Ainda resta escavar 160 m para chegar ao local onde estão os trabalhadores
Agência Brasil com R7
Foto: AFP
Os engenheiros responsáveis pela operação de resgate dos 33 mineiros, soterrados na mina de San José, no norte do Chile, informaram nesta terça-feira (5) que eles podem ser resgatados no próximo fim de semana.
O presidente da mineradora chilena Geotec, Pedro Buttazzoni, disse que falta escavar apenas 160 m para chegar até o local onde estão soterrados os trabalhadores - a 700 m de profundidade -, depois que as máquinas conseguiram perfurar 464 m de pedras.
Segundo Buttazzoni, sua equipe deve conseguir terminar o trabalho em três ou quatro dias. Os trabalhadores estão presos desde o dia 5 de agosto e bateram o recorde de sobrevivência debaixo da terra.
Ele afirmou ainda mão sabe se é realmente necessário forrar o túnel de resgate com um invólucro de metal como foi planejado, um processo que poderia levar vários dias.
- Se for decidido que o forro não é necessário, é perfeitamente possível que os mineiros sejam trazidos à superfície até o fim de semana.
Os parentes dos mineiros preparam uma festa para comemorar o resgate.
Funcionários da mina fazem protestos
Recentemente, outros funcionários da mina fizeram um protesto dizendo que não haviam sido pagos desde o acidente.
Cerca de 200 trabalhadores fizeram uma passeata cobrando o dinheiro da empresa, que tem dívidas e está enfrentando ações na Justiça movidas pelas famílias dos mineiros soterrados. Eles cantaram "não somos apenas 33".
Nesta segunda-feira (4), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que as equipes devem resgatar os mineiros até o dia 15, quando pretende fazer uma série de viagens à Europa.
- Eu espero que consigamos resgatá-los antes de eu ir para a Europa, eu quero dividir esse momento com os mineiros.
O cronograma de resgate foi reduzido depois que as três furadeiras utilizadas no local começaram a progredir rapidamente.
Assim que o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena e construída especificamente para esse propósito, será usada para retirar os trabalhadores da mina.
O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.