Animal morreu por causa da subnutrição e do esforço excessivo
EPTV
O dono do cavalo que morreu após ser resgatado na tarde de terça-feira (11), em São Carlos, poderá pegar até um ano de prisão se for condenado pelo crime de maus-tratos.
O acusado, que não teve a identidade divulgada, foi denunciado à Justiça pelo Departamento de Defesa e Controle Animal do município. Além de responder pelo crime, ele poderá pagar uma multa, cujo valor será determinado pelo juiz do caso.
De acordo com o diretor de departamento, Gilverson Morais, dois veterinários constataram que a morte pode ter sido causada pela subnutrição e pelo esforço excessivo ao qual o cavalo era submetido. “Ele já estava praticamente em coma. Era difícil reverter mesmo depois de ter sido medicado”, explicou.
Ainda segundo Morais, até o final deste mês haverá uma audiência onde serão apresentados o laudo veterinário e o boletim de ocorrência com o depoimento das testemunhas. Na ocasião, um promotor de Justiça deve determinar a punição ao proprietário do cavalo. “Ele [o dono] pode pegar de três meses a um ano de prisão. Como o animal morreu, a pena pode aumentar de um sexto a um terço”, disse.
Entenda o caso
O animal, que estava bastante debilitado, caiu e ficou estendido na Rua Totó Leite até ser resgatado por agentes de trânsito, que precisaram da ajuda de um guincho para fazer o transporte.
Segundo testemunhas, logo após o bicho cair, o dono desceu da carroça e o chutou. O cavalo estava sendo puxado com uma corda amarrada no pescoço.
O animal não resistiu e morreu durante a madrugada desta quarta-feira (12) no canil da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário