sexta-feira, 12 de abril de 2013

Portas se abrem à Escolinha de Futebol de Ribeirão Bonito

Outro atleta da cidade tem a oportunidade de seguir carreira profissional 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Divulgação (Equipe da Escolinha 96/97 de 2012)
A oportunidade de realizar o sonho de construir uma carreira profissional no futebol levou mais um jovem de Ribeirão Bonito a embarcar para Salvador (BA) nesta quarta-feira (10). Leônidas Souza [foto abaixo], de 17 anos, é o quinto atleta que deixa o município para treinar em um clube profissional nos últimos dois anos. De acordo com o pai dele, o técnico da Escolinha de Futebol Eufrásio Gomes, o garoto fez contato com a família e disse estar muito feliz com a nova experiência.

“É um orgulho muito grande”, disse Eufrásio logo no início da entrevista. Há quase 16 anos à frente da Escolinha de Futebol de Ribeirão Bonito como treinador, ele não esconde a satisfação em ver que chegou a hora do próprio filho tentar carreira em uma equipe profissional. Gomes, que já treinou mais de 2,3 mil garotos, ressalta que o objetivo não é criar profissionais, mas prevenir o contato com as drogas. “Nosso intuito não é fazer profissional, é fazer homens de bem, tirar da rua, das drogas”.

Segundo o treinador, a recompensa é encontrada na alegria dos jovens. “O que mais me chama a atenção, que eu fico feliz, é ver alegria no rosto deles, o sorriso no rosto deles me deixa feliz”, afirma. “O sorriso no rosto de uma criança é muito bonito”, conclui. Este mesmo sorriso a que se refere esteve estampado em seu rosto durante a conversa com a reportagem na redação do BMR na tarde desta quinta-feira (11). Gomes explica como os meninos de Ribeirão Bonito foram descobertos.

Desde que um time de Ribeirão Bonito goleou uma equipe de São Carlos por 12 a 0, em um torneio de jovens, Eufrásio tem contato com o integrante de uma sociedade esportiva do município vizinho e que tem aberto as portas para atletas da cidade. Segundo ele, a Escolinha de Futebol começou a ter reconhecimento a partir de 2009, mas a situação melhorou em 2011. Na época, a equipe ganhou visibilidade por ter atletas, representando outros municípios, em competições fora do estado.

O próprio filho do treinador tornou-se um exemplo. Na Escolinha desde 2004, conquistou a Copa Sul-americana de São Carlos em 2005 e o Campeonato Regional de Araraquara em 2010. Em 2007, aos 11 anos, foi convidado pelo São Carlos Clube, onde atuou até 2009. Entre 2010 e 2011, atuou no AJAX, onde conquistou o Campeonato Paulista do Interior Sub15 de 2011. Do ano passado até o convite do clube São Francisco do Conde, da Bahia, jogava também no ADSM.

Recentemente, outros três atletas seguiram o mesmo caminho do jovem Leônidas. Em novembro do ano passado, a reportagem do Jornal “Correio D’Oeste” contou a experiência dos jovens Carlos Henrique Ferreira e Wellington Aparecido Cruz Silva, de 13 anos, e Emerson Oliveira Ferreira, de 14 anos, que seguiram à Bahia no fim do ano. Há cerca de dois anos, um quinto atleta deixou a cidade e outros dois foram convidados por equipes do exterior, como Chile e Uruguai, mas não puderam ir por questões familiares.

Um comentário:

  1. LEO QUE DEUS TE ABENCOE E TE FAÇA UM GRANDE ATLETA, E UM GRANDE HOMEM ,VAI NESSA FORÇA MEU IRMAO

    FORTE ABRAÇO

    DIONEL CAETANO

    ResponderExcluir

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.