Josmar Verillo quer prestação detalhada das contas do Legislativo
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Foto: Marcel Rofeal
O presidente do Conselho de Administração da ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO), o executivo Josmar Verillo, protocolou na última segunda-feira (4) na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito um calhamaço de pedidos referentes à prestação de contas do Legislativo. Verillo, entre outras coisas, requer informações sobre gastos em viagens, acompanhantes, destinos e motivos.
Para o presidente da Câmara, vereador Eduardo Antonio Doimo (PT), não há nada para esconder, segundo informações de parlamentares. No Legislativo, ainda não há previsão para divulgação de nota em resposta ao requerimento. Uma vez se tratando de consulta pública, a reportagem do Blog Marcel Rofeal entrará em contato com o presidente Doimo para detalhar as informações.
7 comentários:
é isto ai josmar ponha quente fique em sima mesmo
e as contas da Amarribo, que examina?
e esta camara nova é um abissurdo como vai ficar isto josmar
Até entendo que a Amarribo tenha que continuar fiscalizando as contas públicas da cidade, afinal esta é a sua finalidade, mas estes requerimentos também foram encaminhados ao Poder Executivo?? sabemos que lá existem diversos departamentos e diretorias, com carros próprios (públicos) que viajam muito!!
Concordo com o questionamento do anonimo das 22h49 de 6 de janeiro, pois acompanho as sessóes de Câmara, bem como todos os acontecimentos políticos e sociais de minha cidade, além de blogs e sites... Sei que tanto o Legislativo quanto o Executivo publicam suas contas em seus sites próprios, isso qualquer cidadão pode acompanhar... Sou daqueles que acompanha até as contas de deputados estaduais e federais (para tentar não votar errado)
No site antigo da Amarribo, por diversas vezes tentei acessar a janela de prestação de contas e nunca consegui, sempre dava algum erro. No novo site tbm nào há uma janela para isso.
Questionamentos: Esta Ong recebe verba federal como a maioria das Ongs? Se sim, qual o destino da mesma?
A Amarribo só possui voluntários, ou tem funcionários assalariados?
Quem paga as viagens dos membros da Ong que moram fora da cidade e vem todo final de semana?
As viagens a encontros e congressos Nacionais e internacionais são financiados por quem?
Faço tais questionamentos pois, assim como escutamos boatos sobre gastos exorbitantes do Executivo e Legislativo, escutamos muitos comentários a respeito dos gastos da Amarribo, com a diferença que os dois primeiros prestam contas mensalmente em seus sites e além de tudo seguem a Lei de Responsabilidade Fiscal e respondem diretamente ao Tribunal de Contas (graças a Deus, pois é tudo dinheiro público, nosso, e gostamos que seja empregado para o bem público, como tenho visto que estes poderes tem feito, caso contrário, eu mesmo teria denunciado a Promotoria Pública, coisa que qualquer cidadão pode fazer, desde que se tenha provas)
Só pra terminar, acho muito importante o trabalho da Amarribo na cidade, mas acho que por ser uma Associação, também deveria deixar as coisas mais "às Claras", afinal, "quem tem telhado de vidro, não atira pedras no vizinho."
será que o legislativo é tao rum assim =,quanta persiguisão,e o executivo pq ninguem pede as contas?
A ONG tém a obrigaçãom de fiscalizae,só não pode achar que esta é a pior Camara,por que estes vereadores são simples,mas são honestos e usam o veiculos deles para viajar para a cidade,e ta mudando a cara da cidade ,todo mundo vê,calçadas.transporte escolar e tanta coisa que ninguem fazia.
Vamos às respostas ao "O ATENTO"
Mesmo não sendo órgão público e sim uma entidade sem fins lucrativos, a Amarribo presta contas mensalemnte a todos os seus associados, pois são os que mantém a ONG.
As palestras que são ministradas pela Amarribo, são 100% bancadas pela própria entidade. Quando muito, a cidade que solicita palestra paga a passagem de ida e volta quando se trata de longas viagens, como ex: São Luis no Maranhão, Ceará etc. NUNCA a Amarribo cobrou uma palestra sequer. Se álguém fez isso em nome da Amarribo, o fez sem autorização e de forma ilegal.
A Amarribo nos 11 anos de existência NUNCA recebeu verbas municipais, estaduais ou federais. Assalariados na Amarribo, somete os dois jovens que estão diariamente em sua sede: Murilo e Renan.
As viagens das pessoas que moram fora de Ribeirão Bonito e que aos finais de semana viajam a Ribeirão Bonito são bancadas pessoalmente pelas mesmas.
As viagens em congressos são bancadas pelos próprios voluntários. O exemplo disso foi a última viagem à Bankcoc - Tailândia, durante 14ª Conferência Anti-Corrupção. Lá estiveram Josmar Verillo e Jorge Sanchez, ambos desembolsaram valores por conta própria, ou seja, pagaram de seus próprios bolsos. NENHUMA despesa foi apresentada à entidade, nem mesmo com relação à refeições.
A Amarribo vive de doações de seus membros.
A Amarribo foi escolhida para organizar a 15ª Conferência anti-corrupção que será realizada no Brasil em 2012. Para tanto ela tem que se tornar OCIP, o que está fazendo, para que possa receber verbas da Transparência Internacioal para organizar o evento no país juntamente com Instituto ETHOS. Essa escolha foi feita através da CGU - Controladoria Geral da União, órgão federal cujo Ministro-Chefe é Jorge Hage.
A Amarribo está se preparando para representar a T.I. - Transparência Internacional no Brasil.
Para quem quer saber mais sobre a entidade, será um prazer recebê-los em nossa sede em Ribeirão Bonito.
Pedro Sergio Ronco
Conselheiro Amarribo
Postar um comentário