quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ribeirão Bonito: Câmara começa a transferir documentos

Eles estão sendo levados ao piso superior do Banco do Brasil

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Marcel Rofeal
Começou nesta quarta-feira (1) a transferência de documentos da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito para o piso superior do Banco do Brasil, que deve sediar o Poder Legislativo Municipal até o fim deste mês. Projetos, requerimentos e processos tiveram prioridade na mudança devido à chegada do período de chuvas, que acabam inundando o prédio atual e prejudicam os documentos.

No último dia 26, dezenas de pastas com arquivos e centenas de papéis foram expostos em frente à Câmara para secagem. Na noite anterior, as instalações do órgão ficaram completamente alagadas depois de uma forte chuva que atingiu a cidade. Um ano antes, em 23 de novembro de 2009, a água atingiu cerca de cinco milímetros no plenário e em outros pontos do prédio.

O episódio do ano passado, apesar de mais grave, não foi o primeiro registrado. Em meados de 2001, durante uma sessão, vereadores e munícipes foram surpreendidos com a “queda” do teto, não suportando o grande volume de água durante uma chuva. Algo semelhante cerca de oito anos depois, quando parlamentares e moradores foram obrigados a usar guarda-chuvas no plenário e suspender os trabalhos.

A inundação de 2009 reascendeu as discussões sobre a necessidade de transferência da Câmara para outro prédio. Um laudo técnico, assinado por uma fiscal sanitária e um engenheiro civil, atestou o perigo que a construção apresenta, correndo o risco de desabamento. “Considerando que o forro de madeira está em estado de decomposição, o mesmo pode a qualquer momento desabar [...]”, afirma um trecho do documento.

Segundo o Presidente da Câmara, vereador José Luiz Mascaro (PT), o prédio atual não pode passar por reformas, uma vez que a idade da construção se aproxima dos 100 anos e está em fase de tombamento. Ainda de acordo com Mascaro, o modelo das telhas inglesas que cobrem o edifício, também sede da Prefeitura, não foi encontrado para uma restauração.

Para ele, devido à urgência em mudar a Câmara, o modo mais viável era o encontro de um prédio ou uma área para instalar a nova sede do Legislativo o mais rápido possível. O local encontrado foi o piso superior do Banco do Brasil, que passou por ampla reforma e as últimas adequações estão em fase de conclusão. De acordo com o Presidente, a mudança deve ocorrer ainda este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.