terça-feira, 5 de abril de 2011

Câmara | Vereador aponta irregularidades na linha escolar

Para Nelson de Souza (PRB), uma das empresas terceirizadas vive “clandestinamente” dentro da prefeitura

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Foto: Marcel Rofeal
O vereador Nelson de Souza (PRB) fez sérias denúncias e apontou diversas irregularidades no transporte escolar terceirizado de Ribeirão Bonito durante sua participação no tema livre da sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (4) no plenário “Vereador Emygdio Lucato”, na Câmara Municipal. Não é a primeira vez que o parlamentar aborda esse assunto. Em fevereiro do ano passado, Souza denunciou irregularidades graves na linha terceirizada.

Nelson de Souza foi o segundo parlamentar a ocupar a tribuna nesta segunda-feira (4). Chegou ao assunto durante comentário da resposta que recebeu sobre o requerimento n° 009/2011, em que pede explicações do Executivo sobre o transporte escolar. Segundo ele, o prefeito citou o projeto de criação do cargo de fiscal do transporte escolar, barrado em maio de 2010, e afirmou que a vaga deveria ser preenchida por concurso público.

Segundo o vereador, que nomeou diversas empresas que prestam serviços de transporte escolar ao município, há motoristas que não possuem habilitação especial para realizarem o transporte de alunos, e criticou a forma como seus requerimentos são respondidos pelo Executivo. Analisando o ofício que recebeu, Souza apontou que foram relacionados apenas os motoristas e suas carteiras, mais nada. Ele citou as investigações realizadas há pouco mais de um ano.

Foto: Sérgio Ronco
Para ele, há uma empresa que “trabalha dentro da prefeitura clandestinamente”, ao comentar a situação de uma das empresas apresentadas nesta segunda-feira. “Essa aqui é até mais grave”, disse. “Só de ver, eu tenho certeza que esses caras não tem nenhuma empresa”, completou. Segundo o vereador Aparecido Donizete Galhardo (PSB), não se emite mais certificados que especifiquem a habilitação para transporte escolar, e que apenas um motorista que consta no documento apresentou o registro.

Desde o primeiro ano de legislatura, Nelson investiga e cobra providências sobre o transporte escolar. Em 2009, suas denúncias culminaram na abertura de uma comissão de assuntos relevantes que, no início do ano passado, apontaram sérias irregularidades na linha terceirizada. As principais fraudes, segundo as investigações, denotam na falta de carteira especial para o transporte de alunos e falsificação de certificados. Souza prometeu que continuará investigando.

Tema Livre

Além de Nelson, outros dois vereadores ocuparam a tribuna. O primeiro deles foi José Sebastião Baldan (PMDB), que iniciou comentando a respeito do documento que será protocolado essa semana no Ministério Público sobre os constantes cortes no fornecimento de energia elétrica. Baldan também falou sobre dois projetos de sua autoria que ainda permanecem “na gaveta”: a praça do idoso e a semana do meio ambiente.

Baldan passou rapidamente pelo plantio de árvores na cidade e citou o exemplo de cidades vizinhas, como São Carlos e Araraquara, onde os moradores são incentivados a plantarem árvores. Usando uma parte cedida por Baldan, a vereadora Benedita Dejanira de Oliveira (PRB) afirmou que são 3.500 mudas disponíveis para plantio em Ribeirão Bonito e afirmou que seu irmão, funcionário público, sofre xingamentos por moradores quando começa a abrir “covas” para o plantio.

Já para o vereador Nelson, também se utilizando um tempo do colega, os bairros também devem ser arborizados e que, no caso das Malvinas, viu o plantio apenas na Avenida da Saudade. Em seu uso da tribuna, Nelsinho também discorreu sobre higiene, denunciando que estabelecimentos comerciais vendem produtos vencidos. Neste caso, o vereador Galhardo também se manifestou dizendo que o correto seria que os consumidores acionassem a polícia e fizessem um boletim de ocorrências.

Nelson ainda comentou o que chamou de “desfile de animais” em plena rua no conjunto de bairros das Malvinas, onde exigiu providências. Finalizou falando sobre a absolvição do ex-prefeito Rubens Gayoso Júnior, o Rubinho, do processo judicial que resultou em sua cassação na Câmara, em 2008. Souza afirmou que ninguém pode fazer qualquer acusação sem provas e comentou o mal estar que a família de Rubinho sentia ao sair às ruas.

Quem também se utilizou da tribuna e encerrou o tema livre desta noite foi Benedita Dejanira de Oliveira (PRB). Benê, como é conhecida, agradeceu o atendimento de sua indicação ao Executivo em que pede reparos em vielas do bairro Novo Ribeirão. Em contrapartida, pediu que a administração visse como necessário o atendimento de outras três indicações suas: sobre reformar a Praça do Jardim Centenário, a distribuição de uniformes aos motoristas da saúde, e a limpeza de um terreno no centro da cidade.

Sessão

Os trabalhos duraram cerca de duas horas e meia na noite desta segunda-feira (4) e contaram com a presença de oito dos nove parlamentares, além da eleitora Waldete Lopes Ferreira. Segundo o apurado pela reportagem BMR, o vereador e ex-presidente da Casa José Luiz Mascaro (PT) não compareceu por problemas de saúde. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 18 de abril, a partir das 20 horas, no plenário da nova Câmara.

6 comentários:

  1. Por favor alguém pode me esclarecer ??
    Motorista que transporta aluno não faz curso de transporte coletivo escolar ? (não sei bem se é esse o termo usado ), o que sei que vem impresso ja diretamente na carteira de habilitação a atividade que pode ser feita pelo motorista e quando não aparece escrito "VEDADA ATIVIDADE REMUNERADA" o que é certo ter então pra transporte de alunos ??

    ResponderExcluir
  2. eleitor do nelsinho . disse voce esta de parabens não da molesa , as essas empresa que não tem responçabilidade, ponhando a vida de nossa crianças em risco nas mão de motorista sem doucumento obrigatorio para trasportar as crianças isto é muito grave e essas empresa tem que ser punidas e tirar elas fora da linha

    ResponderExcluir
  3. Para transporte de ALUNOS é nescessário que se faça um curso à
    Parte ,motorista de transporte ESCOLAR,tem habilitação diferenciada
    Kika

    ResponderExcluir
  4. A denúncia é grave e merece a investigação dos membros da camara. Essa denuncia não pode ficar somente na palavra do vereador. Acho que se a camara não agir poderá ser taxada de prevaricação. Afinal é uma denuncia onde o vereador deu detalhes do que ocorre com o transporte escolar. São crianças que estão sendo transportadas. O que diz o prefeito a esse respeito?

    ResponderExcluir
  5. ESSES DIA EU ESTAVA INDO PARA ARARAQUARA TRABALHA, QUANDO UM ONIBUS ESCOLA DA PREFEITURA AMARELO ME APODOU EU ESTAVA UM POUCO MAIS DE 100KH ESSE ONIBUS CREIO EU QUE TAVA ACIMA DA MINHA VELOCIDADE PARA ME APODAR CORRETO , SÓ QUE A HORA QUE O ONIBUS TAVA LA TRAZ ESCRITO VEOCIDADE MAXIMA 70 KH , ACHO QUE TA NA HORA DE TOMAREM ALGUMA PROVIDENCIA SE NÃO ACHO Q VAI ACONTECER ALGUMA COISA COM AS NOSSA CRIANÇAS , DETALHE" O ONIBUS ESTAVA CHEIO DE CRIANÇAS"

    ResponderExcluir
  6. Quem sabe na hora que acontecer uma tragédia , alguém toma providencia ou esperar né alguma autoridade tomar providencia pro responsável do transporte escolar sair com a velha desculpa ""AHH, EU NÃO SABIA .. EU NÃO VI "" é sempre assim , né !
    OBS: porque a Amarribo não ajuda com esse caso ?? ou será que não dará a repercursão que eles sempre gostam que dá para aparecer ?

    ResponderExcluir

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.