quarta-feira, 10 de abril de 2013

Autoridades discutem formas de manter serviços do Asilo

Prefeito e sete vereadores se reuniram com membros da atual diretoria

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Prefeito, sete vereadores e integrantes da diretoria do Lar dos Velhos “Maria Afra Tostes” se reuniram na noite desta terça-feira (9), no plenário “Vereador Emygdio Lucato” da Câmara de Ribeirão Bonito, com o objetivo de discutir medidas de manutenção dos trabalhos da entidade no município. Segundo a administração do asilo, a instituição não possui problemas financeiros, mas carência de voluntários dispostos a concorrer à eleição para a nova diretoria, prevista para o mês de agosto.

Além de Wilson Forte Júnior (PMDB), participaram do encontro o presidente da Câmara Dimas Tadeu Lima (PT) e os vereadores José Sebastião Baldan (PMDB), Luiz Marcelino dos Santos Pallone (PSB), Manoelito da Silva Gomes (DEM), Marcelo Antonio Lollato (PMDB), Pedro Maia Almeida (PSDB) e Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB), o presidente do Asilo José Antonio Rosa de Moraes, e os voluntários João Roberto Mascaro [foto abaixo] e Benedita Dejanira de Oliveira.

De acordo com João Mascaro, que fez uma rápida apresentação, o estatuto da entidade prevê que a diretoria seja presidida exclusivamente por um membro da Sociedade São Vicente de Paulo, criada em 1836 com base na Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paulo em 1625. Ainda segundo Mascaro, mesmo que seja gerido por um grupo de católicos, o asilo não pertence à Igreja Católica, mas às Obras Unidas da SSVP, que são entidades independentes de caráter filantrópico.

O que preocupa, segundo Mascaro, é a falta de voluntários que se disponham a concorrer às eleições de agosto, quando será escolhida a nova diretoria com mandato de dois anos, e com perfil que se enquadre na descrição do estatuto, que ainda prevê o mínimo de dois anos de atividades na conferência vicentina para ocupar um cargo eletivo na entidade. Outra preocupação é a necessidade de adequações na estrutura física às exigências dos órgãos reguladores.

Ciente das dificuldades, a ex-vereadora Benê colocou seu nome à disposição para presidir a nova diretoria, o que será analisado pela SSVP. O que ficou decidido na reunião é o compromisso dos vereadores e do prefeito em dar apoio à entidade, com vistas ao importante trabalho desenvolvido no município. Novos encontros devem ocorrer para que as autoridades sejam informadas sobre os frutos desta primeira discussão. Câmara e Prefeitura se colocaram à disposição dos voluntários.

2 comentários:

  1. (Repetindo a minha coloção no Blog do Ronco):
    Espero que esse problema em relação à presidência do asilo seja resolvido. Mas, acima disso, desejo que as palavras ('' Outra preocupação é a necessidade de adequações na estrutura física às exigências dos órgãos reguladores.'')se tornem atitudes, pois eu, assim como muitas outras pessoas, conheço de perto as condições em que o asilo se encontra. Sempre realizo visitas ao local com um grupo de amigos, e, recentemente, nossa indignação foi tão grande com a estrutura física do local, que pode contribuir para algum idoso de machucar ou cair, e com as condições de tratamento dos idosos, que tiramos fotos. Tinha talheres sujos guardados junto com os talheres limpos, a estrutura do local é inadequada para o abrigo do idosos. Portanto, as melhorias PRECISAM acontecer! Desde reforma/adequação do espaço para os idosos morarem, até o tratamento que recebem das mulheres que lá trabalham, essas precisam ser melhor preparadas. Não tenho conhecimento se os idosos do asilo recebem visita médica com frequência, mas deveriam receber toda a assistência necessária. Eles são colocados lá e e maioria fica quase que abandonada, é triste de ver! Então, acho que deve ser aproveitado esse momento em que há uma mobilização em prol do asilo, para que ele não seja fechado por falta de presidente, para também serem discutidos os problemas internos e serem buscadas mudanças. O primeiro passo para isso é reconhecer que o asilo está em más condições, o segundo é a união para resolver esse problema. Vamos tratar dos nossos idosos como eles merecem!

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuna sua colocação Beatriz quem não tem amor não serve para trabalhar com idosos pois são como crianças grandes ,mas tem muita sabedoria .as vezes se calam porque estão à merce de pessoas desconhecidas
    abração a todos que lá trabalham com Amor
    Parabéns João Mascaro e Equipe !

    ResponderExcluir

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.