Previsão é de que energia seja restabelecida ainda esta tarde
Folha.com
O hospital e maternidade Jesus José Maria, em Guarulhos (Grande SP), estava sem energia elétrica às 13h50 desta quarta-feira, após um desmoronamento no anexo onde ficavam o gerador e a casa de força, por volta das 23h desta terça-feira. Seis bebês e uma gestante precisaram ser removidos para outros hospitais da região.
A previsão é de que a energia seja restabelecida entre 15h e 16h de hoje. O gerador do hospital funcionou das 23h de ontem --quando ocorreu o desabamento-- até por volta das 7h desta quarta-feira, de acordo com a Secretaria de Saúde de Guarulhos. Desde então, a iluminação é somente natural e não há como usar aparelhos que precisam de energia elétrica.
Duas gestantes que chegaram à maternidade nesta quarta-feira foram transferidas, pois não é possível realizar partos.
Os bebês transferidos nesta madrugada precisavam de ventilação mecânica, ou estavam na incubadora, necessidades que também não podem ser atendidas sem energia. Como na madrugada não havia previsão de restabelecimento, a direção do hospital optou pela remoção dos bebês. Além disso, não há banho quente.
De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo com essas limitações, o hospital está funcionando.
A secretaria afirma ainda que o prédio do hospital não foi atingido pelo desabamento --o anexo afetado fica a cerca de 30 metros de distância. O local tem apenas um piso e estava sem uso devido ao risco de desabamento. Ninguém ficou ferido.
O hospital é privado, mas atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está recebendo apoio da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário