terça-feira, 8 de março de 2011

Mundo | Líbia: missão espanhola repatria 3 mil egípcios refugiados

Secretária de Estado se reuniu com administrador da USAID nesta segunda

EFE
 
A missão humanitária da Espanha na fronteira entre Líbia e Tunísia enviou nesta segunda-feira mais de três mil egípcios ao Cairo e se prepara para realizar um voo a Gana, disse a secretária de Estado de Cooperação Internacional, Soraya Rodríguez.
 
A secretária de Estado se reuniu nesta segunda-feira em Washington com o administrador da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Rajiv Shah, para tratar dos esforços das duas nações para fazer frente à crise humanitária na Líbia.
 
"Comuniquei a ele que hoje enviamos mais de 3 mil egípcios ao Cairo na fronteira da Líbia com a Tunísia, e que queremos continuar essa operação ajudando outros cidadãos africanos", disse em entrevista concedida.
 
O voo desta segunda-feira faz parte do objetivo da missão espanhola de repatriar os cerca de quatro mil refugiados egípcios no posto limítrofe de Ras el Jedir. Pelo planejamento, hoje deve ser "realizado o primeiro voo a Gana", indicou Soraya.
 
Até o momento a Espanha havia colaborado para a repatriação de 2,7 mil cidadãos egípcios e distribuído 35 t de ajuda de primeira necessidade na fronteira.
 
O segundo avião enviado desde a base de Torrejón de Ardoz, em Madri, carregado com material de ajuda humanitária, chegou a Benghazi após passar pela fronteira com a Tunísia e pelo Cairo.
 
A secretária de Estado transmitiu ao titular da USAID sua preocupação "pelo fato de o número de pessoas que estavam cruzando a fronteira rumo à Tunísia ter diminuído de forma rápida depois de 48 horas, passando de mais de 20 mil pessoas para apenas 2 mil".
 
"Nós tememos que haja um grande número pessoas que não podem sair da Líbia, e nos preocupa a situação de emergência humanitária que pode estar ocorrendo com o conflito armado", assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.