Danilo Rosa de Moraes foi ordenado pelo bispo diocesano na Matriz
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Três horas de pura emoção marcaram o início do ministério do mais novo padre ribeirão-bonitense. Danilo Rosa de Moraes recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem na noite da última sexta-feira (4), em celebração solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Sergio Machado, na Igreja Matriz de Ribeirão Bonito, que ficou completamente lotada por fiéis, amigos, religiosos e familiares do então diácono.
A missa seguiu o cerimonial tradicional até o momento da homilia, quando Dom Paulo passou a falar dos sentimentos que trazia consigo. Entre eles, destacou a incerteza, mas ressaltou a confiança de que Danilo seja um bom sacerdote. Na sequência, teve início o rito de Ordenação com a Apresentação do Eleito. “Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero, diácono Danilo Rosa de Moraes”, disse o padre Valcir Rodrigues Coelho.
O pedido de ordenação foi feito pelo pároco de Ribeirão Bonito, padre João Francisco Trovilho Morales, ao bispo: “Reverendíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede que ordenes para a função de presbítero este nosso irmão”. Dom Paulo o questiona: “Podes dizer-me se ele é digno deste ministério?”; e Morales responde que, após ouvir o povo de Deus, “dou testemunho de que foi considerado digno”.
“Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado”, finaliza Dom Paulo. O bispo e o futuro sacerdote iniciam um diálogo, onde Danilo respondeu a cinco indagações e prometeu respeito a Dom Paulo Sergio e seus sucessores. Durante a ladainha, Danilo prostrou-se perante o altar, uma forma de reverenciar-se a Deus.
Danilo ajoelhou-se diante do altar logo em seguida, onde o bispo e 26 padres impuseram as mãos sobre ele. Para a Igreja Católica, este é o momento mais importante da cerimônia, pois é o exato momento em que o diácono assume a condição de presbítero. Todos os padres retornam aos seus lugares com a mão direita voltada ao novo sacerdote para a Prece de Ordenação, a Oração Consecratória.
Já padre, Danilo foi revestido com a estola e a casula pelos padres Morales e Cristian Capelatto, seu amigo desde o seminário. As mãos do neo-presbítero foram ungidas com o óleo do Crisma e amarradas pelo bispo. Levado até sua mãe, que desatou os nós, padre Danilo a abençoou e apresentou suas mãos à assembleia. Recebeu o cálice e a patena, usados na Consagração, e foi saudado pelos padres, diáconos e seminaristas presentes.
A celebração retomou o cerimonial tradicional com a Liturgia Eucarística e os Ritos de Comunhão. No término da solenidade, Danilo agradeceu à família, aos amigos que o incentivaram a seguir na caminhada e o apoio de toda a comunidade, especialmente à Pastoral Vocacional e ao pároco João Morales. Emocionado, se recordou dos avós e finalizou incentivando novas vocações, dizendo que “a Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja”.
Pelo menos 500 pessoas acompanharam a cerimônia dentro da Igreja Matriz e outras 200 assistiram à celebração por um telão instalado na Barraca da Festa. Após as bênçãos do e ao novo padre, a missa chegou ao fim. Nas dependências da Sociedade de Natação Primavera Clube, onde foi oferecida uma recepção, padre Danilo Rosa de Moraes recebeu os cumprimentos e presentes da comunidade.
Nota do Blog: Confira algumas imagens da cerimônia, de autoria de Festas & Cia, clicando aqui. O álbum está sendo atualizado com novas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário