quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cidade | Jornalista é ameaçado de morte em Ribeirão Bonito

Político da cidade teria sido o autor; caso ganhou grande repercussão

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Foto: Marcel Rofeal/BMR
O jornalista e radialista Pedro Sergio Ronco, responsável pelo Blog do Ronco, registrou um boletim de ocorrências no início da noite desta terça-feira (20) após ser comunicado, por telefone, que estaria sendo ameaçado de morte por um político de Ribeirão Bonito. Conselheiro da organização não governamental Amarribo Brasil, Ronco divulgou o caso em nota publicada em seu blog pouco depois das seis horas da tarde. As ameaças repercutiram em meios de comunicação e nas redes sociais.

De acordo com Sergio Ronco, um conhecido o alertou em telefonema por volta das 18 horas. Segundo o relato, um político estaria conversando com um grupo de populares quando teria dito, por diversas vezes, que iria “acabar com a vida” do jornalista. Ainda pelo relato, o fato ocorreu entre 16 e 17 horas. Imediatamente, Ronco acionou as autoridades policiais da cidade de São Carlos e contatou o Conselho de Administração da Amarribo Brasil, além de amigos e colegas, e o próprio irmão, o radialista Pedro Luiz Ronco, da Band FM.

Após a divulgação de nota no Blog do Ronco, o jornalista abordou o assunto em edição extraordinária do programa “Amarribo e a Comunidade” na Rádio BJ FM. O caso ganhou repercussão com a reprodução da nota pelo BMR e pelo portal de notícias “São Carlos em Rede”, da vizinha cidade de São Carlos. Nas redes sociais, o assunto também foi discutido. Pelo Facebook, diversas manifestações em repúdio ao que os internautas classificaram como “covardia”. Autoridades e personalidades se manifestaram em solidariedade ao jornalista.

Nota do Blog: É lamentável que ainda exista quem se utiliza desta arma (ameaça) numa tentativa de calar a voz dos profissionais de comunicação. A equipe do BMR, que passou por episódio semelhante no início do ano, se manifesta em apoio ao amigo e parceiro Sergio Ronco.

10 comentários:

  1. É mais que lamentável.
    Os políticos são pessoas públicas e como tal estão sujeitos a críticas, comentários positivos ou negativos.
    Se querem elogios, agradecimentos, façam por merecer
    Realizem um bom trabalho, fiscalizando o executivo, elaborando projetos que tragam benefícios à população.
    A imprensa tem todo o direito de expressar sua opinião, de denunciar, ela tem obrigação de informar a sociedade.
    O político que não aceita isso e parte para ameaças pessoais não conhece as regras do jogo.
    É como dizem na Net.
    Não sabe brincar? Então não desce pro play.

    ResponderExcluir
  2. Marcel, aquele que faz jornalismo imparcial não recebe esses tipos de ameaça. Quando o jornalista é parcial, passa a militar em causas pessoais, esse é o risco que ele corre.
    O Sr. Sérgio Ronco não é parcial, é muito parcial. Ele é daquela turma que diz "Aos meus amigos nada, aos meus inimigos o rigor da Lei".
    José Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Marcel
    diz o ditado cao que ladra nao morde, no entanto e bom ficar atento.
    Quem faz essas ameaças so pode ser um canalha, infelizmente Ribeirao Bonito continuara aparecendo na midia pelas coisas ruins ( note que sempre tem algo a ver com a AMARRIBO)........

    JUCA DE ASSIS

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Marcel. A maneira correta é essa, a divulgação. Tomem as devidas precauções e, sempre, avisem as autoridades policiais. No caso do meu irmão Sergio, já estamos tomando todas as providências necessárias.
    abraço
    Pedro Luiz Ronco

    ResponderExcluir
  5. Tem gente que nunca ouviu dizer de ameaças a jornalistas? Mal informado, o próprio Marcel as recebeu também. Um outro jornalista que trabalhou na Amarribo, aconteceu o mesmo. A verdade é que o alvo JORNALISTAS são os prefeiridos, pois é através um profissional da imprensa, na maioria das vezes, que ficamos sabendo da barbaridades. S

    ResponderExcluir
  6. Isso não acontece soemnte em Rio Bonito, o fato é rotineiro. Acontece que no Estado de São Paulo, a proteção é maior, pois a imptrensa é unida. Quando você tem contato bom com colegas da imprensa, a nota corre o país, é o caso em questão. Dessa forma, se algo ocorrer, caem que nem abelha do ameaçador. Acho que é assim que deve ser feito, porém no Norte e Nordeste, a coisa não funciona derssa maneira.

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE ENTENDER MELHOR O CASO,O QUE FOI ANUNCIADO É QUE UMA PESSOA OUVIU E LIGOU PARA O RONCO,ISSO PRA MIM NAO É AMEACA,POIS O SUPOSTO POLITICO NAO LIGOU E AMEACOU PELO QUE EU ENTENDI.TUDO ISSO PRA MIM É TEMPESTADE EM COPO DE AGUA,ESSA MINHA OPINIAO.JUDAS

    ResponderExcluir
  8. Ribeirão Bonito urgente24 de dezembro de 2011 às 10:00

    Entenda então:
    Uma pessoa ligou para o Ronco dizendo que ouviu uma conversa em onde estavam 5 pessoas.
    De repente a conversa desviou para a ameaça, foi quando o político fez a referida ameaça e repetiu por várias vezes que iria acabar com a vida do Ronco.
    Pelo que entendi, o Ronco sabe quem é a pessoa que ligou para avisar, pois a pessoa teria se identificado e sabe quem são as 5 pessoas que estavam na conversa.Pergunto: será que não tem gravação do fato? Ouvi tb que tem pedido de quebra de IP.
    Tem informação que a investigação está bastante adiantada e rápida por conta de outros fatos apresentados por outras pessoas que vão no mesmo sentido.
    Quem tem que achar se é o u não ameaça é a policia. A verdade é que repercutiu, queiram ou não.

    ResponderExcluir
  9. judas disse:entendi o caso,mas na minha opinião isso é fofoca e não ameaça.

    ResponderExcluir
  10. Diante de toda essa materia,o que mais gostei foi foto do SERGIO,lindoooooo,que presente de natal hein.gata bakana

    ResponderExcluir

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.