Vereadores vão à tribuna e criticam jornalismo tendencioso - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vereadores vão à tribuna e criticam jornalismo tendencioso

Seis parlamentares destacaram o assunto no último Tema Livre do ano 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
“Hoje parece que o dia é dos blogueiros”. Foi assim que o vereador Joseilton de Jesus (PSDB) iniciou sua participação no Tema Livre da sessão ordinária, a última do ano, na noite de segunda-feira (2) na Câmara de Ribeirão Bonito. Zeilton foi um dos seis que ocuparam a tribuna e teceram duras críticas a órgãos de imprensa tendenciosos do município que, segundo eles, fazem clara oposição ao prefeito e à Câmara sem qualquer tipo de respeito para com as pessoas.

A princípio, o assunto foi abordado por Nelson de Souza (PRB), que considerou algumas postagens como vergonhosas. Logo na sequência, Pedro Maia Almeida (PSDB) disse não temer comentários de blogs e também enviou seu recado a jornalistas. Zeilton veio pouco depois, pediu educação e chamou um “blogueiro” de vagabundo. Manoelito da Silva Gomes (DEM) confessou que lê todos os blogs da cidade, até os “que não tem credibilidade” e frisou que ensino superior não significa capacidade.

Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB) também abordou o assunto, disse que o meio fez declarações falsas e mentirosas, mas pediu que Deus abençoasse o administrador. Último parlamentar a ocupar a tribuna, Luiz Marcelino dos Santos Pallone (PSB) fez comentários ponderados a respeito e chegou a comparar os veículos da cidade às revistas “Veja” e “Carta Capital”, mas recomendou que os demais vereadores tratassem com desprezo as declarações. Abaixo, a íntegra dos comentários.

Nelson de Souza – “Sobre uns ‘bloguinhos’ da vida aí, que andam comentando muita coisa sobre o prefeito... Aquele povo que perdeu a eleição, aquelas pessoas que têm rixa do prefeito, então aí fica aquele ‘bloguinho’ da vida. Eu acho assim, eu nunca fui de defender prefeito [...], se tiver que elogiar, elogiar. Se ele for um bom prefeito na cidade, vou falar que ele é um prefeito bom, e se ele for ruim, vou falar que foi ruim. Mas eu acho assim, esses ‘bloguinhos’ da vida, eles mesmos vão lá, põem a matéria e faz os comentários. É cada coisa que não tem cabimento. Você olha esses blogs, é uma vergonha. Esses não, alguns né. Tem uns aí que tem que respeitar. Tiro o chapéu para o Sergio Ronco, para o blog do Marcel. São blogs mais de coisas sérias. Agora, o cara deveria se mancar em pôr o que ele põe. Sai de uma sessão aqui, já vai lá e põe coisa que não tem nada a ver. Outro dia eu falei que a gente chama a polícia e a polícia não vai, aí já colocou no blog que eu estava criticando a polícia, falando da corporação da cidade... Eu falei a verdade. Quando eu ligo e a polícia não vem, ela deve estar em alguma ocorrência ou em alguma outra coisa, não sei. Não precisa pôr no blog coisas que não têm nada a ver, põe o que eu falei. O que eu falar aqui, eu assumo”.

“Então só quero dar um recado a esse ‘bloguinho’ da vida: vê o que põe no blog [...] põe coisa séria, põe coisa que é falada, coisa mais sincera. Agora vai lá e põe cada coisa. Fala tanto mal do prefeito, mas na eleição trabalhou para o prefeito, era o braço direito do prefeito: ‘o Nenê tem que ganhar essa eleição’; agora virou contra, virou o disco. Fala a verdade, não é homem. O cara tem que ser homem, assumir, vestir a calça e honrar a calça que veste, porque é muito feio isso aí, o cara ficar jogando em dois times... No meu pensamento, eu acho assim que ele estava querendo algum cargo e não conseguiu, para estar bravo com o prefeito, o prefeito não deu. Então quero falar para essa pessoa: toma muito cuidado com o que você põe no seu ‘bloguinho’ aí porque a população de Ribeirão Bonito já cansou daquele outro lado corrupto, daquele outro lado que roubava as pessoas aqui na cidade”.

Pedro Maia Almeida – “Esses ‘bloguinhos’ que você falou, né Nelsinho... tem vereadores aqui que têm medo de vir na tribuna, só que eu não tenho medo de vir na tribuna. [...]. Esses ‘comentarinhos’ que estão tendo aí, para mim não querem dizer nada. É a mesma coisa que nada, porque se estão incomodados que eu estou aqui, que outros vereadores estão aqui e são honestos, porque não foram lá conquistar o povo, conquistar o voto do povo? Tem que, agora, engolir o nosso trabalho. São quatro anos. Vai trabalhar, vai lutar. Não adianta ficar incomodado. Sou uma pessoa que não sei falar na tribuna, não sou estudado... Só que não tenho inveja desses engravatados, desses com faculdade que passaram aqui no passado, que se mostram ser os “bam-bam-bam”, que mostra serem os inteligentes... Eu não tenho medo desses blogs aí não e queria falar, Marcel [Rofeal], nada com você e nada com o Sergio Ronco, já sou declarado...”.

“Eu queria falar para essa pessoa se ela foi estudada para ser jornalista ou para ser político, porque o jornalista fala mais dos problemas da cidade, os problemas da população, não fica preocupado com política. Alguma coisa errada tem. Não sei o que é, mas tem. E estou pronto para conversar com essa pessoa a hora que ela quiser, aqui ou lá fora, se quiser conversar comigo, estou pronto. Não estou falando com medo, não. Só que eu peço que pare com isso, porque eu não sou saco de pancada de ninguém”.

Joseilton de Jesus – “Hoje parece que o dia é dos blogueiros. Ribeirão Bonito precisa andar, e para andar é assim, com união. Para você, blogueiro, só queria dizer a você, que fez um comentário dias atrás aí, que eu não sei falar. Eu não sei falar mesmo. Sou do povo, sou da roça, vim da Bahia... Fui criado sem pai, só com minha mãe. Comecei a trabalhar com 7 anos, quando cheguei da Bahia. Tenho honra de ser baiano, de ser pobre e de não saber falar, mas uma coisa é certa: eu não sou vagabundo como você que quis entrar pela porta errada, certo blogueiro?. Não sou vagabundo como você. Você pode ser estudado, ser formado em jornalismo, mas é um vagabundo”.

“Você comentou que eu não sei falar e eu não sei falar, não tenho formação. Minha formação é trabalho. Minha formação, quem me deu, foi minha mãe, a respeitar os mais velhos, respeitar as pessoas. Não sou como você. Você é tão bom que nem aqui você está, está escondido... Porque você não se candidatou? Faça isso. Se candidata, ganha a confiança do povo como nós ganhamos e por isso estamos aqui, e vem aqui, vem legislar aqui também nesta Casa. Faça isso em vez de ficar criticando nós que não sabemos falar, que não sabemos escrever, mas sabemos ser honestos, você pode ter certeza. Esse é o meu recado para você”.

Manoelito da Silva Gomes – “Primeiramente, gostaria também de parabenizar as falas dos vereadores que aqui passaram antes da minha fala, mas o primeiro assunto que eu gostaria de abordar aqui é a minha renúncia como primeiro secretário. Eu gosto de ler blog, adoro quando estou em casa. Leio todos, até aqueles que não têm credibilidade, mas leio. Em um desses blogs, sobre a minha renúncia, eu vi um comentário lá, até gostei, me criticando, mas uma crítica boa. Estou tentando melhorar nessa parte e vou continuar tentando, né, porque é fácil, né. Estava assim a crítica: “É fácil, senhor vereador, estar num bar tomando cerveja e jogando conversa fora”. Eu melhorei. Faz tempo que eu não vou. [...]. Quando eu vou no bar, eu fico na porta do bar. Faço questão de sentar na calçada, igual eu faço na minha casa quando tomo minha cerveja [...] mas eu conheço homem aqui, e presenciei, muito doutor, engravatado, que cheira escondido, fuma escondido, e daí?”

“As críticas construtivas, temos que fazer para melhorar, mas destrutivas... larga para lá. Pessoas que não tem objetivo na vida, pessoas que acham que ter uma faculdade é sinal de bom emprego, é sinal de estabilidade financeira, que na verdade quer mais um carguinho aí para ver se consegue ter alguma estabilidade na vida. E para esses que disseram no blog da vida aí que os vereadores são ignorantes, pode ser. Precisa melhorar? Precisamos, quem não precisa? [...] Se nós não ganharmos a próxima eleição, e eu nem sei se estou vivo amanhã, vamos continuar comendo, pagando nossas contas, porque todos aqui têm meios de vida. Faculdade é o sonho de todo pai de família, como é o meu de ver o meu filho e minha filha formados, mas eu falo sempre para eles ‘isso não é sinal de emprego, tem que ser bom’”.

Em aparte, Zeilton comentou: “Para você, blogueiro, quando for falar, tem que ter educação, embora eu ache que sua mãe te deu educação, mas você não aprendeu”. Manezinho prosseguiu: “Acho que cada um tem que correr, sim, atrás dos seus objetivos, com honestidade, com respeito, não querer passar por cima das pessoas. [...] Tem o Marcelo [Pallone], um profissional respeitado. Nem por isso ele passa por cima dos vereadores que não têm o nível superior. E se quiser divulgar – às vezes está sem notícia... você tem que dar notícia para as pessoas divulgarem, é chato, né, não tem o que fazer –, esse humilde Manezinho da vida, já chama até de Mané... Eu tenho 28 cursos na área de gestão de pessoas. Está tudo lá em casa, se alguém quiser tirar foto lá. Para mim é desnecessário, perda de tempo”.

Regivaldo Rodrigues da Silva – “O que me traz a esta tribuna, acho que os vereadores já relataram tudo o que eu queria falar também, a respeito de blogs aí. Só peço que Deus abençoe a quem faz aquelas declarações falsas, mentirosas e... só isso que eu quero relatar ao blog, do qual todos sabem a quem a gente está se referindo. Que Deus abençoe a ele e quero deixar claro que nós fomos eleitos para legislar e trabalhar pelo povo, com muita honestidade e muito carinho. Só isso que eu desejo a ele”.

Luiz Marcelino dos Santos Pallone – “O homem público... Vocês têm que pôr na cabeça, o homem público é público... A política, eu sempre falo o seguinte, vocês que são mais novos: é a arte de engolir sapo. Na minha primeira legislatura, eu quase fui aos ‘finalmentes’ com algumas pessoas, não gostava e ia tirar satisfação. Você tem que ter na sua cabeça, sabe, na sua consciência: ‘Eu sou isso? Eu fiz isso? Eu deito no meu travesseiro e durmo?’. Então é isso. Eu acho assim, a imprensa é livre no nosso país... a pessoa pode se expressar de uma forma ou de outra. Por exemplo, todo mundo sabe: tem a ‘Veja’ e a ‘Carta Capital’. São revistas. São opostas. Eu gosto de ler a ‘Veja’. Não gosto de ler a ‘Carta Capital’, não leio. Então eu acho assim, você é o que se fala de você? Se a carapuça serviu, você vai... se não, entra por aqui, sai por aqui. Vai fazer seu trabalho, continue fazendo.”

“Vocês estão trabalhando bem, vocês são extremamente interessados, e fico chateado de ver aqui na tribuna os senhores falarem que parece quem tem curso superior não é bom... Eu sei, vocês sabem da capacidade de vocês, não precisam vir aqui na tribuna ficar declarando. Eu tinha um professor que dizia o seguinte: a pior coisa que tem para uma pessoa é você desprezar ela, assim, você passa como se não visse. Acha que não serve para você? Ignora. Vai trabalhar pela cidade. Era isso que eu queria falar sobre isso, esse assunto que escutei aqui paulatinamente, aqui nessa tribuna, e queria tecer esse comentário”. Em aparte, o vereador Nelsinho comentou: “Tem uma ‘Veja’ bem podre aqui”.

6 comentários:

José Carlos Martins disse...

Tudo blá blá blá, não tem o que falar e vem com esta ladainha. Vão lutar pelo povo e se preocuparem com o que interessa.

PS1: No noticiário citado, melhor deixado no ar qual seja, não vi nada do que esses vereadores falaram, acho que é falta de aplausos.

PS2: Senhor Nelsinho, acho que o proprietário do site, que o senhor diz, era o braço direito do prefeito e acho que queria cargo, não precisa de carguinho em prefeitura de ribeirão bonito não, pois o trabalho dele a frente do noticiário e em são carlos mostram isso, basta conversar com ele mesmo ou com os amigos mais chegados e saberá das diversas propostas que recebe por lá.

PS3: existe uma grande inversão de valores, agora o certo é não estudar então? entendi direito?

Vai aceitar blogueiro ou a lady não deixa?

José Antonio Maciel disse...

isso foi orquestrado por um grupo da cidade que todos sabem que não gostam do rapaz. para com isso, com essa invejinha, afinal o rapaz que foi atacado é o único que não tá escondido atras de partido politico ou instituicao e sabe muito bem fazer jornalismo, buscando informaçoes de todos os lados, seja na situacao quanto na oposicao, nao tendo lado politico, como disse um dos vereadores acima. e trabalhar em uma campanha politica nao significa que vai estar sempre junto, mesmo sendo o braco direito como foi dito,a final, politica é igual futebol, uam hora vc joga num time e outra noutro, apesar de como escrevi, este rapaz nao ter lado politico, apenas noticiar o que o povo gosta de ler.

Matheus disse...

Discussões a parte a verdade é que o cidadão é provocador, até o gatinho da Terezinha sabe disso. Provocou e os vereadores reagiram, cada qual a sua maneira. Ora, se ele tem um canal de comunicação para provocar, o por que os vereadores não podem fazer o mesmo? A população, e aí incluo os vereadores podem sim opinar sobre o trabalho da imprensa. A imprensa não faz o mesmo? Para a grande maioria dos vereadores, o "bloguinho", como disseram verteu água. Eu pessoalmente tb não gosto da maneira como ele age. É pura provocação. Devagar vai caindo no descrédito com MUITAAAAAAAA gente, inclusive a classe política.

Anônimo disse...

Só acho que o povo de Ribeirão Bonito tem que criticar mesmo, mais com criticas CONSTRUTIVAS né população? Todos estão fartos desse "povinho" que fica jogando a todo tempo para ver quem ganha ou perde o tempo todo, já chega! Já temos prefeito nesta cidade, e vereadores também! Quando vai parar esse joguinho? Vejo pessoas que é tão maduras jogar tão baixo assim? Um deslize, já vira motivo de comentários absurdos e desnecessários. As pessoas falam muito nestes comentários que vejo rolando nos blogs, sério tenho 16 anos, escuto essas sessões de câmera, vejo todos os blogs de nossa cidade rotineiramente, e sabe o que me parece? Uma briga, em que querem revanche. Gente chega! Eu apoio sim, como já disse criticar, mais acredito que possui coisas bem mais interessantes para a nossa cidade, todos querem evoluir, mais se esquecerem de que picuinhas não levam a nada?
Às vezes está ai o motivo que a cidade não vai para frente, tá ai na sua frente. É mais ou menos assim, você entra em um blog, tem uns comentários sobre tal assunto, depois vai a outros e encontra aquelas criticas horríveis e de baixo calão sobre tal assunto.
Já em relação aos assuntos publicados, existem sim assuntos bons, não posso deixa – lós de lado, há também assusto totalmente desnecessários né? Se espelharmos em essas nossas cidades vizinhas como, por exemplo, a cidade de São Carlos vemos a diferença né? Já pensou se eu fosse postar todas as coisas que acontecem por lá? Quantos carros da prefeitura pararam de forma irregular? Quantas placas caíram no bueiro? E assim vai...
Para finalizar, acho que seria bem melhor para essas pessoas que ficam o tempo todo jogando literalmente como se estivessem em um campo de futebol, pararem com tal ato. Pois sempre vai ter o time perdedor e o ganhador e neste momento já sabemos quem ganhou e quem esta na prefeitura! Ok? Chega! E como nos campos o time perdedor sempre leva um quilo de alimento para doação e lá vai a minha dica se vocês fizessem isto, seria melhor para a população do que esses comentários ridículos, com criticas destrutivas, que não levam a nada. Vai ai a minha dica. Ou então espere a próxima rodada do jogo! Por que este você perdeu, há avise sua gangue, como queira chamar, guardar todas as forças com esses comentários repugnantes para a próxima eleição! Entendeu? PRÓXIMA!

Beijinhos! Waldorf

MARANGONI disse...

Assuntos a serem tratados no Legislativo,deveriam positivar ideias que beneficiariam os moradores e contribuintes desse Município que tem como primazia lutar por melhores condições em diversos aspectos,tal como na repartição Saúde,extremamente afetada e defasada não atendendo a necessidade do povo que tanto acredita num amanhã melhor.O tempo de se concretizar um Município exemplar e acabar de vez com a imagem de uma cidade abandonada é já,mas com visões inteligentes e democráticas de nossos parlamentares,que não percam seu precioso tempo com ideias fútil que nada produzem.Deus abençoe Ribeirão Bonito .

MARANGONI disse...

Tratando-se de assuntos a serem condicionados ao Legislativo,deve-se dentro de uma visão inteligente e plausível de nossos parlamentares,a luta pela necessidade de um Município que nada além de suas obrigações ofereca a seus contribuintes uma condição de vida digna em diversos aspectos em suas repartições,tal como na Saúde,que encontra-se em declínio,não atendendo a necessidade daqueles que tanto batalham por um amanhã melhor.O tempo de se consolidar uma cidade exemplar e deixar pra trás um histórico de corrupção e descasos é JÁ,dentro de pontos de vista inteligentes e integros daqueles que possuem autoridade para constituir melhorias em defesa aos que tanto confiaram,não perdendo seu precioso tempo em questões fútil que nada produzem.Deus abençoe Ribeirão Bonito.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora