Audiência pública reuniu cerca de 40 pessoas nas Malvinas
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Ribeirão Bonito ganhará uma nova unidade de saúde nos próximos meses, segundo anunciou o prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga em audiência pública na noite desta quarta-feira (30) no salão do Centro Comunitário “São Francisco de Assis”, no conjunto habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan”. A reunião, marcada com o intuito de discutir a Saúde do município com moradores, contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre elas médicos, agentes de saúde, a diretora de Saúde, o prefeito e dois vereadores.
O evento foi aberto pela diretora municipal de Saúde, Maria Eliza Alboleia, que explanou sobre o objetivo da reunião e lamentou o pouco número de populares presentes. Maria Eliza ainda aproveitou para falar sobre a viagem que fez a Brasília com o prefeito Paulo Veiga na última terça-feira (29), quando estiveram em um evento com diversos prefeitos, governadores e o Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha. A surpresa, no entanto, Alboleia deixou para que o prefeito contasse logo na sequência, apenas adiantando que houve a assinatura de um termo de parceria com o ministério.
Segundo o prefeito Paulo Veiga, o novo plano apresentado na solenidade em Brasília previa, entre outras, a liberação de recursos para a construção de novas unidades de atendimento básico. Veiga anunciou que Ribeirão Bonito seria contemplado com cerca de R$ 500 mil para a construção de um novo posto de saúde, moderno e amplo, para atender aos usuários do PSF – Programa de Saúde da Família – “Irmãos Bernardi”, localizado no conjunto habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan”, o popular bairro Malvinas II.
Ainda de acordo com Veiga, para que esse termo de parceria fosse firmado e as verbas fossem liberadas, seria necessária a realização de audiência pública e a solução de problemas apontados, sendo um deles a ausência de médicos nos postos de saúde em horário de atendimento. Segundo o prefeito, foi determinado pelo ministério que as administrações municipais fixassem na entrada das unidades um cartaz com os horários de atendimento de cada médico, possibilitando que os próprios usuários possam perceber e denunciar o não cumprimento de horário pelos profissionais.
Falta de participação popular
A presença de apenas 40 pessoas na reunião foi muito mencionada pelos presentes. “Pelo número de pessoas que vieram, acredito que a Saúde do nosso município está boa”, disse o prefeito Paulo Veiga ao iniciar sua fala. “Se ela [Saúde] estivesse horrível, aposto que estava cheio aqui”, prosseguiu. Uma munícipe também criticou o baixo número de populares presentes e foi além, destacando que apenas os vereadores Benedita de Oliveira e José Baldan se fizeram presentes, representando o Legislativo. Durante toda a terça-feira (29), um carro de som anunciou a realização do evento na cidade.
Marcel se não estou enganada, o Zé Luiz levou mais de 50 pessoas na Câmara e ninguem foi intimado a ir, foram porque quiseram ir e o Prefeito está enganado, a saúde não vai bem, o povo é que não aguenta mais tanta promessa.
ResponderExcluirMaria
Nem fiquei sabendo.
ResponderExcluirAqui não passou carro de som não. E, além disso, como participante do Conselho Municipal de Saude, eu deveria ter sido informada, por telefone, por e-mail, por sinal de fumaça, seja lá o que for,
Me desculpem, a população naõ participa muito mesmo, mas a divulgação desses eventos deixa muito a desejar.
Bom dia!
ResponderExcluirA presença da população foi pouca , porque muita gente não sabia , foi mal divulgado porque não colocaram carro de som convidando a população ou só colocam carro de som para coisas desnecesaria.
Talvez a falta de participação popular seja porque todos estão desacreditados da democracia neste município... Veja só: a prefeitura contratou uma Empresa para realizar a Reforma Administrativa, mexer com a vida de 350 funcionários e ninguém foi ouvido, nem pode dar sugestões, nem foi consultado...
ResponderExcluirO Matheus fez uma reunião geral e disse que faria reunião por segmentos, para melhor esclarecer as alterações do funcionalismo público... mas até agora nada!
Esta Reforma já está sendo encaminhada para o Executivo e talvez para o Legislativo. Parece que há uma pressa de se votar isso antes do período eleitoral!!!
Caro Marcel, por que vc não faz uma reportagem sobre esta reforma, entreviste o Prefeito, o Matheus, os Diretores de Departamento, os Vereadores e alguns Funcionários de cada segmento para que as coisas fiquem melhor esclarecidas.
Caros vereadores, por favor, leiam esta reforma com muito cuidado, levem o tempo que for preciso, não se deixem ser pressionados, estas alteraçoes são pra vida toda, e pensem nas 350 famílias, em seus planos de previdência, fgts, aposentadoria, salário, etc...
Fica aqui pra vcs a sugestão!!! Se que que podemos acreditar na Democracia!!!
Marcel, se a "Saúde" no Município estivesse boa, não teríamos problemas na Santa Casa, nem referente ao Pronto Socorro, o Pediatra do CEM, contratado por licitação, trabalharia corretamente e não nos dias escolhidos por ele, isso sem falar quando ele liga dizendo que não virá (e pior ainda, pode pesquisar Marcel, ele recebe integralmente os pagamentos dele, mesmo quando não vem, como no início de Novembro, não existe um desconto no pagamento efetuado à empresa que presta o serviço, uma vez que ela tem que por outro no lugar do que faltou, ou o serviço não pode ser considerado prestado), nem a ambulância funcionando como transporte público, etc etc etc. Como pode a "Saúde" estar bem Sr. Prefeito com todos os problemas que ela apresenta? Espero que os problemas sejam vistos de maneira realista e que se preocupem em melhorar realmente a "Saúde", que não fiquem apenas maquiando a realidade dizendo que "Pelo número de pessoas que vieram (à reunião), acredito que a Saúde do nosso município está boa". Espero que a população veja esses R$ 500.000,00 muito bem aplicados, e não sendo desviados nessa época de eleição.
ResponderExcluirAntonio José.
vamos construir mais um psf, dar mais empregos aos amigos enquanto isso no psfs que ja temos falta remedio ate para dor de barriga. O melhor seria fazer a reuniao no cemiterio, la com certeza nenhum dos habitantes reclamaria da SAUDE EM RB.
ResponderExcluirquando tem concurso público ninguém coloca carro de som. pra que mais unidades de saúde se não tem médico? o nome já diz tudo: CEM: cem remédio, cem médico, cem aparelho de raio x ....
ResponderExcluirCom relação ao pediatra contratado, gostaria de saber porque só ele não chega nunca no horário como os demais médicos...tá sempre atrasado...
ResponderExcluirMaria da Graça