quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cidade | Poder Executivo de Ribeirão Bonito convoca sua 1ª Conferência Municipal da Juventude

Evento será realizado nesta sexta-feira (2) no plenário da Câmara

Marcel Rofeal, da Redação - Atualizado às 20h00

Foi convocada no último dia 29 de julho, através do Decreto Municipal n° 2091, assinado pelo prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga (PPS), a I Conferência Municipal da Juventude de Ribeirão Bonito, marcada para a manhã desta sexta-feira (2) no plenário da Câmara Municipal. A organização do evento compete ao Poder Público, através dos Departamentos de Esporte e de Cultura, Lazer e Turismo, atendendo às normas do Governo Federal, porém, gerou polêmica na cidade.

Em nota divulgada em uma página da Amarribo Júnior na rede social Facebook, a forma como foi conduzida a organização “não dá legitimidade ao processo da Conferência”. A entidade retirou seu apoio ao processo e teria ingressado com o pedido de anulação do mesmo, informação desmentida pela presidente da entidade, Nicole Verillo. Segundo o Regimento do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), uma Comissão Organizadora Municipal (COM) deveria ser formada por membros do Poder Público e da sociedade civil, e a própria Amarribo Júnior indicou cinco jovens para a COM.

Ainda segundo a nota, a Amarribo Júnior solicitou à administração que enviasse os nomes de seus representantes, assim como uma reunião da Comissão para que fosse definida a programação. “Não foi dado por parte da Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito qualquer retorno referente a isso”, diz um trecho do documento. No entanto, os convites foram enviados às organizações e instituições que atendem os jovens da cidade na última terça-feira (30).

De acordo com o diretor Antonio Augusto Lázaro, do Departamento de Cultura, Lazer e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Bonito, todo o processo de organização do evento seguiu as determinações do Governo Federal. Segundo ele, os convites foram distribuídos com antecedência, mas algumas instituições receberam a notícia de que a conferência teria sido cancelada. Sobre a anulação, Lázaro declarou: “Nula ou não, nós vamos realizar nossa Conferência amanhã”.

O BMR acompanhará a I Conferência Municipal da Juventude de Ribeirão Bonito e trará todas as informações e detalhes da polêmica amanhã.

Programação


A I Conferência Municipal da Juventude de Ribeirão Bonito será realizada no plenário "Vereador Emygdio Lucato", na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (2), a partir das oito horas da manhã. Os temas abordados são: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Municipal; Plano Nacional de Juventude - Prioridades 2011 a 2015; Articulação e Integração das Políticas Públicas da Juventude. Para palestrar, foi convidada a Terapeuta Ocupacional e Doutora em Educação, Patrícia Leme de Oliveira Borba.

11 comentários:

  1. 6a feira, 9 horas da manhã?

    É prá não ir ninguém mesmo né não?

    E cadê a programação? Quem serão os palestrantes?

    Me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante se o diretor Antonio Augusto Lázaro desse pelo menos uma lida no Regimento Interno da Conferência, conforme as regras do Governo Federal. Se o fizesse iria verificar que o processo de organização não foi correto e que a Conferência sequer cadastrada foi.
    Qualquer um que faz a leitura consegue checar essa informação, até uma criança de 10 anos de idade, recém alfabetizada.
    Nicole Verillo

    ResponderExcluir
  3. Aproveito para esclarecer que a AMARRIBO Júnior não entrou com pedido NENHUM de anulação da Conferência. Não sei de onde foi tirada tal informação. Apenas não concordamos com a forma que o processo foi organizado, que não é de acordo com as normas e regimentos do CONJUVE.
    Nicole Verillo

    ResponderExcluir
  4. Lamentável mesmo! A AMARRIBO e AMARRIBO Jr, que são exemplos de participação e mobilização social, deveriam ser motivos de orgulho para cidade! Essa atitude da prefeitura de descaracterizar a Conferência é claramente um retrocesso democratico! AMARRIBO e AMARRIBO Jr vocês tem todo meu apoio, não desanimem e continuem nos inspirando e nos ensinando a ser cidadãos!

    ResponderExcluir
  5. Até nisso a AMARRIBO quer mandar! O POVO não tem mais querer? O que significa mais do que nunca que o POVO se sente ameaçado, mas de mãos amarradas... Que pena!

    ResponderExcluir
  6. Ridículo mesmo!!! Mas a posição da Amarribo Jr retirando seu apoio é exemplar!!! Sem participação da própria comissão nas decisões não há conferência!

    ResponderExcluir
  7. Realmente o horário está muito 'acessível' devido a ser uma reunião de grande 'importância' e ser realizada as 8 da manhã.

    A Reunião é feita para os jovens, logo que todos os jovens deveriam estar na escola nesse horário.

    O mais interessante é que a comissão organizadora recebeu o convite para a o evento já planejado, isso mostra a falta de organização e a desorientação sobre algo que era pra ser muito importante.

    Aos jovens que não ficaram sabendo, agradeçam a prefeitura por ter organizado tão bem todos os detalhes.

    Lamentável.

    Alexandre Passarelli

    ResponderExcluir
  8. Boa iniciativa da Amarribo Jr. de tratar o assunto e expor os acontecimentos. Mostra a transparência que a prefeitura não teve!

    ResponderExcluir
  9. É lamentável tanto descaso com um evento tão importante como esse, que a AMARRIBO Jr. estava correndo atrás para ser muito bem realizado. Mais uma vez, é a população que sai perdendo...
    Beatriz Aliberti da Conceição

    ResponderExcluir
  10. Marcel, em nada me admira a atitude infantil tomada pela AMARRIBO Júnior. Será que tudo o que ocorre no Município, em relação aos jovens, deve passar pelo aval da AMARRIBO Júnior??? Acho que isso se trata de uma forma de TOTALITARISMO dentro de uma DEMOCRACIA, visto que escolas foram consultadas, foram enviados convites as mesmas, foi lido o Regimento da CONJUVE ao início da Conferência, demonstrando legítimidade ao evento. Porque membros da AMARRIBO Júnior saem dizendo aos jovens do Município que não haveria mais a Conferência??? Apenas por não ter seu nome como um dos organizadores??? Fico triste pois na minha época nunca tivemos oportunidades, e hoje, ao invés de incentivar a participação, temos uma organização, que se propõe a ajudar a inserir jovens na sociedade, trabalhando contra uma Conferência de suma inportancia à essa juventude tão carente e alienada que possuimos hoje. Acho incrivel jovens acharem que o dia e o horário eram impraticáveis. Sexta-feira, último dia de trabalho/estudo da semana é um dia ruim??? Parecem Deputados e Senadores que não querem trabalhar as segundas e as sextas. As 9:00 Hrs é um horário ruim??? Imagine que após crescerem, 90% ou mais dos trabalhadores desse país, tem que acordar as 5:00 Hrs pra entrar as 7:00 Hrs no trabalho. É uma pena que jovens instruidos sejam tão totalitários a ponto de trabalharem contra a oportunidade dada aos jovens de participarem de algo que beneficia a eles próprios. Realmente Marcel, mais uma vez, é a população que sai perdendo...

    ResponderExcluir
  11. Cidadão de Ribeirão(não sou jovem)3 de setembro de 2011 às 18:12

    Na minha ótica, vejo que poderiam unir o útil ao agradável. Em reunião na sede da Amarribo, o Prefeito assuniu alguns compromissos com jovens que ali estavam. O prefeito cumpriu? É bom que seja revista a ata daquela reunião. O que o prefeito teria dito aos jovens da Amarribo Junior quanto a essa convocação? É bom saber. Houve alguma tratativa quanto a essa questão com os jovens da Amarribo Junior? É bom saber? Por que os jovens da Amarribo Junior estão chateados? É bom saber. Quanto maior o número de jovens envolvidos, melhor. Acho não se trata de querer mandar e sim somar. Falar e comentar sem saber o que o ocorreu poderá levar a conclusões precipitadas. A Consocial está por aí, esperamos que isso não atrapalhe. O prefeito assumiu alguns compromissos com a Consocial perante várias autoridades. Esperamos que não seja feito nada que impeça a participação de um maior número de participantes. Penso que o prefeito poderia ter capitalizado melhor esa reunião com os jovens, ouvindo a todos os seguimentos. Parece que não foi isso o que ocorreu. É uma pena.

    ResponderExcluir

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.