Cerca de 50 pessoas acompanharam o evento na unidade da faculdade em Ribeirão Bonito, na manhã deste sábado (31)
Celso Luís, de Ribeirão Bonito
Foto: Celso Luís/BMR
A Trevisan Escola de Negócios realizou um seminário sobre gestão do Esporte em sua unidade de Ribeirão Bonito na manhã deste sábado (31). Cerca de 50 pessoas acompanharam o evento, que contou com três palestras. Entre os presentes estavam secretários de esporte de cidades da região, dirigentes, atletas e munícipes em geral.
Por volta das 9h, Fernando Trevisan, consultor da instituição em gestão esportiva, abriu as apresentações. Primeiramente, ele falou um pouco sobre o curso oferecido pela faculdade, que atua há dez anos na área e já formou 400 alunos. Trevisan também fez um resumo da área de administração do esporte, suas atribuições e desafios.
O consultor mostrou dados da “indústria do esporte”. Esse mercado, que começou a se profissionalizar na década de 1980, movimenta 2% do PIB brasileiro. Trevisan afirmou que o Brasil vive uma “década de ouro” no setor, principalmente com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Os investimentos no mundial de futebol no país chegarão a R$ 32,5 bilhões.
Segundo o palestrante, os grandes desafios do Brasil nesses eventos são o transporte, os estádios e os custos e a gestão eficiente das construções após suas realizações (legado). “O principal desafio é a gente fazer um evento de sucesso, que atenda de forma qualificada os turistas, mostrando que o país sabe gerenciar um grande evento e que, com isso, a gente consiga posicionar o Brasil como grande potência também no turismo”, disse.
Logo depois, Valquírio Cabral Júnior, diretor comercial da Lupo e vice-presidente da Ferroviária, explanou sobre a empresa araraquarense, onde trabalha há cerca de 30 anos. A Lupo foi fundada em 1921, à época fabricando apenas meias. Hoje oferece também cuecas, pijamas, lingeries, blusas, mochilas, entre outros produtos, e tem uma marca esportiva: a Lupo Sport. Há dois anos, ela confecciona uniformes (os times de futebol Portuguesa, Guarani, ABC-RN, São Caetano e Ferroviária são alguns exemplos).
Valquírio também expôs alguns dados do marketing esportivo brasileiro e mostrou exemplos de sucesso da própria Lupo, como as campanhas com o jogador Neymar e quando a marca patrocinou o uniforme do Corinthians em um clássico contra o Palmeiras, em 2009, jogo em que Ronaldo marcou seu primeiro gol pelo time alvinegro. Segundo ele, a empresa foi a primeira a incluir sua logomarca em calções e barra das camisas.
O diretor da empresa afirmou também que, apesar de estar atrasado em relação a outros países, o marketing esportivo brasileiro vem crescendo. Mesmo com o futebol recebendo maior investimento e sendo uma paixão nacional, os outros esportes não foram esquecidos. Valquírio citou patrocínios da marca a equipes profissionais de basquete e vôlei em Araraquara.
O último palestrante foi o advogado Cristiano Caús, que abordou o tema Direito Desportivo. O funcionamento da legislação esportiva e os vínculos empregatícios e desportivos dos atletas com os clubes foram os principais assuntos tratados. Alguns casos foram citados e debatidos com o público presente, como o do jogador Adriano, que saiu do Corinthians após baixa produtividade (o clube alega justa causa), e o de Oscar, disputado judicialmente entre São Paulo e Internacional.
“O objetivo do seminário foi divulgar nossos programas de formação e desenvolvimento de gestores para o esporte também aqui no interior de São Paulo, já que agora a gente tem um programa semipresencial, o que permite que o pessoal do interior faça o curso. Há espaço para qualificação do setor em Ribeirão Bonito ou na região toda”, afirmou Fernando Trevisan.
Nota do Blog: Mais informações sobre o curso de gestão esportiva podem ser adquiridas no site oficial da Trevisan Escola de Negócios.
Nota do Blog: Mais informações sobre o curso de gestão esportiva podem ser adquiridas no site oficial da Trevisan Escola de Negócios.
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