Assaltantes fizeram cerca de dez pessoas reféns dentro de uma casa no Jardim Europa; nenhum policial se feriu na troca de tiros
Cláudio Dias, Araraquara.com
Foto: Cláudio Dias
Um roubo a residência na Rua José Roberto Fabiano, no Jardim Europa,  região próxima ao conjunto habitacional dos Cabos e Soldados, terminou  em uma tremenda movimentação policial, entre às 23 horas de sábado e os  primeiros minutos deste domingo. Três homens, todos armados e  encapuzados, entraram na casa e fizeram reféns em um churrasco. A  Polícia Militar foi avisada, fez um cerco e trocou tiros. Dois morreram e  um está preso.
Os três assaltantes - que ainda não tiveram os nomes divulgados -  aproveitaram uma fresta do portão aberto para entrar na casa. A família  fazia um churrasco. Havia cerca de dez pessoas lá dentro e uma  caminhonete estacionada na garagem. Encapuzados, os assaltantes foram  ingressando e fazendo reféns. "Eles só falavam que queriam os objetos -  celulares e carteiras - e que não iriam machucar ninguém", lembra o  morador, que pediu para ter o nome preservado.
"Achei que era brincadeira. Eu estava trocando um bebê com menos de  um ano e só vi que era verdade quando o meu cunhado avisou", conta uma  das vítimas. Todos ficaram sob a mira armada dentro da cozinha. Em meio  ao roubo, a mãe de uma das vítimas, que estava do lado de fora da  residência viu os assaltantes entrarem e foi pedir ajuda a um vizinho.  Rapidamente, ligaram ao disque 190, e um cerco foi montado.
"Foi bem rápido. Em minutos estava lotado de polícia aqui", destaca  um vizinho que presenciou toda a movimentação. Quando a PM chegou os  assaltantes evitaram sair pela frente e passaram e pular muros vizinhos.  O tenente Fernando Porto, do Comando de Força Tática, conta que os  policiais começaram a procurar pelos criminosos com base nas  características passadas pelas vítimas.
Um primeiro foi encontrado escondido em uma garagem na rua atrás da  casa invadida, na Rua José da Silva Peixoto. O jovem de 20 anos, morador  do Parque São Paulo, foi detido e estava desarmado. O revólver dele,  calibre 38, foi encontrado em um imóvel vizinho. A PM acredita que o  jovem tenha jogado a arma na fuga. Com o primeiro acusado detido as  buscas continuaram.
Um homem, identificado como Cristiano Afonso Batista, 25, entrou em  uma residência e tentou se esconder no quintal. Policiais militares o  encontraram e houve um primeiro confronto. O assaltante atirou e os  soldados da Rádio Patrulha revidaram. Cristiano chegou a ser socorrido,  mas morreu a caminho do hospital. Um segundo revólver calibre 38 foi  apreendido. Não foi informado em qual parte do corpo ele foi atingido.  Nenhum militar se feriu.
Minutos depois a PM continuava a procurar pelo terceiro ladrão. E,  segundo o major Otacílio de Souza, subcomandante do Batalhão da PM, o  acusado foi encontrado escondido em cima do telhado de outra casa no  mesmo quarteirão. O assaltante, identificado pelo amigo apenas como  Vagner, atirou primeiro usando uma pistola semiautomática calibre7.65.  Um sargento da Força Tática revidou. No segundo tiro, a arma do  assaltante deu problema e a munição travou. O policial atirou  atingindo-o na lateral do corpo.
O capitão Fábio Ricardo Ferreira, comandante da 3 Companhia de  Policiamento Militar, afirma que o acusado foi socorrido ao  Pronto-Socorro, mas também não resistiu ao ferimento. O jovem de 20 anos  foi preso em flagrante por roubo qualificado e porte ilegal de arma. A  PM informou que os dois acusados identificados já tinham passagem  criminal.
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.