sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições 2012 | Administrações da última década – Parte 3

Ribeirão Bonito avança em quase cinco anos do governo de Paulo Veiga 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Reprodução/BMR
O Blog Marcel Rofeal encerra nesta sexta-feira (21) a série de três reportagens especiais sobre a última década na política de Ribeirão Bonito. A primeira reportagem, publicada na quarta-feira (19), trouxe a deposição de um prefeito e o início da recuperação do Município, mergulhado em dívidas. Ontem, a reportagem resumiu a administração Rubinho e Paulo Veiga. Na última reportagem, traremos uma retrospectiva do governo de Paulo Veiga. 

  • Out./2008: Com quase 60% dos votos válidos (3.754), Paulo Antonio Gobato Veiga (PPS) é reeleito prefeito de Ribeirão Bonito – ele estava no cargo desde o dia 6 de março. Outros três candidatos disputaram o pleito do dia 5 de outubro: Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato recebeu 21% dos votos válidos; José Eraldo Chiavoloni obteve por volta de 16%; e Ana Maria Nepomuceno Cintra teve 3% dos votos válidos.
  • Mar./2009: Após a pavimentação e iluminação da Avenida da Saudade, foram reinaugurados o terminal rodoviário “Prefeito Luís Caron Celestino” e o estádio municipal “Tonico Varella”. Foram concluídas as obras de recapeamento na via de acesso Domingos Caron, na entrada da cidade, e na rodovia vicinal George de Almeida Freitas, que liga Ribeirão Bonito ao distrito de Guarapiranga. Novas lombadas foram instaladas no Centro da cidade.
  • Jun./2009: Foram inauguradas as novas dependências do Pronto Socorro Municipal e da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Bonito. Foram entregues nove residências no conjunto habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan”. Denúncias de possíveis irregularidades no processo licitatório da limpeza pública foram protocoladas na Câmara Municipal, onde foram arquivadas meses depois. Houve mudança no departamento de Governo.
  • Dez./2009: Uma ambulância, duas peruas escolares e um ônibus circular adaptado para cadeirantes foram adquiridos com recursos próprios e um micro-ônibus escolar adaptado para cadeirantes foi obtido em parceria com o governo federal, somando seis novos veículos na frota municipal. Foram iniciadas as obras de duplicação da via de acesso Domingos Caron. Pela primeira vez na história, o Município encerrou o ano sem dívidas com fornecedores e com cerca de R$ 6 milhões em caixa.
  • Jul./2010: De março a julho, foi inaugurada a escola municipal de educação infantil (EMEI) “Prof.ª Lúcia Jair Lucato” e a Prefeitura adquiriu um ônibus escolar adaptado para cadeirantes. Foi promovida a I Festa do Trabalhador. Foram entregues os novos kits de uniforme escolar para os alunos da rede pública. Em Guarapiranga, foi iniciada a pavimentação de algumas ruas. Foi inaugurado o trevo de Ribeirão Bonito. Tiveram início as obras na estação de tratamento de esgoto, na subestação de energia elétrica e de pavimentação do Jardim São Paulo.
  • Mar./2011: A Prefeitura entregou a reforma da caixa d’água do Morro Bom Jesus. Foram iniciadas as obras de pavimentação do Jardim Morumbi II. Na Câmara, um funcionário da administração acusou o prefeito de abuso de poder e perseguição política; o caso foi arquivado. Por problemas de contabilidade, repasses do governo federal e convênio do transporte escolar com o governo estadual foram suspensos temporariamente. Teve início a construção de galerias no Novo Ribeirão.
  • Jun./2011: O Poder Executivo apresentou o projeto de reforma administrativa. Foram iniciadas as obras de reforma da escola municipal de educação infantil (EMEI) “Maria Morgante”. Estourou a crise sobre possíveis irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no município, que obrigou o prefeito a instaurar sindicância e que o fez enfrentar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal.
  • Dez./2011: Paulo Veiga convocou as primeiras conferências municipais da Saúde e da Juventude, e a etapa municipal da Consocial. Foram aprovados os recursos para o barramento do ribeirão Bonito e o ajuste de dotações orçamentárias para a construção da nova escola de ensino fundamental. As obras de um novo loteamento avançaram. Houve troca no comando do departamento de Educação e Veiga bloqueou o pagamento do rateio de fim de ano aos professores.
  • Mar./2012: O governo escapou da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal, que decidiu arquivar o processo sobre o Fundeb. Foi reinaugurada a escola municipal de educação infantil (EMEI) “Prof.ª Maria Morgante”, no Jardim Centenário, e inaugurado o novo prédio da EMEI “Georgina Emília Signini Gayoso”, no conjunto habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan”. Também foi inaugurada a subestação de energia. A administração apresentou o projeto paisagístico da barragem “Engenheiro Archimedes Contin Júnior”.
  • Set./2012: Depois de inaugurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Maria Rosa Aiello Francelin” em julho e concluir a ponte “Nicolau Antonio Françoso”, sobre o córrego Comendador, Paulo Antonio Gobato Veiga entregará o cargo no dia 31 de dezembro com quase 100% das ruas pavimentadas, com as obras de construção da escola municipal “Prefeito Rubens Gayoso Júnior” em fase avançada e com a barragem “Engenheiro Archimedes Contin Júnior” concluída – o que, se espera, deve ocorrer nos próximos dias.

O Blog Marcel Rofeal teve como fontes de pesquisas para a produção da série “Administrações da última década” os jornais “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo” e “Correio D’Oeste”, o Blog do Ronco e os arquivos do próprio BMR, além do Tribunal Superior Eleitoral. As reportagens tiveram o objetivo de levar ao público a evolução do município nos últimos governos. Para conferir as primeiras duas partes da série, clique nos links: 

Um comentário:

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.