terça-feira, 19 de abril de 2011

País | TJ derruba liminar que garantia aposentadoria a Requião

Desembargador entendeu que o ex-governador teve direito à defesa junto à administração estadual, que cortou benefício

Luciana Cristo, iG
 
Foto: AE
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) derrubou a liminar que garantia o recebimento da aposentadoria de ex-governador ao senador Roberto Requião (PMDB-PR). Requião entrou na Justiça após o atual governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ter determinado o fim do pagamento do benefício para todos os ex-governadores do Estado após 1988.
 
A decisão no TJ-PR foi revista pelo mesmo desembargador que havia concedido a liminar a Requião na semana passada, Antonio Loyola Vieira. Depois de informações prestadas pela Procuradoria Geral do Estado, o desembargador entendeu que os ex-governadores tiveram direito à defesa junto à administração estadual, sem “risco imediato de lesão a direito do impetrante”.
 
Como o procedimento administrativo relativo às aposentadorias que foi aberto dentro do governo estadual ainda não foi finalizado, na prática o pagamento da aposentadoria ainda está valendo e pode ser feito neste mês. O valor é de mais de R$ 24 mil mensais.

Proposta na Assembleia
 
Os deputados estaduais do Paraná rejeitaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a aposentadoria vitalícia aos ex-governadores, na tarde desta segunda-feira.
 
Mesmo com 24 votos favoráveis, houve 12 votos contrários e 13 abstenções à proposta do deputado Mauro Moraes (PSDB). A Constituição Estadual estabelece quorum especial para apreciação de emendas à Constituição, que pressupõe pelo menos 33 votos favoráveis (três quintos dos membros do Legislativo) para que a mudança aconteça.
 
Segundo o líder do PMDB na Casa, deputado Caíto Quintana, que encaminhou pela rejeição da PEC, a representação é pertinente ao chefe do Poder Executivo, uma vez que governadores “precisam de uma segurança, após vários anos defendendo os interesses do Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.