Esporte | Cabeleireiro Nenê tem bom desempenho na Meia Maratona Internacional de São Paulo - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sábado, 5 de março de 2011

Esporte | Cabeleireiro Nenê tem bom desempenho na Meia Maratona Internacional de São Paulo

Atleta foi o único representante de Ribeirão Bonito na competição
 
Celso Luís, de Ribeirão Bonito
 
Fotos: Celso Luís
O cabeleireiro Heraldo da Silva, conhecido como Nenê, de 43 anos, foi o único representante da cidade de Ribeirão Bonito na 5ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, ocorrida no último dia 27 de fevereiro, nas ruas da capital paulista. O atleta completou o percurso de 21.097 Km em 1 hora, 39 minutos e 8 segundos, ocupando a 114º posição da categoria amador, na faixa etária entre 40 e 44 anos, que contava com 810 corredores ao todo.
 
Nascido em Ribeirão Bonito, Nenê é cabeleireiro desde 1992, quando se formou pelo Instituto Soraya, da cidade de São Carlos. Nos 19 anos de profissão, ele sempre atendeu os clientes no mesmo local, em seu salão situado em frente à Igreja de São Benedito, no centro da cidade, onde recebeu nossa reportagem e contou um pouco de sua história pessoal, as superações e as dificuldades que enfrenta.
 
O atletismo surgiu na vida de Nenê logo cedo. Com apenas 11 anos de idade, a família foi surpreendida por uma doença séria na perna direita, conhecida como “cárie no osso”. Médicos e especialistas duvidavam da recuperação e davam como certo que, após a cirurgia, ele sofreria alguma seqüela. Um tempo depois da operação, Nenê ficou em repouso forçado. Diante disso, médicos indicaram que ele fizesse 3 anos de tratamento com um fisioterapeuta, pra que recuperasse aos poucos os movimentos da perna. Como o custo era grande naquela época e o poder aquisitivo da família era baixo, Nenê procurou o atletismo.
 
Ele conta que via alguns moradores praticando o esporte nas ruas e estradas de terra da cidade e começou a segui-los. “Quando comecei, aos 15 anos, fazia por volta de 4 km. Após uns 7 meses, o percurso aumentou para 9 km. Eu ia a semana inteira, menos no domingo”, disse. Nenê seguiu se recuperando lentamente da doença e treinando constantemente. Mas, motivado pela curiosidade, outro problema o afetou, no final da adolescência: as drogas. Após 2 anos de dependência, se recuperou.
 
As substâncias químicas da droga estavam atrapalhando seu desempenho no atletismo. Ele não conseguia mais treinar. Se não se recuperasse, garante que não estaria com esta saúde que tem hoje. Nenê usa seu exemplo para orientar os jovens e adverte os representantes do poder público: “Quem não investe em esporte terá que gastar dinheiro com segurança e saúde. O esporte é muito importante para o jovem, ajuda a tirá-lo do caminho das drogas”, conta.
 
Apesar de todos os treinamentos, falta apoio para essas modalidades esportivas, segundo ele. Os gastos com viagens, hospedagem, materiais esportivos, entre outros, são bancados por ele mesmo, falta patrocínio. “Eu tenho condições de me manter, mas essa garotada que surge hoje precisa de apoio. Temos bons talentos em Ribeirão Bonito. Se as autoridades e empresas investissem no atletismo, tenho certeza que formaríamos ótimos atletas”, ressalta.
 
Questionado sobre a possibilidade de representar outra cidade que lhe desse patrocínio, o cabeleireiro descartou, declarando seu amor à cidade. “Sou nascido em Ribeirão Bonito, tenho família e negócios aqui, amo a minha cidade. Independentemente de reconhecimento e ajuda, quero sempre levar o nome da cidade pra onde eu for”, disse o cabeleireiro.
 
Apesar da falta de apoio financeiro, Nenê faz questão de agradecer a ajuda de alguns amigos, que colaboram de várias maneiras. Fábio e André Mascaro ajudam na orientação das corridas e na compra de materiais esportivos, dando sugestões de melhores roupas, sapatos, entre outros. Já Vanderlei, da cidade de Santos, o auxilia na parte da alimentação, sugerindo uma dieta controlada por Nenê, que treina diariamente, na parte da manhã.
 
Desde o ano passado, Nenê acumulou várias medalhas e troféus, em corridas e competições em toda a região (foto da direita). Esta foi a primeira Meia Maratona que disputou e ele não quer parar por aqui. Vai continuar treinando firme, pois pretende disputar a 17ª Maratona Internacional de SP, que ocorrerá no dia 19 de junho. A exigência será maior, pois o percurso será de 42.195 km, o dobro da Meia Maratona. O atleta contou que estará realizando um sonho. “Meu sonho sempre foi participar de uma maratona completa. Esse ano, se Deus quiser, eu realizarei”, disse Nenê.
 
Nota do Blog: A equipe do Blog Marcel Rofeal parabeniza o atleta Nenê, pelo exemplo de superação e dedicação ao esporte. Ter um atleta deste porte orgulha a todos os cidadãos de Ribeirão Bonito. Gostaríamos de agradecer a belíssima sugestão do leitor Marcos Alonso.

2 comentários:

sidinei disse...

quero parabeniza-lo pelo feito
desejar-lhe sucesso na sua trajetória como atleta e como ser humano.pessoa exemplar de carater impar amigo e leal. um abraço meu caro eraldo da silva (sidinei)

ciclismoribeiraobonito disse...

Parabéns ao amigo Nenê que não somente completou a Meia Maratona como fez um tempo brilhante. Confesso que não me surpreende esse feito considerando o enorme potencial do Nenê. Com certeza logo virão as Maratonas. Seus treinos são fortissimos, e certamente continuará a ser um exemplo. Não só de atleta como pessoa. Parabéns Nenê.

Ao Marcel, parabéns pelo espaço disponibilizado em seu blog, divulgando os eportes individuais.

Abraço

Fabio Mascaro

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora