Matéria, aprovada por unanimidade, surgiu em uma conversa informal
Marcel Rofeal, da Redação
Dezenas de assinaturas já foram coletadas em um abaixo-assinado contra o então Projeto de Resolução n° 001/2010, de autoria de todos os vereadores, que dispõe sobre alterar a denominação de salas da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito. Segundo informações obtidas pela reportagem, o documento iria de encontro com o sentimento de indignação das famílias de ex-parlamentares que dão nome às atuais instalações da Casa.
O projeto surgiu de uma conversa entre os vereadores após a confirmação sobre a mudança de sede do Poder Legislativo, do prédio atual para o piso superior do Banco do Brasil. Segundo o Presidente da Câmara, vereador José Luiz Mascaro (PT), ele foi automaticamente aprovado, uma vez assinado por todos os nove vereadores. Ainda segundo ele, os nomes atuais não serão retirados, mas integrarão um memorial na futura sede.
Na Câmara Municipal atual, Benedito Alves Costa empresta nome à Secretaria, Dalvo Lucato empresta nome à sala de reuniões e Emygdio Lucato tem seu nome no Plenário. Com a mudança, segundo o Legislativo, a Secretaria receberia o nome de Luiz Carlos Sanches Varella, a sala dos vereadores se chamaria Orazil Paula de Almeida, a sala de reuniões receberia o nome de Florisvaldo Barbosa do Carmo e o Plenário receberia o nome do ex-prefeito Rubens Gayoso Júnior.
A inclusão do nome de Orazil, segundo o Presidente, surgiu pouco depois de seu falecimento, no início do mês de setembro. Um novo texto foi redigido e apresentado às comissões. Na última sexta-feira (12), os vereadores se reuniram em Sessão Extraordinária e votaram, simbolicamente, o projeto. Por unanimidade dos votos, o projeto foi aprovado e tornou-se resolução. A inauguração da nova sede está prevista para o mês de dezembro.
Só pode ser piada.
ResponderExcluirCom exceção de Carlito Varela e Dr Orazil que merecem a homenagem os demais me parecem piada de mal gosto.
Um vereador que por dois mandatos nunca fez um projeto para a cidade, nunca fez um requerimento, nunca fez uma indicação, nunca ocupou a tribuna.
Era vereador apenas porque constava na folha de pagamento da camara.
O outro, quando foi vereador, mais faltava do que comparecia as sessões e quando prefeito pela segunda vez, foi cassado (inclusive por dois vereadores que hoje lhe prestam homenagens.
Estáva certo Rui Barbosa. As vezes dá vergonha de ser honesto.
É trite ver isso Marcel. Os valores atuais são outros. Um homem honrado como o Emidio Lucado destronado de sua homenagem. Os vereadores conseguiram o máximo, tirar uma "comenda" do Comendador. Só mesmo em Ribeirão Bonito. Nunca vi em lugar nenhum do mundo. Conseguiram tirar uma homenagem de uma pessoa da mais alta idoneidade para trocar por um admninistrador que respondeu e foi cassado pelo próprio Legislativo por irregularidades. É pura provocação. Marquem os nomes da atual legislatura, um a um, nas próximas eleições saberemos como agir. E pensar que dei o meu sagrado voto a um deles ...que arrependimento.
ResponderExcluirMe poupe... minha família não tem nome em lugar nenhum, muitos deram o sangue nessa cidade e nem são reconhecidos ou considerados. Não tiro o mérito do Emídio Lucato, mas tem homenagem maior do que ter o nome em um BAIRRO? O Rubinho, coitado, um belo prefeito por duas vezes. Dr. Orazil, um ser humano sem comentários. Carlito Varella, homem de bem também. Filori, um amigo de todas as horas. Nenhum desses foi homenageado ainda, nada mais justo.
ResponderExcluirSe for assim, amanhã todas as pessoas descritas no comentario acima pode rão perder a devia homenagem. Hoje são homenageados, amanhã perdem a homenagem
ResponderExcluirparem com essa copnversa fiada,temos coisas mais importantes a discutir,se fosse um coitado nimguem daria nomes em lugar algum,mas a alta sociedade sempre prevalece,tem muitas pessoas que fizeram muito por RB. e nimguem nem comenta,pq são mais humildes.
ResponderExcluirAcho muito legal homenagera pessoas, pricipalmente com elas estão vivas. Deveria ter uma Lei que homengens se fizessem somente em vida.
ResponderExcluirMuito bem, quanto a homenager as pessoas que estã descritas, sem problemas, são válidas. Não sou a favor de retirar homenagem a quem já recebeu. No caso, mesmo o ex-prefeito Emidio Lucatto passando para o Memorial, perderia a moção que foi realizada no passado onde seu nome foi dado ao plenario. Penso que sempre o nome dele deveria estar no plenario seja lá onde for a sede da camara. Bom é minha opinião. Parabéns Marcel você tem demostrado que vai longe e Ribeirão sempre precisará de bons profissionais.