quinta-feira, 7 de abril de 2016

Editorial | Uma palavra dita é como uma pedra atirada ao mar

Marcel Rofeal 

O jornalismo do Blog Marcel Rofeal preza pela isenção, pela imparcialidade, mas principalmente pela responsabilidade para com as informações, a fim de manter seu público constantemente informado sobre os fatos que acontecem em Ribeirão Bonito e que possam vir a interferir diretamente na vida de cada um de seus moradores. Esse é um compromisso profissional que assumimos desde o início de nossas atividades, há quase sete anos. O BMR não brinca de jornalismo, não manipula informações, mas, sobretudo, não se acovarda diante de ameaças ou de tentativas de intimidação.

Em mais de nove mil postagens, desde o dia 20/09/2009, poucas foram as publicações em caráter pessoal, opinativo. Quando houve, os textos foram claramente identificados como “Editorial” e com a devida assinatura de seu autor. As demais matérias veiculadas pelo BMR têm função informativa, cujo objetivo é a transmissão da informação real, retratada de forma clara e objetiva. Nosso esforço é levar ao leitor todo o material necessário para que ele mesmo tire suas próprias conclusões sobre qualquer assunto relevante de nossa sociedade, sem qualquer indução e/ou tentativa de.

Nosso compromisso é com a verdade, com a transparência, mas principalmente com a comunidade e suas instituições. Há mais de seis anos, temos acompanhado e dado ampla publicidade aos eventos de interesse público e às promoções comerciais, quando solicitadas. Concretizamos parceria com inúmeros estabelecimentos comerciais e com a própria Associação Comercial e Empresarial de Ribeirão Bonito neste sentido. Em muitas das oportunidades, exercemos nosso trabalho voluntariamente ao cobrir as campanhas comerciais com o intuito de prestigiar nossas empresas e nossa gente.

A preservação de nossas instituições é um dos motivos pelo qual o Blog Marcel Rofeal tem acompanhado e dado destaque às discussões acerca da situação de crise pela qual passa a Guarda Mirim de Ribeirão Bonito. Nosso objetivo é o de ajudar a propor discussões com embasamento e a encontrar maneiras de solucionarmos essas dificuldades que prejudicam a entidade. Com efeito, testemunham esse esforço todos os dirigentes da Guarda Mirim, os próprios jovens da corporação e seus familiares, e até mesmo moradores que acompanham, com preocupação, o desenrolar dessa situação.

Como é próprio do jornalismo sério e responsável, todas as declarações apresentadas neste veículo sobre este ou qualquer outro assunto, estão fundamentadas por meio de anotações e/ou gravações. Termos usados em nossas reportagens, que são atribuídas a quem quer que seja, comprovadamente foram pronunciadas, caso contrário não seriam publicadas. No entanto, quando algum entrevistado ou quem quer que seja que tenha feito qualquer pronunciamento, digamos, forte venha a se arrepender e peça uma retratação, este meio de comunicação sempre atendeu e jamais se furtará em fazê-lo.

Por nosso profissionalismo, pela ética que rege nosso trabalho e pelo nosso compromisso com o fato verdadeiro, o Blog Marcel Rofeal não teme qualquer ação, pois sustenta seu conteúdo jornalístico, da mesma forma como rechaça qualquer ameaça e/ou tentativa de intimidação. Nossas opiniões, quando veiculadas, são sustentadas não só em escrito, mas também ao vivo e sob qualquer circunstância. As palavras declaradas por mim, como jornalista ou cidadão comum, escritas ou pronunciadas, em público ou em particular, jamais serão negadas por mim mesmo, pois tenho caráter e coragem de mantê-las. Quando equivocado, e reconheço cometer alguns equívocos, não tenho vergonha de admitir, de voltar atrás, me retratar e/ou retificar minhas declarações. É apenas isso que se espera de qualquer pessoa, principalmente de homens públicos e profissionais.

■ Marcel Rodrigues Ferreira de Almeida, 22, jornalista, responsável pelo Blog Marcel Rofeal e editor-chefe do Jornal Correio D’Oeste.

Um comentário:

  1. Caro Marcel, não se deixe intimidar, pois essa arma é conhecida e surrada daqueles que, na falta da palavra e do convencimento, ameaçam agir com a força dos braços e a brutalidade.

    Jornalismo se faz com independência e sem medo, principalmente quando a verdade está do seu lado. Continue o seu trabalho sério e com a dignidade e educação que recebeu de seus pais.

    Não deixe de denunciar àqueles que primitivamente colocam a força acima da razão.

    Forte abraço!
    Ronco

    ResponderExcluir

Pedimos a compreensão de todos: caso queira enviar comentário sem ser identificado, envie para o e-mail marcel.rofeal@gmail.com para que, pelo menos a administração deste blog, possa identificar os autores.