sábado, 2 de fevereiro de 2013

Entidades se unem para reativar COMAD de Ribeirão Bonito

Cerca de 30 representantes de organizações se reuniram nesta sexta 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Um encontro na tarde desta sexta-feira (1) na sede da OSCIP Amarribo Brasil, em Ribeirão Bonito, reuniu cerca de 30 pessoas para discutir o avanço das drogas no município. Entre os presentes, representantes do Poder Público e da Polícia Militar, conselheiras tutelares, advogados, profissionais da Saúde, religiosos e membros de organizações e conselhos. Em duas horas, a comissão decidiu pela reativação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). 

Os dados fornecidos pelas unidades do Programa de Saúde da Família no conjunto de bairros das Malvinas são alarmantes. Segundo agentes, em uma área com cerca de 4.000 pessoas, estão 84 dependentes químicos em 56 casas. Há a necessidade de um aparato maior para trabalhar dependentes e seus familiares, em conjunto entre o Poder Público e a própria sociedade, para evitar que o problema se agrave ainda mais e se propague entre os menores. 

De acordo com o médico Carlos Antonio Mello Buzzá, o crack – tido como principal foco da reunião – vicia uma pessoa na terceira vez em que ela experimenta a droga. Para ele, o ideal seria o trabalho em duas frentes: o tratamento dos dependentes e a prevenção ao uso nas escolas. A própria Santa Casa de Ribeirão Bonito, segundo Caio, teria estrutura para abrigar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mas ainda não há os profissionais da área necessários.

Após cerca de duas horas de reunião, os presentes mencionaram o Conselho Municipal Antidrogas de Ribeirão Bonito, que foi instalado no município há cerca de dez anos, e iniciaram a articulação para a reativação do Comad. Criado por iniciativa do então vereador Luiz Carlos Sanches Varella (1937-2010), o conselho foi reformulado pelo ex-vereador Aparecido Donizete Galhardo (PSB) em 2009. Sem encontrar membros efetivos, o Comad foi desativado após um circuito de palestras

Entre os presentes, estavam a primeira-dama Heloísa Guedes Torrezan Forte, as diretoras de Saúde e de Promoção Social, os presidente e vice-presidente da 216ª Subseção da OAB, o comandante interino da 2ª Cia do 38° BPM/I, os presidente e diretor executivo da Amarribo Brasil, lideranças das igrejas evangélicas Assembleia de Deus, a vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, o provedor da Santa Casa local, assistentes sociais, conselheiras tutelares e agentes de saúde.

Um comentário:

  1. e domorou p tomarem uma atitude ,deus a ajude q agora algo seja feito pois nos q vivemos aqui temos q lutar pela paz i integridade da nossa cidade ralmente eu gostaria d ver fim dassa derrota q e a droga em ribeirao bonito eu çomo outras familia ,vivemos com medo e resando muito p deus livrar nossos jovensp nao entrar nessa desgraçaagradeço a vcs e tudo vai da certo sim,sim

    ResponderExcluir

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.