sábado, 2 de abril de 2011

Cidade | Com 1.134 casos de conjuntivite, Ribeirão Bonito muda hábitos nas missas

Campanha de conscientização está diminuindo avanço da epidemia

EPTV
 
Com 1.134 casos de conjuntivite, Ribeirão Bonito enfrenta uma epidemia da doença e, com isso, os hábitos dos moradores está mudando até nas igrejas. O abraço da paz na missa da igreja católica, por exemplo, agora é feito apenas com o olhar, sem aperto de mão ou abraço.
 
Ao todo, 10% dos moradores já pegaram a doença nas últimas semanas. A cidade já passou por uma epidemia de conjuntivite em 2003, mas ela foi menos intensa que a atual.
 
Somente nesta semana foram diagnosticados 62 casos. Na semana passada, foram 120 novos casos, o que indica uma desaceleração a doença.
 
Para a prefeitura, a campanha de conscientização surtiu efeito. Entre as medidas, está a disponibilização de álcool gel nas escolas e alertas pelas ruas com carro de som. 

Região
 
Em Araraquara, já foram confirmados 1.225 casos. Em Rio Claro, são 1.209. 

A doença
 
O vírus já foi detectado em várias cidades e pode ser transmitido por mãos, objetos, piscinas ou toalhas que tiveram contato com o olho contaminado.
 
Os principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos e lacrimejantes, inchaço do olho ou pálpebra, incômodo causado pela luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.