Além de vereadores, representantes de entidades estiveram presentes
Marcel Rofeal, da Redação
Fotos: Marcel Rofeal
Cerca de 20 pessoas e oito dos nove vereadores participaram de Audiência Pública nesta segunda-feira (22) no Plenário Emygdio Lucato, na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito. A reunião é a segunda e última com o objetivo de discutir o Orçamento do Município para o exercício financeiro de 2011. Quase 22 milhões de reais em gastos estão previstos até o momento.
Entre os presentes, representantes de entidades locais como Santa Casa, Guarda Mirim, GVCC – Grupo de Voluntários do Combate ao Câncer, Amarribo e Amarribo Júnior, AMBI – Associação de Moradores dos Bairros Interligados – e AMAG – Associação de Moradores e Amigos de Guarapiranga, além de munícipes e o assessor contábil da Casa, Carlos Mascaro.
De acordo com o Presidente, vereador José Luiz Mascaro (PT), ainda cabe alterações ao projeto através de emendas e que, no decorrer do próximo ano, o Executivo também pode pedir um acréscimo a esse valor através de projetos. Apenas o Poder Legislativo é contemplado com meio milhão de reais, que serão devolvidos no caso de não haver gastos.
A primeira discussão a respeito do orçamento aconteceu no último dia 8 de novembro. Na ocasião, sete vereadores e o prefeito Paulo Veiga (PPS), além de Carlos Mascaro, estiveram reunidos. Nenhum representante da sociedade ou membro de alguma entidade local esteve presente. Grande parte da reunião foi destinada para abordar o tema esporte e os episódios de violência recentes.
Nesta segunda não foi tão diferente. O esporte também foi muito discutido, mas a direção foi outra. Desta vez, a vereadora Renata Mesquita Magalhães (PSDB) citou a falta de policiamento e socorro no Estádio Municipal durante partidas de futebol do último domingo (21). Segundo Renata, a falta de organização foi um ponto determinante para os últimos acontecimentos.
Outro tema muito discutido foi o desinteresse público em integrar entidades sociais e o baixo número de pessoas presentes em reuniões importantes, como a elaboração do orçamento. José Luiz Mascaro voltou a criticar a hipocrisia e o pessimismo em Ribeirão Bonito, e propôs uma união entre sociedade e Poder Público para um trabalho em prol da cidade.
Mascaro afirmou que é fácil “atirar pedras” no trabalho dos vereadores e do prefeito, e recebeu o apoio do jornalista Marcelo Lollato, Presidente da AMAG. Lollato também falou a respeito e defendeu o Poder Legislativo das críticas que tem recebido nos últimos dias. Sobre a reunião, Marcelo destacou de grande valia e que deveria haver um maior número de pessoas no Plenário.
Segundo o Presidente da Câmara, o orçamento segue para primeira votação no dia 6 de dezembro, em Sessão Ordinária. A segunda votação, segundo ele, deve ocorrer em uma reunião extraordinária que será agendada logo em seguida. Mascaro também destacou a implantação do orçamento participativo em 2011 e finalizou a reunião por volta das 21h30.
o povo não participa porque não aguenta mais tanta hipocrisia
ResponderExcluirjá não acredito em mais ninguém que aí está . Vereador Branco já enrolou o rabo e sentou emcima,onde está aquele vereador que ao lado do Moacyr fazia tanta coisa !,MOACYR VC ESTÀ FAZENDO FALTA !
Quanto veneno Nilza, mas me responda uma coisa, só que com muita sinceridade, o que vc tem feito por Ribeirão Bonito, senão tb ficar sentada em cima de seu próprio rabo criticando, pq vc não se candidata na próxima eleição e faz as vezes do ausênte Moacir, que na verdade não está como Vereador, não é por vontade própria e sim pq não obteve votos...
ResponderExcluirO que o Moacir fez como Vereador??? apenas ajudou a cassar injustamente aquele quem mais lhe estendeu a mão, mas Deus ve tudo, como Vereador mesmo, o Moacir não fez absolutamnte nada desculpem a franqueza
ResponderExcluirdepois que o prefeito arrumou um serviço para ele cabou o vereador branco emfelismente é porai fiquei sabendo mesmo desse traballo
ResponderExcluirMoacir tá fazendo falta!!!! me poupe rsrsrsr
ResponderExcluiro branco diz que faz,mas até agora não vi nada,alias não abre a boca,ele e mais alguns que estão la só de enfeite.
ResponderExcluir