De acordo com Marcelo Lollato, inauguração virou motivo de apostas
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Diante do Capitão da Polícia Militar, do Delegado de Polícia e da presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Guarapiranga (AMAG), Marcelo Lollato, ajoelhou-se para implorar pela inauguração da base da PM no distrito, a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito. Jornalista, ele cobrou o compromisso firmado em maio pelo Tenente-Coronel Jackson Justus com moradores de Guarapiranga.
O episódio chamou a atenção dos presentes à reunião ordinária do mês de março do Conseg, realizada na noite desta segunda-feira (12) no salão da Igreja de São José, no Jardim Centenário. Lollato revelou que há uma aposta no distrito, valendo duas cabeças de gado, sobre a inauguração da base. Segundo ele, a AMAG se tornou alvo de “chacota” em Guarapiranga e um político local teria afirmado que sairia às ruas completamente sem roupa caso a base fosse inaugurada.
A implantação da base comunitária de policiamento distrital em Guarapiranga foi anunciada na noite do dia 9 de maio de 2011. Durante reunião do Conseg no salão da Igreja de São João Batista, no distrito, o Tenente-Coronel Jackson Justus, então comandante do 38° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), se comprometeu a entregar a unidade em até quatro meses. Cerca de 30 moradores do distrito ribeirão-bonitense estiveram na reunião.
No dia 1° de agosto, o Executivo apresentou ao Legislativo o projeto que permitiria a assinatura do convênio entre o Município e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), visando à instalação da base. Em votação, o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos dos vereadores. Diversas questões burocráticas vieram na sequência, o que impediu o cumprimento da promessa de inauguração no mês de setembro.
Respondendo ao apelo de Lollato, o Capitão Luiz Alberto Andrade de Almeida, comandante da 2ª Companhia do 38° BPM/I, afirmou que falta apenas a formalização do convênio. Segundo Andrade, que está no comando interino do 38° BPM/I, o policial que ficará responsável pelo distrito de Guarapiranga por 24 horas, sete dias na semana, já é conhecido e encontra-se em Ribeirão Bonito. O Capitão ainda explica que a documentação foi reencaminhada à SSP.
Em tom de brincadeira, Andrade disse que irá cobrar os bois que foram prometidos pelo político de Guarapiranga e que, caso ele negue, o nome deveria ser revelado. “Pelo menos o boi para o churrasco nós temos”, brincou o Capitão. O PM ainda completou que a falta de uma assinatura provocou o retorno da papelada a Ribeirão Bonito, mas que não era a dele e nem a do prefeito. Pronto, o prédio aguarda a solução das pendências burocráticas para ser entregue.
Um comentário:
quando tiver o churrasco e o polítco
pelado me chamem que eu vou !rsrs
parabéns povo do conseg
abração
Ines
Postar um comentário