terça-feira, 5 de outubro de 2010

Região: Casos de catapora sobem 362% em Araraquara

Faltam vacinas contra a doença no Estado de São Paulo

EPTV

Faltam vacinas para combater catapora em todo estado de São Paulo. Os casos da doença continuam crescendo na região. Em Araraquara subiu 362% de janeiro a setembro de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Serviço Especial de Saúde (Sesa) foram 993 infecções este ano, contra 207 em 2009.

O laboratório que fabrica a vacina não tem novas doses para pronta entrega. Há desabastecimento até em clínicas privadas, uma vez que não há disponibilidade da vacina no mercado internacional.

A cidade espera o recebimento de vacinas para imunizar crianças atendidas em centros de educação e recreação, onde o surto apresentou maior incidência.

Em São Paulo, o vírus da doença já infectou, neste ano, 10.018 pessoas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde o número é 26% superior ao de 2009 e representa 82% dos registros no país.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve, até agosto, 12.091 casos da doença.

Doença 

A catapora é uma doença benigna, raramente há complicações e a cura acontece por reação do próprio organismo.

Segundo o diretor do Sesa Walter Manso Figueiredo, as crianças que tiverem a doença devem lavar bem as mãos com bastante água e sabonete bacteriano, para evitar infecções secundárias, além de ingerir líquidos de forma abundante, fazer repouso e nunca arrancar as crostas que se formam no corpo. os pais e responsáveis de crianças infectadas também devem redobrar os cuidados com a higiene.

Região

Na cidade de São Carlos foi registrada uma diminuição nos casos. De janeiro a setembro de 2010 foram contabilizados 236, no mesmo período de 2009 foram registrados 273 casos.

Já em São João da Boa Vista teve aumento, passou de 64 no ano passado para 117 este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.