Grupo divulgou vídeo da suposta violência na internet; advogado nega
Marcel Rofeal, da Redação
Foto: Marcel Rofeal/BMR
Três integrantes de um grupo são-carlense de defesa do Código Florestal acusam o presidente da 216ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Bonito, o advogado José Affonso Monteiro Celestino (foto da esquerda), de agressão durante palestra do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB) na noite da última quarta-feira (29), na SN Primavera Clube. O grupo registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia da cidade e divulgou um vídeo na internet, onde relata os acontecimentos.
Membros do Comitê em Defesa do Código Florestal, pouco antes do início do evento, distribuíram panfletos aos presentes com o posicionamento e os ideais do grupo, inclusive ao próprio deputado Aldo Rebelo. Neste momento, o presidente local da OAB chama um dos jovens e pede que o mesmo se retire. Outros dois integrantes do comitê também são retirados do salão e impedidos de assistirem à palestra. Segundo os ativistas, as agressões físicas teriam acontecido a partir daí.
Já na rua, os jovens ainda questionaram os motivos pelos quais foram expulsos do clube e tentaram autorização para que voltassem e acompanhassem a explanação do deputado. Em um trecho do vídeo divulgado nesta quinta-feira (30), o grupo está na entrada do evento argumentando com funcionários da subseção, afirmando que permaneceriam em silêncio durante a fala do parlamentar, o que foi em vão. Acionada pela organização, a Polícia Militar deslocou três viaturas para a ocorrência.
A pedido do trio, eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia local para o registro de ocorrência por agressão. Em uma página na internet, eles relatam o que teria acontecido em detalhes e afirmam que não tinham a intenção de causar tumultos ou manifestações. “Nós três comparecemos pacificamente”, ressalta Leandro Cruz, professor de História e integrante do grupo que teria sido agredido. A reportagem do BMR entrou em contato com o grupo, mas não obteve resposta.
Procurado pela nossa reportagem, o presidente da 216ª subseção da OAB, José Affonso Monteiro Celestino, disse, por telefone, que prefere não falar sobre o assunto, mas negou as agressões. Celestino ainda afirmou que não gostaria que houvesse manifestações durante a palestra e, por isso, convidou o grupo a se retirar do evento. “Você pode ver pelo vídeo que eu peço por favor”, disse. O assunto foi o mais comentado do dia em Ribeirão Bonito, principalmente nas redes sociais.
No Facebook, jovens de diversas localidades se manifestaram contra a expulsão do grupo de ativistas. “Vejam essas cenas lamentáveis”, classificou a integrante de uma entidade de Águas da Prata se referindo ao vídeo. “Ridículo”, disse uma jovem de Ribeirão Bonito. No Twitter, o assunto também repercutiu e causou indignação de muitos internautas. Em menos de doze horas no YouTube, o vídeo recebeu quase 300 acessos e foi compartilhado por dezenas de pessoas em diversos meios.
Vídeo: Divulgação/Comitê em Defesa do Código Florestal
Por favor, divulguem! Esta violação da livre expressão de idéias e do debate político não pode ficar ocultada, ainda mais em um evento promovido por uma instituição que se diz defensora da Constituição, da ordem jurídica do Estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social.
ResponderExcluirMas quanto exagero!!!!!
ResponderExcluirQue tumulto poderiam causar apenas 3 jovens? Mesmo porque o primeiro deles foi muito educado, logo no início ao falar com o deputado solicitando uma entrevista.
Distribuir panfletos agora é crime?
E cade a liberdade de expressão? Cade o direito constitucional de manifestação pacifica?
Num evento como esse, deve-se estar preparado para tudo, sem necessidade nenhuma de truculência.
Se ocorresse algum tumulto, após o início da palestra, ai sim, a segurança, políciais, deveriam cumprir seu papel de manter a ordem.
Mas, presumir que fariam tumulto? É muita pretensão né não?
ao que me onsta esse deputado veio para esclarecer a um grupo de convidados sobre esse futuro código floreltal e principalmente ao produtores rurais que são partes envolvidas nesse processo e não discutir o que está certo ou errado nesse relatório que já foi discutido, aprovado e agora está nas mãos dos senadores que serão responsáveis pela adequação desse relatório para uma futura aprovação ou veto por parte da presidente da República.eu acho que a oportunidade de discussão já foi ou ainda está em tempo, mas não aqui em Ribeirão mas em Brasilia.
ResponderExcluirMartelete disse.
Duas considerações:
ResponderExcluirPRIMEIRA: o Aldo disse que viajou o pais, conheceu produtores, foi na Esalq, no Ibamo, na Casa Branca, no Vaticano, em Cabul. Foi e conversou e quis ouvir a todos. Ou ele nao ouviu nada ou nao quis entender, porque é só buscar no youtube a quantidade de cientistas, empresarios, politicos que estao contra as ideias dele. Concluo o seguinte. O pais esta nessa merda que esta, e pode piorar ainda mais, porque muitos politicos acreditam saber medicina mais que os medicos, historia mais que os historiadores. Se ele é tao convicto no que fala, por que sofre tanta resistencia ? Por que tem tanta gente descendo o pau nele ? Os ideiais solicialistas ou comunistas se foram a tempos. Esse tipo de mentalidade nao existe mais. Nao tenho nada contra esse politico. Nunca votei nele e nunca votarei. A questao nao é pessoal. Apenas creio que se há resistencia, é porque coisas faltam ser tratadas ou esclarecidas. E nesse caso o debate é fundamental.
SEGUNDA: Nao conheço esse menino Marcel, mas parabenizo por ter autonomia e imparcialidade de publicar o lado de todos os envolvidos nessa palestra. Isso lhe dá credibilidade. Parabéns.
Valjean
Parabenizo marcel, e o anonimo logo acima, por expor com clareza as contradiçoes trazidas por aldo rebelo.
ResponderExcluirAo primeiro anônimo, lamento que ele seja mais uma vítima do belíssimo projeto de Brasília. Amigo, pra brasília eu não vou, ninguém vai..é longe de todas as grandes cidades do Brasil. Não podemos ir, então, às cidades vizinhas para conversar?!
abraço,
guilherme
Absurda a atitude dos organizadores ou seja lá quem tenha expulsado os participantes. Aldo Rebelo, imagino eu, repudiaria esta ação castradora da liberdade. Nao havia local mais apropriado para manifestações contra ou a favor do relatório feito por Rebelo. É inadmissível que uma pessoa que chega ao cargo de presidente de uma entidade representativa dos defensores do direito tenha uma reação tão autoritária. Ele não pode julgar a atitude dos jovens, muito menos condenar e executar a punição imediatamente, de acordo com seu bel prazer, por estar sentindo-se contrariado, ou por qualquer motivo que seja.
ResponderExcluirO STF recentemente reforçou o direito primordial de expressão livre. O presidente da OAB de Ribeirão Bonito está na contramão da história.
"Política" e "Políticos..essa classe e esse tipo de gente nôs enojam !!!!
ResponderExcluirEsse evento em minha opinião manchou o nome da cidade. A forma como foi organizado, excluindo-se os jovens, foi lamentável. E daí que os três jovens de São Carlos são contra o Código? Organizaram o evento para bater palmas ao deputado? Ou será que muitos dos que ali estavam estão "PENDURADOS" no Ministério Público por irregularidades ao Meio Ambiente? Vamos clicar os nomes de alguns deles no site do Tribunal de Justiça para sabermos se estão com pendências, aí sim saberemos a realidade da palestra. VERGONHOSO!
ResponderExcluirO Blog do Ronco não faz nenhum comentário da visita do Aldo Rebelo a Ribeirão Bonito. Por que? Só Dourado? Pelo que consta mais de 300 pessoas estiveram no Primavera Clube para prestigiar o evento. Se for por questão pessoal não se justifica, pois o "Estadão" não gosta do PT e do Lula mas diariamente está dando notícias deles. Já no Blog do Marcel (esse sim é imparcial) encontrei notícias do que de fato ocorreu, em detalhes. Parabéns ao Marcel.
ResponderExcluirEm tempo: No dia anterior ao do assalto a um Supermercado da cidade, ocorreu um furto de 15 cabeças de gado na propriedade do João Mascaro, no alto da serra, e nunhum orgão de imprensa noticiou.
Apesar de o lesionado ter feito dois Bs.Os., sequer a polícia compareceu no local (deve ser porque 500 metros é muito longe)para verificação dos fatos. Já o assalto ao Supermercado só faltou dar no Jornal Nacional.
Caro Jack Palance,
ResponderExcluirO Blog do Ronco cobriu a visita do Deputado Aldo Rebelo na cidade de Dourado, convidado que foi pelo Sindicato Patronal de Dourado na pessoa de sua Presidente Maria Helena Monteiro Bastos. A matéria está devidamente postada no blog. Não há nada de questão pessoal(de minha parte), o próprio Marcel, dono deste espaço,e mediador desta postagem, poderá dizer(eu autorizo) o recado que recebí através do próprio Marcel, o por que da minha ausência no evento de Ribeirão Bonito.
Mesmo não participando da cobertura de Ribeirão Bonito, a cidade foi muitíssimo bem representada no evento pelo jovem e competente Marcel Rofeal. Assim como você, caro Palance,tive conhecimento do evento, através da esclarecedora matéria postada pelo jornalista Marcel no seu Blog, local que sempre recebe minhas visitas e meus elogios.
Obrigado pelo questionamento e pela oportunidade
abraço
Ronco
Ao Marcel, parabéns por mais essa cobertura
Ronco
Aqui neste blog eu sei que é dado direitos iguais a todos, vc tem direito de respostas e perguntas, já em outros que se dizem tão imparcial infelizmente não !! É lamentável mesmo, sei que o comentário vai ser lido e vão se fazer de ofendidos. Um órgão que diz lutar pelos direitos da população peca ao entrar em coisas desse tipo.
ResponderExcluirtristeza disse
ResponderExcluirtive uma pequeno sítio tempos atras
onde tinha um pequena quantidade de vacas de leite de onde tirava o meu sustento mas as vacas pastavam perto do riozinho pois era bem pequeno,para não ficar com dividas por estar irregular com as lleis tive que vender essa terra para um grande fazendfeiro que ja tinha a reserva dele , se fosse plantar o que era preciso não ficva com nada então se foi tudo o que eu tinha e conhecia desde pequeno para pagar a dívida da multa, essa foi uma história que vive se repetindo com os pequenos, temos que mudar para a cidade e depois vemos trras sendo distribuidas para pessoas que nem delas irão cuidar
lamento demais
tristeza
Ok! Ronco,
ResponderExcluirNão vamos polemizar. Entretanto, com todo respeito, bato na tecla que a impardialidade é a alma da imprensa e os cidadãos têm o direito de receber informações honestas e claras e sem indícios de parcialidade.
parabens MARCEL pelo belissimo trabalho(parcial)que vem realizando,adoro seu bolg pq vc publica tds meus comentarios,ja os outros...(desconfiado)
ResponderExcluirCaro Jack Palance
ResponderExcluirRespeito sua opinião, mas não vejo onde fui parcial. Apenas não compareci a um evento por motivos que fugiram à minha vontade. Eu pergunto, se você recebesse um recado que não deixariam você entrar no evento, você iria? De mais a mais, não tenho nenhuma pretensão de cobrir todos os eventos que se realizam em Ribeirão e região. Faço o que posso dentro do possível em trabalho voluntário
mais uma vez, obrigado
Ronco
Lamentável a passagem do nobre deputado na nossa cidade.
ResponderExcluirMais uma vez o Sr. Aldo veio com suas "pegadinhas". Fui na palestra e posso dizer, ninguém comentou sobre o Código Florestal (que era o tema proposto). O que vi foi apenas uma "politicagem", um "lambe-lambe". E o pior de tudo, usaram a ignorância como escudo.
Porque nenhum deputado pensa em rever os incentivos que o governo dá aos pequenos produtores? Aos subsídios? As monoculturas?
Caro deputado, não esqueça que o senhor está no poder por causa do nosso voto. É o nosso representante.
Por favor, sejamos democráticos..
E, Marcel, parabéns pelo espaço.
Ass: Advogado
Realmente a Policia Civil de Ribeirão Bonito (que conta com apenas 01 Delegado, 01 Investigador e 01 Escrivão, além de Carcereiros que desempenham funções de policiais das carreiras mencionadas) prendeu integrantes de uma quadrilha que cometeu roubo (art 157) A MÃO ARMADA, subjugando o proprietário e funcionários de um Supermercado; assim como há meses prendeu uma quadrilha de furto de gado (art 155= subtrair coisa alheia SEM EMPREGO DE VIOLÊNCIA OU AMEAÇA) que agia na região (Rib. Bonito, São Carlos, Dourado, etc...); sendo que os furtadores logo foram libertados pela Justiça! Em nenhum dos dois casos o fator decisivo para as prisões foi a ida de policiais ao local onde ocorreram os fatos (Os Policiais Civis que esclareceram o roubo não estiveram no Supermercado)! A policia trabalha com investigação e informações e isso sim é importante para a elucidação de crimes! Entretanto há pessoas, conforme dito em comentário acima, que se julgam sabedores de medicina mais do que médicos! Sabedores de história mais que historiadores! e sabedores de investigação mais que investigadores! São uns verdadeiros sabichões! A tais pessoas informo que a partir de 05/06/2011, de acordo com uma nova lei, os furtadores (de gado, objetos etc..); mesmo quando pegos em flagrante delito, enquadrados no chamado furto simples (sem rompimento de obstaculos, etc..) não serão presos (pagaram fiança) e nem tampouco a Policia podera solicitar prisão preventiva contra esses! Então, quando alguém for vitima de furto e os autores não forem presos, não adianta falar mal da polícia! Foram legisladores (Deputados e Senadores) que fizeram essa nova "lei"; tais politicos receberam votos da população para serem eleitos! Falar mal da polícia é fácil! Votar com responsabilidade e cobrar postura daqueles que elegemos é o que se espera de um cidadão!
ResponderExcluirAbraços!
P. Charlie!
Tudo bem. Está explicado. Se não adianta prender ladrões de gado porque serão imediantamente soltos, então não se questiona mais o assunto. Quanto aos políticos já sabemos há muito que estão lá apenas por interesse deles e não do povo. Fazer o quê. "E la nave vá"
ResponderExcluirestou acompanhando os 2 comentários acima, mas se a Polícia está reduzida nesta cidade, nós que pagamos os impostos para nossa segurança. não temos nada com isso,
ResponderExcluir