Presidente esclareceu emenda da LOA e voltou a rebater críticas
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Fotos: Marcel Rofeal
Foi aprovada por unanimidade dos votos do Legislativo a Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2011. A votação ocorreu durante a última reunião legislativa do ano no Plenário “Vereador Emygdio Lucato”, na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito. Após a segunda votação, o Presidente José Luiz Mascaro (PT) esclareceu que votou desconhecendo a emenda sobre o montante previsto para suplementação de verba, de 10%.
Mascaro disse que não se ateve ao valor, mas o parlamentar Luiz Marcelino dos Santos Pallone (PSB) já havia alertado. Para Mascaro, a observação também foi tardia, uma vez que foi feita após a primeira votação há dez dias. O Presidente ainda citou que em legislaturas anteriores a Câmara previa suplementações de até 80% do orçamento, e que ao passar dos anos esse número foi diminuindo, passando a 30%, 5% e, agora, voltando aos 10%.
Como o recesso parlamentar em Ribeirão Bonito começa oficialmente nesta sexta-feira (17), Mascaro convocou uma segunda Sessão Extraordinária para a seqüência, com o objetivo de votar o Projeto de Lei n° 062/2010 que entrou na Casa em caráter de extrema urgência. De autoria do Executivo, o PL prevê o ajuste de dotações orçamentárias aprovadas pela Lei 2081, de 16.12.2009. Em votação com os pareceres das comissões, o projeto foi aprovado por unanimidade.
Morro Bom Jesus
Após a segunda votação da Lei Orçamentária Anual para 2011, o Presidente José Luiz Mascaro recebeu toda a documentação necessária para a inclusão do Morro Bom Jesus no plano orçamentário. Com a presença do Prefeito Paulo Veiga (PPS) no Plenário, ficou acertado que na primeira Sessão Ordinária do ano o Executivo entrará com projeto para regularizar a situação.
Em discussão, o vereador Nelson de Souza (PRB) afirmou que os documentos deveriam ser entregues com antecedência. Para ele, houve tempo suficiente para que os documentos do morro fossem apresentados a tempo de enquadrá-lo no orçamento. Souza e o Presidente José Luiz voltaram a citar a ausência da população durante as discussões, uma vez que a LOA-2011 passou por duas audiências durante seu trâmite na Casa.
Polêmicas
Durante as discussões, o vereador Nelson de Souza (PRB) destacou a questão das polêmicas em torno do Legislativo. Souza afirmou que o projeto que prevê a alteração do nome do plenário ficou em pauta por dois meses, e que nenhuma pessoa se manifestou a respeito. Ainda para ele, recebendo o endosso do Presidente, todas as discussões começaram depois que o projeto foi aprovado.
Na mesma oportunidade, Mascaro aproveitou para comentar as críticas às obras de reforma da caixa d’água do Morro Bom Jesus. Mascaro afirmou que não irregularidades no fato da Prefeitura financiar a instalação dos murais com retratos bíblicos no local, citando o fato de o Município receber a denominação de “Cidade Presépio”, e disse que a obra não beneficia apenas uma religião, mas toda a população local.
“Gente, tem muito mais coisas para se preocupar”, afirmou Mascaro. “Falar que vai chamar a Amarribo para ver quadrinho? Ah, vão catar coquinho”, completou. O Chefe do Legislativo ressaltou que o Prefeito deve ser parabenizado e disse que tem espaço para todas as religiões. “Se tem irregularidade, a Câmara nunca se furtou disso, a Amarribo nunca se furtou disso, de ir em cima de irregularidades”, disse. “As pessoas que foram irregulares, foram punidas e todo mundo sabe disso”, concluiu.
O Presidente ainda reafirmou que parabeniza a atitude do Prefeito e apoiou a iniciativa de incentivo, que declarou como nobre. “Se outras religiões se acharem prejudicadas, o que eu acredito que não... É Ribeirão que está ganhando, não são as religiões, eu quero deixar bem claro”, afirmou. “Quem ganha com isso é o visual, é a cidade. O senhor não está destinando nada direcionado para um tipo de religião, porque a gente tem que respeitar as religiões”, completou.
Ordem do Dia:
- PROJETO DE LEI N° 044/2010, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual que estima a Receita e fixa a Despesa do município de Ribeirão Bonito para o exercício financeiro de 2011: APROVADO.
- PROJETO DE LEI N° 062/2010, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre autorizar o Executivo Municipal a ajustar dotações orçamentárias aprovadas pela Lei 2081, de 16.12.2009:
- Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR): APROVADO;
- Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC): APROVADO;
- Parecer da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CSECLT): APROVADO;
- Projeto de Lei n° 062/2010: APROVADO.
PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA, DIA 7 DE FEVEREIRO DE 2011.
7 de fevereiro de 2.010? não seria 2011?
ResponderExcluirboa Mascaro, voces foram notas 10 em 2010, críticas sempre existirão e também faz parte de um processo democrático é só voces equacionarem, boas festas para todos os vereadores
ResponderExcluirbem, pelo que me lembro a amaribo tinha pego o morro pra ela cuidar, agora ela não quer mais , quer jogar na costa da prefeitura? ow sera que não ta aguentando segura o rojão?
ResponderExcluirque legal o presidente vota e depois diz,que não se lembra,ainda tem quem parabeniza.
ResponderExcluiré o fim da picada mesmo nem sabe o que ta votano que vergonha
ResponderExcluira inda quer da aula a os demais colegas na casa nem ele sabe o que esta votando qui vergonha só em nossa cidade mesmo um felis natal ao asno
ResponderExcluirnósssa que feio não sabe nem o que esta votando como pódi ser presidente da camara a inda bem que a salomé vem porai
ResponderExcluirAcho que os anônimos acima não sabem ler... muito menos interpretar um texto. O Presidente disse que a porcentagem passou desapercebida e não que ele não sabia o que estava votando. Foi muito bonito da parte dele assumir sua desatenção, coisa que quase ninguém faz... Se ele não tivesse dito, também passaria desapercebido por todos vocês!
ResponderExcluirÉ fácil sentar em cima do rabo e falar dos outros. Aposto que vcs nem frequentam as sessões e muito menos sabem do que se trata a suplementaçào que atenderá boa parte da população.
Parabéns Zé Luiz Mascaro por sua gestão.
Se inveja matasse, uns 90% da cidade já teria ido pro além!!!
eu naõ me coformo partiu do mesmo felis luisinho
ResponderExcluirAI COMO ESTAMOS COM INVEIJA EU NAÕ CONSIGO NEM SORRIR
ResponderExcluirrealmente o vereador não sabe votar, deve ser por isso que ele está em seu quarto mandato e terminando seu segundo como Presidente, eta povinho...
ResponderExcluirquanta falta de assunto, acompanhei a sessão e estou achando ridículo esses comentários, o mais importante foi um comentário acima, a Salomé vem aí, fiquei sabendo que é a preferida tb da Amarribo, parabéns á Amarribo pela escolha, essa menina vale ouro, quem sabe agora descobrimos o 171 dos atestados
ResponderExcluirPOis é, será que esse escândalo dos atestados vai acabar em pizza???
ResponderExcluirPorque ninguém faz nada, nem um auê, nem panelaço...
Muitos foram mandados embora da tal Usina, mas e os médicos? E os 171 que assinaram ou forjaram tais atestados?
A Prefeitura não fez nada, A Cãmara deixou quieto e a Amarribo não pressionou ninguém...
As investigações (se é que ainda existem) não são divulgadas, se é que não foram arquivadas...
Eita, Salomé, se vc for a próxima presidenta, mostra que não tem rabo preso com ninguém e põe a boca no trombone!!!! Mate a cobra e mostre o pau!!!! Vc é 100!
conhesso muitos que só ganha a eleissaõ com compras de votos mais naõ sei se é o causo de certos por isso que a caba ficando muitos mandato naõ quer diser que as pessoa saõ baõs politicos
ResponderExcluirEU DUVIDO QUE A SOLOMÉ VAI VER OS ROLOS DOS ATESTADO PAGO PARA VER NUNCA NA VIDA ANONIMO VOCE ESTA POR FORA ' I MUITO
ResponderExcluirEu concordo e discordo do comentário acima...
ResponderExcluirDiscordo no sentido que acho que parte do povo não é tão idiota a ponto de eleger a mesma pessoa por diversos mandatos se ela não fosse honesta e competente... se não fosse bom já teria feito algo errado e teria sido cassado, pois quem compra voto, não pára por aí... lembra da história do mensalinho???
Mas concordo sim que muito compram votos, com favores, remédios, churrascos e dinheiro (sim, dinheiro), chegam a gastar mais do que tem, depois que ganham a eleição, tem que ficar fugindo do monte de gente que fica cobrando a promessa.
Infelizmente, a maioria da população não tem consciência que voto não se vende e que devemos é cobrar as promessas feitas em campanha, para o bem geral da sociedade, não para o próprio benefício.
Políticos honestos existem sim, mas são poucos, muito raros!!!
Infelizmente pilantra e 171 existe em todo lugar, e como diz o ditado que "o povo tem o governo que merece", espero não pensar o mesmo da população de Ribeirão Bonito, esta cidade é linda e merece pessoas que realmente se preocupam com esta terra!!!
Que nada!!! A Salomé é bocuda (no bom sentido da palavra), não tem rabo preso com ninguém, é corajosa... aposto que se tiver sujeira embaixo do tapete ela vai descobrir.
ResponderExcluirSalomé... vc é a salvação... esse 171 tem que pagar por seus crimes!!! Junte-se a Amarribo para desvendar esta historia... Essa cidade tem sido exemplo no combate a corrupção... Isso não pode acabar assim!!!