Convocação foi feita em celebração na presença de Hugo Chávez
EFE
O presidente de Cuba, general Raúl Castro, anunciou nesta segunda-feira que o VI Congresso do Partido Comunista será realizado na segunda quinzena de abril de 2011 e será centrado na "solução dos problemas da economia".
Castro anunciou a convocação do Congresso do Partido Comunista de Cuba, que não se reúne desde 1997, no ato de celebração do décimo aniversário do convênio integral entre Cuba e Venezuela, que teve a presença do presidente venezuelano, Hugo Chávez.
"O birô político acordou em convocar o VI Congresso para a segunda quinzena do mês de abril do próximo ano, por ocasião do 50º aniversário da vitória de Playa Giron e da proclamação do caráter socialista da Revolução Cubana", disse Castro.
"O VI Congresso será centrado na solução dos problemas da economia, nas decisões fundamentais para a atualização do modelo econômico cubano e serão adotadas as diretrizes da política econômica e social do partido e da Revolução", acrescentou.
Raúl Castro pediu a participação de toda a população na preparação do conclave do Partido Comunista e lembrou que a unidade entre "os revolucionários, a direção e a maioria do povo é nossa mais importante arma estratégica, que nos permitiu chegar até aqui e continuar o futuro aperfeiçoamento do socialismo".
Em 2008, em sua primeira aparição oficial após chegar à Presidência, Raúl Castro anunciou que o VI Congresso do Partido Comunista de Cuba seria realizado no final de 2009, mas em julho do ano passado a reunião foi adiada por prazo indefinido.
Fidel Castro, que em 2006 se afastou da Presidência devido a uma grave doença, continua sendo o primeiro-secretário do governante Partido Comunista de Cuba, o único da ilha.
Raúl Castro disse que há alguns dias entregou ao "comandante-chefe da Revolução" o primeiro exemplar do "projeto de delineamentos do congresso", enquanto o segundo foi entregue a Hugo Chávez nesta segunda-feira.
O documento será publicado nesta terça-feira, segundo Raúl Castro, que detalhou os prazos para as fases de preparação do VI Congresso do Partido Comunista.
O general informou que será realizado "imediatamente" em Cuba um seminário nacional para guiar a "discussão em massa" dos documentos do congresso, que serão apresentados entre 15 e 30 de novembro em fóruns realizados em todos os municípios do país.
Nos três meses seguintes, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2011, será a vez da etapa de discussão com a população.
Raúl Castro também antecipou que em 2011, mas depois do Congresso, o Partido Comunista realizará sua primeira Conferência Nacional para tratar de "outros assuntos de caráter interno (...) que também precisam ser aperfeiçoados à luz da experiência destes 50 anos".
A convocação para o VI Congresso do partido governante da ilha acontece em um momento marcado pelos ajustes econômicos empreendidos por Raúl Castro para "atualizar o modelo socialista".
O Governo cubano iniciou um processo para suprimir 500 mil empregos públicos para reduzir o inchaço nas empresas estatais e criou oportunidades para a iniciativa privada e pequenas empresas no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.