domingo, 24 de março de 2019

Obituário | Ribeirão Bonito: Neusa Ianhez Sartarelli

Nota de Falecimento:

Imagem de Reprodução
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido neste sábado (23) em Ribeirão Bonito/SP - da Senhora NEUSA IANHEZ SARTARELLI, aos 81 anos de idade. Viúva do Senhor José Sartarelli, deixa os filhos Elaine, Gilmar, José Luiz, Marcos, Rosário e Tânia, além de 11 netos e dois bisnetos. Seu corpo foi velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito, onde se deram as orações, e o sepultamento deu-se na tarde deste domingo  (24), por volta das 15 horas, seguindo direto para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Obituário | Ribeirão Bonito: Maria Aparecida Caron Zeraik

Nota de Falecimento:

Foto: Rede Social
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido nesta sexta-feira (22) em Ribeirão Bonito/SP - da Senhora MARIA APARECIDA CARON ZERAIK, aos 84 anos de idade. Viúva do Senhor Nasser Zeraik, deixa as filhas Lina, Margô, Najla e Sonia, além de netos e bisnetos. Seu corpo será velado a partir das 19 horas no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e o sepultamento está marcado para a manhã deste sábado (23), a partir das 9 horas, passando pela Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde e seguindo para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Obituário | Guarapiranga: Angélica de Fátima Presses da Cruz

Nota de Falecimento:

Foto: Rede Social
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido nesta sexta-feira (22) em São Carlos/SP - da Jovem ANGÉLICA DE FÁTIMA PRESSES DA CRUZ, com apenas 27 anos de idade. Casada com Geraldo Bispo da Cruz Junior, deixa um filho de poucos dias. Seu corpo será trasladado para Ribeirão Bonito e será velado no Velório Municipal do Distrito de Guarapiranga, onde se darão as orações, e o sepultamento está marcado para este sábado (23), a partir das 12 horas, seguindo direto para o Cemitério Municipal do Distrito de Guarapiranga.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Obituário | Ribeirão Bonito: Antonia Gambacurta Rodrigues Pavanelli

Nota de Falecimento:

Foto: Rede Social
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido nesta terça-feira (19) em São Carlos/SP - da Senhora ANTONIA GAMBACURTA RODRIGUES PAVANELLI, aos 78 anos de idade. Viúva do Senhor José Guerino Pavanelli, deixa os filhos Carlos, Daniel, Elisabete, João Carlos, José, Marta e Sônia, além de netos e bisnetos. Seu corpo foi trasladado para Ribeirão Bonito e está sendo velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito, onde se darão as orações, e o sepultamento está marcado para a tarde desta quarta-feira (20), a partir das 15h30, seguindo direto para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

terça-feira, 19 de março de 2019

Casa do Povo? Câmara de Ribeirão Bonito impõe censura à imprensa e a moradores

Comunicado foi lido da tribuna pelo presidente do Legislativo em sessão ordinária nesta segunda-feira (18)

Plenário Vereador Emygdio Lucato (Arquivo/BMR)
RIBEIRÃO BONITO/SP - Claramente submissa ao Executivo, e demonstrando total despreparo e desrespeito à população, a Mesa Diretora da Câmara Municipal e a Direção Geral da Casa decidiram instituir a censura aos moradores e à própria imprensa, segundo comunicado lido nesta segunda-feira (18) pelo novato presidente João Victor Machado Borges (PSB). O "chefe" do Legislativo anunciou que todo e qualquer tipo de manifestação popular será coibido e até mesmo cartazes dirigidos aos parlamentares serão proibidos, sob pena de retirada por parte da Polícia Militar.

A administração da Câmara tem demonstrado claramente o intuito de intimidar a população ao exigir a presença de tamanha força policial às sessões. O objetivo final das ações é blindar os parlamentares de críticas e cobranças por parte daqueles que o elegeram, o povo. Com a nova diretriz da Casa, ainda a liberdade de imprensa foi cerceada, uma vez que jornalistas estão proibidos de acessar o Plenário e demais dependências do parlamento para questionar vereadores, e buscar todo e qualquer tipo de informação que se fizer necessário para transmitir com clareza as notícias ao público.

Segundo o Regimento Interno da Câmara de Ribeirão Bonito, não são permitidas manifestações que possam prejudicar o andamento dos trabalhos ou mesmo interrompe-los. No entanto, a Mesa Diretora e os presidentes que passaram pelo Legislativo até o fim do ano passado mantiveram o bom senso de respeitar a indignação popular quando se fizesse presente e, em havendo protestos exaltados, dava-se pequenos intervalos para que a ordem fosse restabelecida. Agora, porém, a incapacidade de respeitar a população prevaleceu para aqueles que aparentam temer a reação popular à sua atuação.

João Victor Borges (Arquivo/BMR)
Ataque à imprensa - Ainda na tribuna, João Victor Machado Borges anunciou que apresentará uma Moção de Repúdio contra o jornalista Pedro Sérgio Ronco, do Blog do Ronco, devido à atuação do mesmo em Plenário, respondendo a provocações de vereadores. Segundo Borges, que pediu apoio dos pares para aprovação da matéria, a proposta deve ser apresentada na próxima sessão, marcada para o Dia da Mentira (1° de abril). Atualmente, espera-se que a matéria seja aprovada com o voto de cinco dos nove parlamentares, o mesmo grupo de apoio ao Executivo.

O BMR acompanha o cotidiano do Legislativo de Ribeirão Bonito desde 2009, portanto há 10 anos. Nossa reportagem sempre teve o livre acesso garantido, tanto ao Plenário quanto aos bastidores da Casa, ao longo de cinco mandatos presidenciais: José Luiz Mascaro (2009-2010); Eduardo Antonio Doimo (2011-2012); Dimas Tadeu Lima (2013-2014/2017-2018); e Marcelo Antonio Lollato (2015-2016). É a primeira vez que a imprensa é proibida de acompanhar com transparência o que se passa por detrás das cortinas do Legislativo, impedindo a clareza na transmissão de informações ao público.

Nota do Blog: A administração da Câmara de Ribeirão Bonito que acabou de chegar, mal sabe o que está fazendo além de claramente envergonhar a história do Poder Legislativo local, deveria adotar a norma regimental de analisar as denúncias por quebra de decoro parlamentar, o que mais se observa na Casa, mas que fica impune pelo corporativismo existente, que eu prefiro chamar de covardia. Se a PM deve ser acionada para retirar alguém, que sejam os próprios vereadores que não cumprem com o seu papel de representar a população e fiscalizar os atos do Poder Executivo.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Editorial | Chiquinho Campaner jamais ficará impune

Marcel Rofeal
Marcel Rodrigues Ferreira de Almeida, 25, jornalista, ativista político e graduando em Sociologia.

Há cerca de 40 (quarenta) anos, quatro décadas, quase meio século, meu pai foi admitido ao quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito, onde meu avô, seu pai, também trabalhou por anos. Meu pai sempre desempenhou a função de motorista, seja do caminhão da coleta de lixo, seja de ambulância, seja do veículo oficial do prefeito, seja do circular urbano, mas há décadas está na área da Educação, conduzindo alunos da rede pública.

Sempre o acompanhei em suas linhas, por entre estradas rurais de difícil acesso, na penumbra das madrugadas, sob neblinas de invernos rigorosos. Desde muito cedo, vejo meu pai acordando ainda na escuridão, por volta das quatro ou cinco horas da manhã, para iniciar sua rotina que se estende até por volta de onze da noite ou meia-noite. Não são raras as vezes em que ele passou por nossa casa para o almoço ou para o jantar passando mal, com fortes dores, mas nunca deixou de trabalhar.

Tenho absoluta convicção que um dos profissionais mais conhecidos, respeitados e admirados da Prefeitura de Ribeirão Bonito é o Nezinho do escolar, e não é por ser meu pai; posso fazer uma consulta pública a esse respeito que irei comprovar tal afirmação. No entanto, ser meu pai parece que lhe trouxe um ônus diante dessa administração liderada por um canalha chamado Francisco José Campaner e assessorada por uma corja de idiotas, canalhas e vagabundos como ele.

Numa tentativa de me atingir, Chiquinho tem praticado uma injustiça para com um homem que nunca deixou de executar sua missão, mesmo estando doente, por amor ao funcionalismo público; isso está no sangue de nossa família. Campaner e seus cupinchas, um bando de ignorantes e energúmenos que nem sabem o que estão fazendo ali, além de embolsar o dinheiro público, sabem que entraram em um campo perigoso mexendo com quem não deveriam provocar, mas o fazem mirando a mim.

Ao longo de seus mais de 60 anos, meu pai nunca teve papas na língua, muito menos abaixou sua cabeça para superiores irresponsáveis e inconsequentes. Nunca foi puxa-saco de prefeito ou de fiscal, tampouco frouxo e covarde, mas sempre combateu as injustiças e os malfeitos dentro da Prefeitura. Sua fama de briguento não vem do nada. No entanto, a nova ordem do alcaide Chiquinho para excluí-lo das divisões de horas extras, beneficiando alguns bajuladores, supera o princípio da isonomia.

Sob forte emoção, ao tomar conhecimento de sua decisão na noite desta terça-feira (12), cheguei a me preparar para ir até sua casa tirar satisfações. Com a cabeça quente, meu instinto era o de arrebentar sua cara de pau na porrada, algo que nunca passou pela minha cabeça antes, mas pensei melhor. Não vou apelar para a violência, mesmo diante de seus ataques e provocações, mas o destruirei com todas as minhas forças por meios legais, nem que seja a última coisa que eu faça na minha vida.

Chiquinho, você não sairá impune! Os crimes que cometeu, as injustiças praticadas contra o povo de Ribeirão Bonito, o assédio e as perseguições contra os servidores públicos e seus desafetos políticos, entre outras tantas práticas... Você vai responder e pagar por isso tudo. Ainda que a Justiça seja lenta, ainda que o Legislativo (graças a cinco vagabundos) venha a te salvar mais uma vez, eu não vou descansar. Disse e repito: Chiquinho, eu vou te buscar nem que seja no inferno!

domingo, 10 de março de 2019

Tensão na madrugada: Tiroteio assusta moradores no Centro de Ribeirão Bonito

Rápida ação da Polícia Militar frustrou ataque a agência bancária e terminou com um bandido ferido e outros quatro presos

* Com informações do G1 São Carlos e Araraquara

Suspeito preso pela PM (Foto: ACidadeON/São Carlos)
RIBEIRÃO BONITO/SP - Uma tentativa de roubo à agência do banco Bradesco, que fica no Centro da cidade, provocou pânico em moradores na madrugada deste domingo (10). Segundo a Polícia Militar, a ação foi descoberta durante um patrulhamento de rotina pela Rua São Paulo, quando os militares observaram a movimentação suspeita de dois veículos próximos à agência bancária. A ação, que teve apoio da Força Tática de São Carlos, terminou com um bandido baleado e cinco pessoas detidas; um suspeito conseguiu fugir.

Durante a abordagem, os policiais perceberam que havia criminosos no interior da agência. Um dos bandidos notou a aproximação policial e disparou contra as viaturas. A PM respondeu e começou um intenso tiroteio que acordou os moradores vizinhos e deixou marcas pelas imediações. A fachada de um estabelecimento comercial foi atingida e a vidraça de um templo religioso ficou danificada. Dois tiros também atingiram o abdômen de um dos criminosos e ao menos um dos veículos utilizados pela quadrilha, que conseguiu fugir pela Rodovia Professor Luís Augusto de Oliveira (SP-215), sentido São Carlos.

Enquanto a PM ainda promovia buscas, um dos suspeitos foi atendido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Prado, em São Carlos, com ferimentos no abdômen e encaminhado à Santa Casa da cidade, onde foi internado sob escolta. Uma mulher que o acompanhou à unidade de Saúde acabou detida. Outros quatro suspeitos de participação no ataque foram encontrados em dois bairros, Cidade Aracy I e II, também em São Carlos. A ocorrência foi registrada no Plantão Policial de São Carlos e terminou com três homens e uma mulher presos.

Advogada registra queixa contra vereador após ofensas no Plenário da Câmara

Dagmar Blota representou contra José Eraldo Chiavoloni (DEM) logo após sessão da última quarta-feira (6)

Dagmar Blota deixando a Delegacia (Divulgação)
RIBEIRÃO BONITO/SP - Na semana em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher, o vereador José Eraldo Chiavoloni (DEM) deu um exemplo de como não se deve tratar uma mulher. Após uma sessão ordinária na Câmara Municipal, na noite da última quarta-feira (6), Eraldo quebrou o decoro do cargo e atacou verbalmente a advogada Maria Dagmar Blota da Fonseca, de 69 anos, com palavras de baixo calão e a acusou de dar dinheiro para que moradores participem das reuniões do Legislativo.

O vereador ocupava a tribuna da Câmara e passou a falar de sua vida particular, dizendo que sempre prestou assistência aos moradores de Ribeirão Bonito, mesmo morando em São Paulo. Nesse momento, foi interrompido pela primeira vez por um morador que disse ter sido cobrado por Eraldo em período eleitoral. Chiavoloni voltou a falar e passou a fazer provocações aos populares, o que deu origem a manifestações - segundo o Regimento da Casa, essas práticas não são permitidas -.

Porém, não contente, Eraldo passou a fazer questionamentos ao jornalista Pedro Sérgio Ronco, um dos autores de denúncia contra o prefeito Francisco José Campaner (PSDB), esta que resultou na abertura de uma Comissão Processante contra o chefe do Executivo. Ronco interpelou o parlamentar, exigindo direito de resposta, e outros eleitores presentes se levantaram. Um empresário se exaltou e começou a discutir com vereadores, cobrando ação do parlamento acerca dos problemas da cidade.

A sessão já estava suspensa quando o tumulto se agravou e o presidente da Casa, João Victor Machado Borges (PSB), decidiu encerrar os trabalhos. Foi nesse momento que Dagmar se dirigiu ao vereador Eraldo e o parabenizou por ter, segundo ela, "conseguido interromper uma sessão". Outros moradores se aproximaram e o parlamentar passou a acusar Dagmar de distribuir dinheiro para que as pessoas, que segundo ele são compradas, fossem à Câmara assistir às sessões e cobrar os vereadores.

Eraldo (de azul, à direita) durante discussão com
moradores (Foto: Reprodução/Vídeo de Facebook)
Chiavoloni ainda perdeu a compostura e passou a proferir ofensas pessoais contra a advogada, que foi chamada de "bruxa", "puta" e "vagabunda", retirando-se do Plenário em seguida. Dagmar chegou a ir atrás do parlamentar, que se escondeu, e decidiu chamar a Polícia Militar e prestar queixa contra o vereador. Na companhia de testemunhas, a advogada foi ao Batalhão da 2ª Companhia da PM, no Jardim Centenário, e registrou ocorrência. Segundo ela, isso não vai acabar por aí.

Na última quinta-feira (7), Dagmar foi à Delegacia da Polícia Civil, registrou ocorrência por assédio moral contra o vereador e afirmou que ingressará com um processo na Justiça e também no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar. "O problema desse homem é que eu denunciei ao INSS que ele recebia pensão por invalidez. Denunciei e assinei", afirmou a advogada. "A novidade é que dessa vez ele encontrou uma mulher que não tem vocação para capacho", concluiu Dagmar.

Obituário | Ribeirão Bonito: Plínio Cezar dos Santos

Nota de Falecimento:

Foto: Arquivo Pessoal
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido neste sábado (9) em Ribeirão Bonito/SP - do Senhor PLÍNIO CEZAR DOS SANTOS, aos 83 anos de idade. Casado com a Senhora Inês dos Santos, deixa os filhos Altair, Gisele e Sueli, além de netos e bisnetos. Seu corpo foi velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito, onde se deram as orações, e o sepultamento deu-se na manhã deste sábado (9), por volta das 11 horas, seguindo direto para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Obituário | Ribeirão Bonito: Reinaldo Pereira

Nota de Falecimento:

Foto: Rede Social
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - registrado na última sexta-feira  (8) em São Carlos/SP - do Senhor REINALDO PEREIRA, aos 50 anos de idade. Divorciado, era filho da Senhora Lourdes Pereira e deixa os irmãos Daniel, Fernando e Viviane. Seu corpo foi trasladado para Ribeirão Bonito, onde foi velado na Capela do Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito, onde se deram as orações, e o sepultamento deu-se na manhã do último sábado (9), por volta das 9 horas, no próprio Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Obituário | Ribeirão Bonito: José Donizete das Chagas Gomes

Nota de Falecimento:

Imagem de Reprodução
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - ocorrido nesta sexta-feira  (8) em São Carlos/SP - do Senhor JOSÉ DONIZETE DAS CHAGAS GOMES, aos 62 anos de idade. Casado com a Senhora Lúcia Moretti, não deixa filhos, mas deixa cinco irmãos. Seu corpo foi trasladado para Ribeirão Bonito e está sendo velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito, onde se darão as orações, e o sepultamento está marcado para a manhã deste sábado (9), a partir das 10 horas, seguindo direto para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Rapidinhas com Marcel Rofeal - 08/03/2019

Marcel Rodrigues Ferreira de Almeida
Por Marcel Rofeal
Jornalista, ativista político e graduando em Sociologia

Marcel Rofeal ressurgiu das Cinzas

De acordo com a Mitologia Grega, existia um pássaro de fogo cuja característica é sua força, permitindo-lhe carregar cargas muito pesadas. A Fênix, quando morria, entrava em autocombustão, ou seja, pegava fogo e, pouco tempo depois, renascia das próprias cinzas. Tal qual a Fênix, estou aqui, de volta, ressurgindo pós Quarta-Feira de Cinzas.

Dia do Município

Na última terça-feira, dia 5 de março, Ribeirão Bonito celebrou 129 anos de emancipação político-administrativa. Como, esse ano, a data coincidiu com o Carnaval, a Prefeitura decidiu não promover festividades. Aliás, diante da atual situação do Município, o que teríamos, os cidadãos ribeirão-bonitenses, a comemorar?

Afronta à população

Em seu perfil na rede social Facebook - que não é mantida por ele próprio, que não sabe sequer lidar com um computador -, o prefeito Francisco José Campaner (PSDB) divulgou uma mensagem de parabéns a Ribeirão Bonito com a legenda: "se sentindo feliz". A pequena descrição gerou críticas, inclusive deste que vos escreve. Chiquinho Campaner está feliz por, finalmente, realizar seu sonho de se vingar do Município e de seus concidadãos, acabando com o pouco que a população conquistou. A razão? Acho melhor perguntarmos a ele.

Bajuladores do alcaide

Como era Terça-Feira de Carnaval, o Cordão dos Puxa-Saco de Chiquinho inundaram sua postagem com parabéns ao prefeito pelo Aniversário da Cidade. Fico a me perguntar se são coniventes com as práticas irregulares da atual administração, se estão tão alienados e iludidos (ainda) a ponto de ignorar os fatos ou se realmente são apenas idiotas.

E os nossos parlamentares?

Que a Câmara de Ribeirão Bonito está composta pelos piores vereadores da história, ninguém tem dúvidas. O problema é que os próprios representantes do Poder Legislativo não compreendem qual o verdadeiro papel do parlamento e quais as verdadeiras funções do legislador - com uma ou outra exceção -. Não se vislumbra um projeto sequer de autoria dos parlamentares em benefício do povo, nenhuma iniciativa relevante. Na Cidade Presépio, a Câmara é usada como palanque eleitoral, seja pelos discursos na tribuna, seja pelas moções e homenagens.

Por falar em tribuna...

O parlatório da Câmara Municipal é uma verdadeira piada; não o espaço em si, mas a forma como tem sido usado. Só na sessão da última quarta-feira (6), dois vereadores se manifestaram (graças a Deus), pois os trabalhos foram interrompidos devido a um tumulto. Durante a fala de um deles, contei 16 (dezesseis) parabéns. Já no pronunciamento seguinte, destacou-se apenas a história de vida do tal parlamentar, sua conduta, seu passado, sua vida pessoal... O que isso interessa à população?

Representantes do povo

Os vereadores de Ribeirão Bonito precisam aprender a sê-los na prática. O Legislativo é palco para proposições e discussões de temas coletivos, que venham a beneficiar a comunidade, não para rebater críticas, gerar intrigas, levantar calúnias, fazer provocações ou tampouco alimentar o próprio ego. Da mesma forma, os parlamentares demonstram não entender a prática política, a qual não permite o corporativismo. Os senhores são representantes do povo, não advogados dos seus pares.

Campanha da Fraternidade 2019

A Igreja Católica no Brasil lançou formalmente na última quarta-feira (6) a Campanha da Fraternidade que tem como tema as Políticas Públicas. Na semana passada, participei do lançamento para os diocesanos de São Carlos e pude conhecer melhor os objetivos da iniciativa neste ano. Queira Deus que em Ribeirão Bonito a discussão dessa temática amadureça, pois até hoje as propostas referentes ao tema, especialmente quanto aos objetivos apresentados, foram ignorados.

Dia Internacional da Mulher

Não poderia deixar de congratular as nossas bravas guerreiras mulheres pelo seu dia, em especial à minha mãe, minhas tias, primas, sobrinhas, minhas irmãs de coração e todas as que fazem parte da minha vida.

Mensagem Final

Já diria o cantor Roberto Carlos: "Tudo estava igual como era antes, quase nada se modificou. Acho que só eu mesmo mudei, e voltei. Eu voltei, agora para ficar, porque aqui, aqui é meu lugar. Eu voltei para as coisas que eu deixei. Eu voltei"

Obituário | Ribeirão Bonito: Antonio Carlos Volpin

Nota de Falecimento:

Foto: Rede Social
É com muito pesar que o BMR comunica o falecimento - registrado na última quinta-feira (28) em Ribeirão Bonito/SP - do Senhor ANTONIO CARLOS VOLPIN, aos 55 anos de idade. Divorciado, deixou o filho Everton Ricardo. Seu corpo foi velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito, onde se deram as orações, e o sepultamento ocorreu na manhã da última sexta-feira (1), por volta das 8 horas, seguindo direto para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

À família enlutada, nossas condolências e nossas orações.