuidados atuando há mais de 50 anos no Brasil. “Precisamos difundir essa filosofia de cuidados paliativos e entendê-la como uma política pública necessária e profundamente humanizada, voltada à população cujas necessidades não têm sido suficientemente atendidas”. A especialista também coordena o grupo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da FMRP/USP, criado em 2009, que além de prestar atendimento multidisciplinar aos pacientes está implantando atividades didático-assistenciais na área, tendo como parâmetro a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.
A realização de eventos para a divulgação da filosofia e da prática dos Cuidados Paliativos é fundamental, explica a professora Marysia de Carlo. “Profissionais, estudantes e a população em geral precisam saber que há, sim, o que fazer em termos de cuidados ao paciente e seus familiares, quando a cura já não é mais possível” destaca. Além do ponto de vista biológico, o tratamento abrange também necessidades de conforto psicossocial, ocupacional e espiritual.
HEAB será referência na área
Até o final do ano o Hospital Estadual Américo Brasiliense contará com um serviço especializado de cuidados paliativos oferecendo 34 leitos de internação, além de atendimento ambulatorial. “Existem poucos serviços ligados a essa área no país e com o aumento da sobrevida da população existe uma quantidade muito grande de pessoas que passam a fazer parte desse grupo” explica o diretor geral do HEAB, José Paulo Pintyá. Esse tipo de tratamento é aplicável em diversas áreas médicas, como oncologia, cardiologia, pneumologia, geriatria, entre outras. “Nosso projeto visa garantir dignidade ao paciente e à família em um momento muito especial de sua vida” reforça.
Serviço
Palestra: "Gestão de serviços de cuidades paliativos"
Data: 14 de outubro (quinta-feira)
Horário: 14h30
Local: Auditório do Hospital Estadual Américo Brasiliense - Alameda Aldo Lupo, 502
Palestrante: Henrique Parsons, médico e pesquisador do MD Anderson Cancer Center, nos EUA
Inscrições gratuitas até o dia 08/10, pelo telefone (16) 3393-7800, ramal 7862 - Vagas limitadas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.